Índice
Muitas vezes utilizado “apenas” para reuniões online, o Zoom anunciou o Zoom Mail e Zoom Calendar, que, na prática, fazem o mesmo trabalho do Gmail e Google Calendar, mas dentro de uma mesma plataforma. Será possível conectar a conta para que novos e-mails sejam recebidos no âmbito do Zoom.
Outras novidades para trabalho em coworking e modalidades híbridas foram anunciadas; confira todos os detalhes agora mesmo.
Zoom Mail & Calendar
Disponível gratuitamente para todos os usuários no ato de lançamento, o grande propósito é permitir que usuários do Zoom parem de alternar entre aplicativos. O serviço de e-mail e calendário será testado durante os dois últimos meses de 2022 com clientes selecionados e deve ser lançado para todos durante o começo de 2023.
O Zoom é mais que reuniões – o Zoom é uma plataforma de conexões que conta com diversas funcionalidades.
Joseph Chang, Head de produtos, soluções e indústria de marketing do Zoom
O serviço será gratuito, mas caso queira fazer o uso da hospedagem do Zoom (que também inclui um endereço personalizado com @zmail.com), uma assinatura Zoom Pro ou superior, a partir de US$ 15 por mês (com 15 GB de armazenamento), será necessária.
Neste primeiro momento, tudo funcionará apenas em inglês, mas com o passar dos meses, a disponibilidade para mais idiomas será divulgada. O Zoom Mail oferece criptografia de ponta a ponta e privacidade aprimorada para que todos os conteúdos fiquem seguros.
Sobre o Zoom Calendar, esta é a solução de agenda digital que permite que uma pessoa organize seus compromissos presenciais e digitais. Como é integrado ao Zoom Mail, um compromisso pode ser facilmente criado com a conta (da mesma forma que acontece com quem usa o ecossistema Google).
Uma funcionalidade bastante interessante do Zoom Calendar é a de informar a disponibilidade para que uma pessoa interessada não acabe marcando uma reunião em um horário que você não estará trabalhando.
As duas novidades serão testadas a partir da terceira semana de novembro de 2022, mas tudo deve ser liberado “até o começo de 2023”, segundo os executivos presentes no Zoomtopia 2022.
A empresa ressaltou que não espera que seus clientes façam a troca de provedor de um dia para o outro, por isso, será possível realizar integrações com contas do Gmail e Outlook. Ela ainda convida usuários a fazerem o teste de trabalhar dentro da plataforma. O público-alvo dos dois serviços são pequenas empresas e escritórios de advocacia.
Zoom Spots
Definida como uma solução para pessoas que estão trabalhando no formato híbrido, o Zoom Spots permite que pessoas em home office e no escritório consigam ter a mesma visualização e, desta forma, tudo fique mais humanizado.
O grande desafio aceito pela empresa foi resolver o problema de como as interações fazem falta no dia a dia das empresas, agora que tudo está cada vez mais digital. Pessoas que estão em grupo poderão ver o mesmo que seus amigos de trabalho. A previsão de lançamento do Zoom Spots é para o começo de 2023, ainda sem uma data definida.
Novidades no Team Chat e Smart Recordings
Semelhante ao Slack, o Team Chat, que pertence e foi desenvolvido pelo Zoom, agora está ganhando uma funcionalidade de agendamento de videochamada, permitindo o envio de notificação para todos que pertencem ao grupo de trabalho. Também será possível agendar mensagens para um canal, da mesma forma que já acontece no Slack.
O recurso Smart Recordings foi um dos mais interessantes do Zoomtopia 2022: por meio de inteligência artificial, clientes com uma assinatura Zoom Pro terão acesso a resumos e pequenos recortes de momentos mais importantes das videochamadas. Transcrições serão feitas de forma automática para que quem não pôde participar do evento também possa ficar atualizado, incluindo pequenos cortes em vídeo.
A integração do Zoom Phone (serviço de telefone em nuvem da empresa) com o Team Chat foi anunciada para “em breve” pela empresa.
O Smart Recordings estará disponível durante o primeiro semestre de 2023, sem data certa definida. O Zoom Meet Templates permitirá que “formatos” de videochamadas sejam criados para que, no dia a dia, os usuários ganhem mais agilidade no caso de alguma urgência.
Zoom Virtual Agent
Fechando os anúncios, o Zoom Virtual Agent é a solução de chatbot que poderá ser integrada a e-commerces e sites de empresas de diversos segmentos. Ainda não há um preço certo para esta solução, mas os executivos confirmam que a novidade funcionará com o Zendesk, ServiceNow, Shopify e outros serviços de CRM.
O grande foco é permitir automação no atendimento humano para que pessoas responsáveis por isso possam se dedicar a tarefas mais complexas.
Além de uma resposta automática de acordo o que for digitado no chat, será possível programar o tempo de resposta e oferecer experiências personalizadas para cada uma das empresas. O lançamento do Zoom Virtual Agent está previsto para o começo de 2023.
O que achou de todas as novidades apresentadas durante o Zoomtopia 2022? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
Confira nosso post com 16 dicas para melhorar reuniões no Zoom.
Fonte: Zoom Blog
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.