Índice
- 10ª: Snowhead Temple — Majora’s Mask
- 9ª: Ancient Cistern — Skyward Sword
- 8ª: City In The Sky — Twilight Princess
- 7ª: Hyrule Castle — Breath Of The Wild
- 6ª: Sandship — Skyward Sword
- 5ª: Tower Of The Gods — The Wind Waker
- 4ª: Water Temple — Ocarina Of Time
- 3ª: Arbiter’s Grounds — Twilight Princess
- 2ª: Forest Temple — Ocarina Of Time
- 1ª: Stone Tower Temple — Majora’s Mask
Quando você pede para alguém definir o aspecto central de qualquer jogo de Zelda, pode obter uma variedade de respostas: as ferramentas e armas de Link, inimigos icônicos e um turbilhão de cuccos. No entanto, para muitos, o verdadeiro coração desses jogos está em suas masmorras e em como elas unem todas as peças do jogo.
Claro, cada pessoa tem sua própria masmorra favorita, e cada jogo Zelda é diferente o suficiente para haver pouca repetição. Cada game tem prioridades diferentes, desde a beleza estética marcante das masmorras de Skyward Sword até a profundidade mecânica com as diferentes formas que Link pode assumir em Majora’s Mask. Como resultado, todas as masmorras têm a chance de brilhar, embora algumas tenham deixado sem dúvida uma impressão mais forte.
10ª: Snowhead Temple — Majora’s Mask
O Snowhead Temple não é o que a maioria dos fãs chamaria inicialmente de masmorra favorita. O layout é absolutamente massivo, as fadas perdidas exigem que você se desvie do caminho para encontrá-las e é bem fácil perder o foco e acabar se perdendo. No entanto, isso não significa que seja uma masmorra ruim, pelo contrário, o Snowhead Temple é, na verdade, uma das masmorras mais fortes e inovadoras da série.
Com sua intricada arquitetura e quebra-cabeças desafiadores, ela exige que o jogador esteja sempre atento e preparado para enfrentar novos desafios. Além disso, a capacidade de Link de mudar o ambiente da masmorra adiciona um elemento dinâmico e empolgante ao gameplay.
9ª: Ancient Cistern — Skyward Sword
A Ancient Cistern é uma masmorra que se destaca pela atmosfera única, inspirada na mitologia hindu. A jornada de Link por essa masmorra é repleta de desafios que exigem o uso inteligente de suas ferramentas e habilidades. Além disso, a bela estética dourada e as representações mitológicas dão uma sensação de grandiosidade e mistério, fazendo dela uma das masmorras mais marcantes da franquia Zelda.
O fato de a Ancient Cistern fornecer ao Link o chicote, um dos melhores itens de Skyward Sword, certamente ajuda, naturalmente levando a grandes quebra-cabeças e cenários de combate. Tudo sobre a masmorra é uma delícia, desde os visuais incríveis até as novas ferramentas com as quais você pode brincar, culminando em um dos chefes mais fortes do jogo.
8ª: City In The Sky — Twilight Princess
A última masmorra de Twilight Princess, antes da sequência final contra Zant e Ganondorf, a “Cidade no Céu” torna-se um fim muito climático e apropriado para a aventura de Link. Ele viajou por toda Hyrule, nadou até as profundezas de Hylia, escalou o pico mais alto, viajou através do tempo e agora se vê lançado aos céus.
City in The Sky é uma das maiores masmorras da série, repleta de caminhos labirínticos e desafiadores. Nessa cidade fictícia, habitada por uma civilização em ruínas, Link conta com a ajuda de suas novas garras duplas para escalar e explorar sua verticalidade. Os desafios encontrados ao longo do caminho são fascinantes, incluindo batalhas épicas e enigmas intrigantes que mantêm o jogador preso na aventura. Tudo nessa masmorra parece conclusivo, criando uma transição natural para o final emocionante do jogo.
7ª: Hyrule Castle — Breath Of The Wild
Embora as masmorras de Breath of the Wild sejam normalmente vistas como as mais fracas da série, a versão do Castelo de Hyrule é uma verdadeira aula de pura liberdade. Mesmo que a maior parte possa ser simplesmente ignorada graças à habilidade de escalada de Link e à Rajada de Revali, o simples fato de poder pular tantas coisas é surpreendente.
Jogadores rápidos podem se forçar a atravessar como quiserem, enquanto jogadores mais aventureiros podem explorar. A arquitetura e o design do castelo são incríveis, com muitos segredos para descobrir, como passagens ocultas e armas lendárias, tornando a exploração do castelo uma experiência emocionante. Além disso, o confronto final contra Calamity Ganon é um dos mais épicos da série, tornando a jornada até lá ainda mais recompensadora.
A exploração vale muito a pena. O Castelo de Hyrule é o lar dos quebra-cabeças mais legais do jogo, onde podemos usar todas as habilidades baseadas em física de Link. O saque encontrado no castelo também é ótimo. Isso exemplifica muito do que torna Breath of the Wild incrível: a liberdade de abordar as coisas da maneira que quiser e quando quiser.
