Índice
Andy Jassy se tornará oficialmente o novo CEO da Amazon na próxima segunda-feira (5). A posse chega cinco meses depois de Jeff Bezos publicar um comunicado para os funcionários em que diz estar deixando a liderança total para ser presidente executivo e trabalhar em novos projetos.
Pela primeira vez em 27 anos, a Amazon terá uma troca de chefia. Bezos sairá do cargo no mesmo dia em que fundou a empresa em 1994. Jassy o substitui com a missão de continuar o legado e determinar o novo futuro da empresa.
Conheça Andy Jassy
Andy Jassy é um executivo judeu de 53 anos criado na cidade de Scarsdale, em Nova York. Sua mãe Margery é curadora de uma companhia de teatro e o pai Everett é advogado, segundo os arquivos do The New York Times. Jassy fez graduação na Universidade de Harvard, local onde obteve seu MBA posteriormente. De acordo com o Financial Times, ele trabalhou como gerente de projeto em uma empresa de colecionáveis enquanto estudava.
Em 1997, ele se casou na Califórnia com a designer de moda Elana Caplan, com quem teve dois filhos. Atualmente, a família possui duas residências, uma em Seattle e a outra em Santa Mônica. A segunda foi uma aquisição mais recente, em 2020, de uma mansão no valor de 6,7 milhões de dólares, de acordo com a Variety.
No mesmo ano do casório, ele entrou na Amazon e já se mostrou como uma contratação promissora. De acordo com a revista Fortune, Jassy possui uma veia competitiva e isso o destacou no início de carreira, embora ainda não dominasse totalmente a engenharia da computação. Sua função era supervisionar as vendas de música pela empresa. Cinco anos depois, se aproximou de Bezos e se tornou seu conselheiro, acompanhando-o em todas as suas reuniões.
Jassy foi o precursor da ideia de criação da Amazon Web Services (AWS), uma plataforma de serviços de computação que serve de apoio para os profissionais da área. Com a popularização do projeto nas empresas e a sua expansão contínua, o empresário impulsionou o nome da empresa no mercado de computação em nuvem.
A nova plataforma gerou 40 bilhões e mais de 60% dos lucros da empresa na época de seu lançamento, em 2003. Não só permitiu o destaque de Jassy dentro da companhia, como também marcou a entrada da Amazon na indústria de computação em nuvem e a tornou uma das melhores no ramo. Jassy se tornou CEO da AWS mais tarde, em 2016. O nome do executivo passou a circular por entre outros grandes nomes da área. Steve Ballmer, ex-CEO da Microsoft, cogitou fazer uma oferta para tê-lo em sua empresa.
Em mais de 20 anos de carreira dentro da Amazon, Jassy aparenta ser a escolha certa para Bezos, que o teve ao seu lado durante um bom tempo, nos altos e baixos da Amazon. Nos próximos anos, Jassy precisará enfrentar as transformações digitais e adaptar a era de trabalho no pós-pandemia, além de manter em alta as ações da Amazon e seus derivados (como a própria AWS).
Fatos e curiosidades sobre Andy Jassy
O empresário leva não só o seu trabalho muito a sério, mas também se posiciona acerca de questões sociais extremamente relevantes. A exemplo, Jassy já levou a público em seu twitter sua indignação sobre os assassinatos de pessoas negras nos Estados Unidos, como o caso Breonna Taylor, que gerou manifestações e revoltas.
Além da questão da violência contra pessoas negras, o futuro CEO também discursa em suas redes sobre as problemáticas envolvendo a causa LGBTQIA+ e imigração, tópicos especialmente populares no solo norte-americano. Obviamente, apenas falar sobre os assuntos não resolve as questões que giram em torno de todos esses tópicos. Porém, estar aberto e dar voz a essas causas com a visibilidade que o executivo tem — e que terá ainda mais após assumir a chefia da Amazon — é muito importante.
Na rotina diária, Jassy é conhecido por seus colegas de trabalho por ser um líder genuíno, mas exigente. Por ter sido concedida liberdade à criação e desenvolvimento de projetos, o executivo adota ações realistas que prezam pela boa qualidade de trabalho. Muitas vezes, ele mesmo comandou projetos sem qualquer supervisão, antes de ganhar um dos maiores salários da companhia, segundo fontes da Insider.
Ainda de acordo com as informações do site, Jassy é um grande entusiasta de esportes. Sempre participa de eventos, como o Super Bowl e possui seu próprio bar local em Seattle para acompanhar os jogos. Em 2018, no entanto, ele atingiu outro nível: se tornou membro investidor do Seattle Kraken, time oficial de hockey da competição norte-americana National Hockey League (NHL).
Veja também
Acesse o Showmetech para mais conteúdos corporativos. Saiba mais sobre o fim do acordo de paz entre Google e Microsoft após cinco anos de trégua.
Fontes: Insider (1) | Insider (2) | Blog da Amazon | The New York Times | Financial Times | Variety | Fortune | The Verge
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.