Com a realização da CES e da MWC, as atenções do mundo da tecnologia se voltam para o próximo grande evento do mercado: o Google I/O 2016. Uma das maiores expectativas, é claro, ficam por conta do Android N, nova versão do sistema operacional da gigante de Mountain View. Espera-se que a empresa repita o processo de lançamento do Android 6.0 Marshmallow e apresente uma prévia de seu novo SO durante a conferência, que acontecerá entre os dias 18 e 20 de maio.
Ainda se sabe muito pouco sobre o Android N, mas rumores sobre o lançamento da nova plataforma partiram de uma fonte interna. Em sua conta no Twitter, Hiroshi Lockheimer, vice-presidente sênior do Google, fez uma brincadeira com a letra “N“, indicando que poderia se tratar de Nori, a popular alga marinha que embalam os sushis que comemos por aí.
Received a tip from a source familiar with the matter that Nori is not only healthy but also a very tasty treat. https://t.co/hWs6nOlAWK
— Hiroshi Lockheimer (@lockheimer) February 28, 2016
Apesar da brincadeira indicar um possível sobrenome para a nova versão, um outro candidato surge com mais força nos bastidores. Depois das versões Alfa e Beta do Android, todas as outras tiveram nomes de doces que seguiram a ordem alfabética. Neste ano, chegou a vez da letra “N“. Se o Google fizer uma parceria com a Ferrero — nos mesmos moldes que fez com a Nestlé no caso do KitKat — a Nutella é um forte candidato para nomear o Android N.
Mesmo que ainda seja muito cedo para sabermos quais serão as novas funções que o novo sistema operacional trará, a imprensa especializada já vem especulando com base em opções retiradas das versões prévias do Android Marshmallow e de um recente relatório interno que vazou. Com base nisso, especula-se que o Android N poderia incluir:
- Fim da gaveta de aplicativos
- Menu hambúrguer nas configurações do sistema
- Suporte nativo para caneta Stylus
- Uso da biblioteca OpenJDK no lugar do Java
- Volta do Dark Theme
- Modo multijanela
De qualquer forma, não devemos ver grandes mudanças no layout no Android N, mantendo a tendência mais conservadora adotada na versão Marshmallow, que trouxe poucos recursos novos e quase não alterou o desenho baseado no material design incorporado no Android 5.0 Lollipop. Naturalmente ainda podemos ter mudanças no meio do caminho, mas já é possível notar que o Google deve alterar mais o “conteúdo” que na “forma“. A conferir!
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.