O PlayStation 5, console da atual geração da Sony, deve ganhar um meio de ser desbloqueado por completo em breve. Isso porque Lance McDonald, modder conhecido por realizar o mod de diversos jogos do PS, afirmou, em seu perfil do Twitter, ter conseguido realizar o desbloqueio do PlayStation 5. Em outras palavras, isso significa que o console agora possui um jailbreak funcional e pode ser usado para reproduzir diversos aplicativos e jogos que não possuem a autorização oficial da fabricante.
Dessa forma, os usuários podem instalar jogos por fora dos canais oficiais, além de conseguirem personalizar a interface utilizada pelo console, trazendo novos recursos, por exemplo. No entanto, desbloquear o aparelho traz alguns riscos, como o bloqueio de conta permanente. O procedimento era muito conhecido em modelos da geração passada, como no PlayStation 3 e 2.
Para demonstrar como funciona o desbloqueio no PS5, McDonald publicou um vídeo no qual o console é usado para baixar o game P.T. Lançado originalmente para PlayStation 4, o jogo de terror conseguiu ser baixado pela PSN, mas teve a sua reprodução totalmente bloqueada no console mais recente da Sony, no entanto.
Além de parte do vídeo demonstrar a instalação do arquivo PKG com o backup do game de PS4, ele também exibe o que parece ser um menu de configuração com novas opções de personalização. Apesar disso, o modder não deu maiores detalhes de como essas opções extras funcionam, nem o que é possível fazer com elas.
Desbloqueio do PlayStation 5 ainda é limitado
Segundo McDonald, o jailbreak funciona no firmware 4.03 do PlayStation5 e pode ser ativado explorando um bug em seu guia de usuário online. Assim que ele entra em funcionamento, é possível acessar as configurações de debug do console, permitindo a realização de diversas operações que normalmente se encontram bloqueadas.
O desbloqueio, no entanto, ainda apresenta algumas limitações. Isso porque o processo dá a você o poder de ler ou criar acesso, mas nenhuma forma de executar o que você instalar — no caso de McDonald, ele instalou P.T., mas não consegue rodar o game. Além disso, é preciso depender de um firmware antigo (datado do fim de 2021) para funcionar. Desta forma, a solução ainda é “bastante instável”, segundo McDonald, e não funciona em toda a sua plenitude.
No entanto, esse é visto como o primeiro passo para modders e hackers, que provavelmente tentarão explorar esta novidade. Com isso, é provável que tenhamos mais notícias relacionadas ao desbloqueio do PlayStation 5 dando as caras em um futuro próximo.
Veja também:
Em julho, o PlayStation 5 ganhou suporte para 1440p.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.