Samsung, Apple, Huawei, Oppo e Vivo. Estas foram as cinco marcas que mais venderam smartphones nos três primeiros meses de 2016, segundo a IDC. Talvez você ainda não tenha ouvido falar de alguma das últimas três colocadas, mas elas estão fazendo muito sucesso no país de onde vieram: a China.
A Huawei possui uma presença global mais estabelecida, inclusive na Europa e EUA (com o Nexus 6P), mas Oppo e Vivo são novatas: ambas começaram a produzir smartphones em 2011 e já chegaram à 4ª e 5ª colocação no ranking global.
Apesar de venderem quase que exclusivamente para o mercado doméstico, elas desbancaram do ranking outras duas marcas chinesas, bem mais conhecidas: a Lenovo (que também é dona da Motorola) e a Xiaomi.
Segundo a IDC, o motivo dessa troca de posições é que, embora os consumidores chineses estejam comprando menos smartphones, eles têm optado por modelos ligeiramente mais caros.
Essa tendência favorece Oppo e Vivo, que vendem aparelhos em torno de 250 dólares, enquanto Xiaomi e Lenovo se especializaram em smartphones na faixa entre $150 e $200. E como a China é o maior mercado de dispositivos móveis do mundo, as vendas lá impactam na posição destas marcas no ranking global.
Apesar disso, o apetite dos chineses por smartphones premium, como o iPhone, diminuiu este ano, como comprovam os resultados financeiros da Apple divulgados esta semana. A empresa fundada por Steve Jobs viu as vendas do iPhone caírem pela primeira vez na história e um dos motivos foi justamente o declínio das vendas na China.
O relatório da IDC também confirma a boa fase da Samsung após o lançamento dos novos Galaxy S7 e S7 Edge. A consultoria afirma que estes modelos venderam “vigorosamente” em março, o que pode ajudar a fabricante sul-coreana a reverter os últimos trimestres de queda nos lucros e nas vendas.
Fonte: IDC
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.