6ª: Sandship — Skyward Sword
Sandship é basicamente a masmorra que define Skyward Sword. Como a quinta masmorra do jogo, Link atravessa o “Mar de Areia” na tentativa de alternar entre passado e presente para descobrir os segredos da “Nave de Areia”. Embora Skyward Sword tenha recebido sua parcela de críticas, provou repetidamente que realmente sabia como projetar uma masmorra visualmente impressionante.
Os quebra-cabeças aqui são alguns dos melhores, exigindo que os jogadores pensem de forma crítica sobre o espaço ao seu redor. Testemunhar o mundo ao seu redor mudando de um mar exuberante cheio de vida para um deserto sufocante de areia é um dos momentos mais marcantes da série.
5ª: Tower Of The Gods — The Wind Waker
No geral, Wind Waker não possui as masmorras mais fortes da série. O jogo se concentra mais no estilo e em uma nova interpretação das masmorras em vez dos métodos testados e comprovados do passado. Dito isso, a Torre dos Deuses é verdadeiramente excepcional, misturando muitos dos novos elementos de Wind Waker com aqueles que definiram jogos anteriores. A “Torre dos Deuses” é um grande desafio, mas também é extremamente gratificante. Com muitas reviravoltas e enigmas divertidos, esta masmorra leva a um final emocionante.
Usando as habilidades de Link, a Torre dos Deuses é a mistura perfeita dos principais mecanismos do Wind Waker. A masmorra é verdadeiramente alienígena tanto em design quanto em estética, tornando-se uma experiência surreal para se explorar.
4ª: Water Temple — Ocarina Of Time
Pode parecer uma escolha controversa, mas o “Templo da Água” é uma das maiores e mais emblemáticas masmorras de Ocarina of Time. É verdade que existem outras masmorras igualmente boas, mas como o Templo da Água se tornou icônico na cultura Zelda, é algo que merece ser celebrado.
Muito do ressentimento em relação ao “Templo da Água” vem da confusão e dificuldade do calabouço em seu lançamento original, embora muitos desses problemas tenham sido posteriormente corrigidos na versão 3DS. Como tal, a masmorra pode ser apreciada pelo que realmente é: uma das masmorras mais complexas e recompensadoras.
3ª: Arbiter’s Grounds — Twilight Princess
A primeira masmorra após os jogadores pegarem a Master Sword em Twilight Princess, Arbiter’s Grounds é realmente importante no contexto do jogo. Não só faz avançar a história, oferecendo o maior plot twist do jogo no final, mas Arbiter’s Grounds também obriga a usar tanto a forma humana quanto a de lobo de Link para resolver quebra-cabeças.
Isso pode não parecer uma grande coisa, mas permite que a masmorra tenha uma sensação muito maior em termos de escopo. Link tem que caçar fantasmas e derrotá-los e, na segunda metade, ele ganha o spinner que permite a ele basicamente deslizar pelas paredes. Há uma incrível variedade e verticalidade na masmorra, tornando-a uma das mais criativas da série.
2ª: Forest Temple — Ocarina Of Time
Há muitas boas razões pelas quais o “Templo da Floresta” é uma das masmorras mais amadas de toda a série. É tudo o que uma masmorra de Zelda deve ser. Tem visuais fortes, ótimo uso das suas ferramentas e muitos quebra-cabeças que são realmente gratificantes de resolver. É um pouco de tudo que o jogo tem a oferecer.
O “Templo da Floresta” se destaca principalmente por vir logo após a “Barriga de Jabu-Jabu” em Ocarina of Time. O aumento súbito de dificuldade faz com que os jogadores sintam que os riscos aumentaram. A masmorra é tematicamente forte e conquista facilmente os corações dos fãs de Zelda, com uma combinação de visuais marcantes, utilização inteligente das ferramentas e desafios recompensadores.
1ª: Stone Tower Temple — Majora’s Mask
A série The Legend of Zelda tem várias masmorras excelentes, mas poucas se comparam à grandiosidade do Stone Tower Temple em Majora’s Mask. Sendo, na verdade, a masmorra final do jogo, excetuando-se a curta aventura na Lua, o “Templo da Torre de Pedra” é um grande desafio que testa verdadeiramente a perspectiva do jogador.
Desde seus diversos quebra-cabeças até sua inversão na metade do caminho, o Templo é uma subida assustadora para o chefe final, com múltiplos mini chefes, uma dependência de praticamente todos os principais itens até aquele ponto e uma sensação verdadeira de que o mundo está chegando ao fim. O Stone Tower Temple é, sem dúvida, desafiador, mas se encaixa perfeitamente no enredo do jogo.
Em suma, as masmorras são uma parte essencial dos jogos da série The Legend of Zelda. Elas desafiam os jogadores a resolverem quebra-cabeças complexos, derrotarem inimigos perigosos e encontrarem itens cruciais para o progresso do jogo.
As 10 masmorras selecionadas neste artigo são apenas algumas das muitas que a franquia tem a oferecer, mas certamente são algumas das mais memoráveis e bem-sucedidas em termos de design e jogabilidade. Se você ainda não jogou todos os jogos da série, recomendamos que experimente essas masmorras e descubra por si mesmo o que as tornam tão especiais.
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Fonte: ZeldaDungeon, The Gamer, NintendoLife
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (06/04/23)
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