Índice
Ganhar dinheiro é sempre bom, e com o advento da tecnologia, podemos realizar muitos negócios via internet, diferente de algumas décadas atrás. Dentre as muitas formas de se fazer isso, uma das que mais crescem é o trading. A ideia é simples: comprar um ativo financeiro na baixa e vender na alta, geralmente na bolsa de valores. Contudo, é necessário ter um grande conhecimento do campo, e vai além de entender como as ferramentas funcionam, sendo esse apenas o começo da jornada.
Antes de começar a usar as plataformas de trading, muito além de entender os termos usados no mercado financeiro, como suporte e resistência avançada, é necessário aprender também a terminologia usada no trading. Portanto, para te ajudar a entrar nesse universo, criamos esse tutorial que te ajudará.
O básico de tudo
O primeiro passo é estudar como é estruturado o mercado financeiro e entender quais os diferentes tipos de negócios que podem ser realizados. Dentre eles temos as ações (os papéis que compõem uma empresa e são negociados na Bolsa de Valores), ETFs (exchange-traded fund, ou fundo de índice em tradução literal, e são um fundo de investimentos), opções (papéis que permitem com que seu dono possa comprar ou vender ativos por um valor fixo), futuros (negociações de commodities, por exemplo), moedas (como o dólar) e criptomoedas (como o Bitcoin). Todos eles possuem propriedades individuais e riscos únicos.
Estude as distintas ordens de negociação, como as de mercado, as limitadas, ordens stop e ordens de trailing stop. Caso queira investir em negociações de Forex (transações de moedas correntes, como o dólar, euro ou real, por exemplo) verifique quais são as taxas cambiais e o modo como elas são calculadas e também os pares de moedas.
Não tenha medo e destine um bom tempo aos estudos. Compre livros da área, tenha sempre uma calculadora, veja como cada uma das áreas funciona. Isso é praticamente a garantia de que, ao começar a fazer o trading, você estará totalmente preparado para realizar boas decisões com a ferramenta apropriada.
Fique antenado!
Use tudo ao seu favor. Esteja sempre conectado e ligado às notícias acerca da sua área de atuação. Isso pode ser a diferença entre ter um bom resultado ou deixar uma grande oportunidade passar. Exemplificando, se o mercado de criptomoedas for o seu nicho, há alguns passos que podem te deixar mais próximo de grandes feitos:
- Ative as notificações de sites que fazem a cobertura exclusiva de criptomoedas;
- Fique de olho nos sites de finanças;
- Tenha sempre acesso às revistas que falam de investimentos;
- Siga influenciadores e outras personalidades do mundo do blockchain.
Resumindo: consuma de tudo. Estar sempre antenado às notícias pode ser a chave para aproveitar uma grande oportunidade, ainda mais quando se está começando na área. Principalmente por estarmos em um país onde a política é extremamente volátil, o que pode acabar afetando o mercado. Com o avanço tecnológico, mais e mais chances aparecem.
Seja criativo
Pense fora da caixinha. Procure sempre ser flexível, mas sempre mantendo um grau de pensamento crítico e analítico. Isso com toda certeza te dará as melhores ferramentas para tomar boas decisões e também na busca por maneiras de contornar uma dificuldade.
Ser criativo pode ser um grande aliado na hora de criar táticas de negociação e, principalmente, na hora de se ajustar à volatilidade do mercado. Tudo pode ajudar, muitas das vezes servindo como um fomento à criatividade, então ouça músicas, leia bons livros, assista filmes e também seriados de televisão. Absolutamente tudo pode trazer uma boa ideia.
Talvez uma pergunta esteja passando pela sua cabeça: mas o que isso tem a ver com trading? E bom, essas atividades são benéficas e podem ajudar muito em alguns campos:
- Incitação da criatividade;
- Controle do estresse;
- Amplificação de pontos de vista.
Esses são somente alguns dos benefícios que essas atividades podem trazer. Então saiba tirar um tempo para si, coloque uma boa canção para tocar, assista um filme e certamente terá um grande discernimento para operar em um mercado tão competitivo.
As plataformas de trading
Agora que você já estudou bastante e sabe tudo sobre o mercado de trading, é sempre bom escolher uma excelente ferramenta para poder começar a operar. E isso vai muito além do que ter um computador ou um celular preparado para realizar essas atividades, é preciso de uma plataforma de trading completa.
Há uma grande variedade delas disponíveis atualmente, mas nem todas são confiáveis. Antes de ficar com a primeira que aparecer, procure outros traders, veja suas opiniões sobre as plataformas, pesquise em sites que fazem análises e somente aí faça sua escolha.
Equilíbrio e estudo sempre
Ter sucesso no trading é um processo constante que envolve grandes quantidades de conhecimento e a evolução de competências. Ficar sempre atualizado, ter domínio dos instrumentos financeiros e dos seus conceitos são partes extremamente importantes do processo para se tornar um trader de sucesso, mas há outras.
Jamais desconsidere o valor do controle de riscos e também do equilíbrio emocional na hora de avaliar se suas negociações são sustentáveis a longo prazo. Nunca deixe de estudar, e também não deixe de lado o seu desenvolvimento pessoal, já que isso sempre poderá te ajudar na carreira de trader e também trazer benefícios para sua vida particular. Com tempo, força de vontade e aplicação, o caminho sempre estará aberto para que você possa garantir seus propósitos como trader.
Veja também:
Para ficar por dentro do mundo dos games e também do universo da tecnologia, como a chegada do realme c55 com camera de 64 MP e muito mais, fique de olho aqui no Showmetech.
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (06/04/23)
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.