Nesta terça-feira (28) foi anunciada a lista de todos os shows, artistas e corpo técnico indicados para o Emmy 2020. Mas, apesar de tradicionalmente esta premiação ser uma celebração da TV, este ano quem roubou a cena foram as empresas de tecnologia com seus serviços de streaming.
A grande campeã de indicações foi a Netflix, que recebeu 160 nomeações para o Emmy 2020 – com destaque para a categoria “Melhor Roteiro para um Especial de Variedades”, onde todos os os cinco especiais de comédia nomeados foram produzidos pelo serviço de streaming.
Com estes números, a Netflix também bateu um novo recorde histórico da premiação, se tornando o canal com o maior número de indicações em uma única edição do programa. As 160 indicações superaram o recorde da HBO, que em 2019 havia recebido 127 indicações para o Emmy.
Mercado tech no Emmy 2020
Mas, além da Netflix, outras empresas de tecnologia também se destacaram das demais. Com menos de um ano de existência, a Apple TV+ e a Disney+ receberam, respectivamente, 20 e 19 nomeações para o prêmio. O grande destaque da Apple TV+ foi a série dramática The Morning Show, que foi indicada para sete categorias, enquanto o “carro chefe” da Disney+ foi The Mandalorian, com a série derivada do universo de Star Wars recebendo 15 indicações.
Outra grande surpresa foi uma forte presença do Quibi, o serviço de streaming de vídeos com no máximo dez minutos de duração, desenvolvidos para se assistir exclusivamente pelo celular. Lançado em 6 de abril de 2020 e, por enquanto, considerado como uma grande decepção, o Quibi conseguiu faturar 10 nomeações para o Emmy 2020, o que pode ajudar a renovar o interesse do público pela plataforma.
Além dessas surpresas, outras plataformas de streaming que já estão há mais tempo estabelecidas também tiveram seus destaques. A Amazon Prime Video recebeu 31 indicações no total — 20 delas para The Marvelous Mrs. Maisel, que foi a segunda série com maior número de nomeações do Emmy 2020, ficando atrás apenas de Watchmen, da HBO, que recebeu 26 indicações.
No total, as empresas de tecnologia receberam 271 das 650 nomeações do Emmy 2020, o que significa que cerca de 41% de todas as indicações para disputar o maior prêmio para trabalhos televisivos não foram dadas a uma emissora de TV. Se contabilizarmos apenas os três maiores serviços de streaming (Netflix, Amazon Prime Video e Hulu), o número total de indicações entre eles foi de 217, o que significa um aumento de cerca de 18% das 184 nomeações que os mesmos três serviços conseguiram em 2019.
A separação final das nomeações ficou assim:
- Netflix – 160 indicações
- HBO – 107 indicações
- NBC – 47 indicações
- ABC – 36 indicações
- FX – 33 indicações
- Amazon – 31 indicações
- Hulu – 26 indicações
- CBS – 24 indicações
- Apple TV+ – 20 indicações
- Disney+ – 19 indicações
- Pop TV – 16 indicações
- Fox – 15 indicações
- VH1 – 13 indicações
- BBC America, Comedy Central e Quibi – 10 indicações cada
- AMC e National Geographic – 8 indicações cada
- PBS – 6 indicações cada
- CNN e Discovery Channel: 5 indicações cada
- Bravo, EPIX, Showtime e TBS – 4 indicações cada
- ESPN e Oculus – 3 indicações cada
- A&E, HISTORY e YouTube – 2 indicações cada
- Cartoon Network, Disney Channel, Food Network, HGTV, Nickelodeon, USA Network e truTV – 1 indicação cada
A cerimônia para entrega dos prêmios do corpo técnico da 72ª edição do Emmy acontecerá nos dias 12 e 13 de setembro, enquanto a cerimônia para os prêmios principais acontecerá no dia 20 de setembro.
Fonte: 72º Emmy Awards, The Verge
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.