De acordo com uma fonte do site 9to5google, a Google se prepara para inaugurar lojas de varejo até o fim do ano nos EUA. A ideia é oferecer um espaço para o público ter acesso a produtos como os celulares da linha Nexus, Chromebooks e novos lançamentos como o Google Glass, além de poder experimentar antes de comprar.
Esta investida da Google no varejo não é exatamente novidade. A empresa possui centenas de quiosques em lojas de equipamentos eletrônicos nos EUA e Reino Unido, porém com foco em apresentar e demonstrar Chromebooks, sem realizar vendas diretas.
A decisão de abrir as Google Stores surgiu a partir da estratégia comercial do Google Glass. Por se tratar de um produto inteiramente novo no mercado, seria necessário oferecer uma experiência com os óculos inteligentes para convencer o cliente da compra.
Novamente, a gigante de tecnologia parece seguir estratégia similar à Apple. Nos últimos meses, conforme artigo publicado aqui no SMT, a Google tem mostrado maior interesse nos smartphones de sua subsidiária Motorola Mobility, aumentando seu controle sobre o hardware. Agora, pode ir em direção ao varejo, ampliando sua influência em toda a cadeia, aproximando-se do consumidor final.
Abrir uma rede de varejo não é algo tão simples, como mostra a Microsoft que, de acordo com analistas1, teve dificuldade inicial com as vendas de seu tablet Surface devido à falta de pontos de venda, falta de estoque e poucas lojas próprias, entre outros. Se os rumores se confirmarem, veremos se Larry Page seguirá o caminho da empresa fundada por Bill Gates, da Apple de Steve Jobs ou achará seu o próprio.
Legenda/Fontes:
1. CNET
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.