Está se tornando cada vez mais comum optar por serviços de streaming ou outras mídias digitais ao invés da clássica mídia física. Mas para os fãs dos discos e colecionadores de plantão que não querem se desfazer da sua coleção de DVDs, por exemplo, vale lembrar que nem todo software consegue ler qualquer disco.
Por isso, fizemos o trabalho pesado e separamos ferramentas bastante úteis que podem te ajudar tanto na tarefa de reproduzir seus filmes no Windows 10 quanto na realização da conversão digital, para caso você quiser se desfazer de seus DVDs mas manter o conteúdo deles no seu computador. Vamos lá?
5KPlayer
O 5KPlayer é um player gratuito que abre vídeos em diversos formatos, seja em 4K, 1080p ou 360º em HD – e, claro, DVDs. O programa pode fazer streaming de áudio via AirPlay ou Digital Living Network Alliance (DLNA) sem a perda de qualidade, o que é um prato cheio aos audiófilos de plantão.
Outra função de destaque é a função de baixar vídeos direto da internet, de plataformas como YouTube, DailyMotion e Vimeo, o que economiza alguns cliques caso você costume fazer o download em MP4 via sites de conversão.
E tratando de DVDs, o 5K não decepciona: pode abrir discos de qualquer região, fazer seleção de capítulos, girar a tela e adicionar legendas extras (por meio de arquivos externos) direto do player. Ainda está disponível a opção de criar playlists.
WinX DVD Ripper Platinum
A segunda opção é o WinX DVD Ripper Platinum, que pode ler até mesmo discos danificados no Windows 10. Há a opção de salvar o DVD no computador, em um HD externo ou direto em um dispositivo conectado via USB, além de poder converter o DVD para MP4.
O WinX também é um player (com a opção de abrir o disco inserido direto no drive) e editor (possibilitando cortar, unir vídeos e extrair somente o áudio, por exemplo). Com uma tecnologia de aceleração via GPU, ele digitaliza um filme de duas horas em apenas cinco minutos.
O programa é pago, mas há como baixar o trial gratuitamente. Se gostar do software, a licença vitalícia custa US$ 29,95 (ou cerca de R$ 126, em conversão direta).
Aos que gostam de um “acervo digital” e estão prestes a dispensar a mídia física, ele vem para ajudar: há como converter o DVD em imagem ISO e em uma pasta de DVD sem perda de qualidade. Se você quiser passar o arquivo a outro dispositivo, há diversas opções para otimizar o output, com formatos perfeitos para iPad, iPhone ou aparelhos Android – além de outros 350 dispositivos.
O software ainda aceita qualquer tipo de DVD, seja do começo dos anos 2000, gravações de TV ou até mesmo gravações caseiras. Outra utilidade é a remoção de qualquer criptografia, o que facilita caso seu disco tenha bloqueio por região – se ele for importado, pode ser que não funcione na sua máquina.
Ele está disponível em diversas línguas, mas recomendamos inglês ou espanhol. Porém, caso você não as entenda (ou nenhuma das outras disponíveis) te ajudamos com um guia rápido:
Para copiar o DVD, após inserir o disco no drive, basta abrir o WinX, selecionar MP4 na área de perfis de saída (output profiles) e selecionar o botão “RUN” para começar a conversão. Simples, não?
Qual destes atendeu ao seu perfil – ou melhor, à sua coleção de discos?
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.