Os carros vão ficar muito mais divertidos no futuro. A alta resolução e qualidade gráfica da Nvidia estão chegando para substituir os ultrapassados sistemas de entretenimento informativo (infotainment – em inglês) automotivo. Mostrado na CES 2015, feira de lançamento de novas tecnologias, o sistema automotivo utiliza o novo chip Nvidia Tegra X1 é o primeiro chip Teraflop para dispositivos móveis.
Chamado de “super chip para plataformas móveis”, o Tegra X1 fornece uma poderosa quantidade de processamento para turbinar a inteligência e utilidade dos sistemas automotivos de entretenimento e auxílio a navegação. Com capacidade superior ao modelo do ano passado (Tegra K1), o novo processador é capaz de produzir gráficos estonteantes exibidos em displays espalhados pelo carro.
Ao que parece, a Nvidia pretende substituir quase todos os botões e painéis do carro. Funções como ar condicionado, elevação de vidros e sistemas de vídeo e som serão dinâmicas e acionáveis via painéis touchscreen.
Ainda mais, o sistema é capaz de gerenciar e exibir dados em tempo real sobre os veículos e sinalizações à sua volta. Cores dos sinais e placas de trânsito são detectadas por câmeras externas que são classificadas e exibidas com informações nos painéis.
Funções remotas também serão possíveis. Como na foto acima, você poderá usar seu smartwatch ou telefone para ligar seu carro a distância (útil para esquentar o motor do carro em lugares onde haja neve) ou já dentro dele sem a necessidade de chaves.
A plataforma gráfica é capaz de exibir vídeos em alta resolução tanto para reprodução de filmes, quanto para a exibição de mapas tridimensionais de navegação por GPS.
Assista o vídeo abaixo e confira o que o futuro nos reserva:
Fonte: The Verge.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.