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Nesta terça-feira, 24 de setembro, aconteceu em São Paulo mais uma edição do evento YouTube Brandcast. O evento que tradicionalmente é voltado para agências publicitárias e costuma falar bastante sobre números, trouxe inúmeras novidades sobre a plataforma, como a produção de séries ‘Youtube Originals‘ aqui no país e com Youtubers nacionais, a criação do prêmio YouTube Works Awards, que irá premiar e celebrar marcas e agências de publicidade, e também uma opção gratuita para o YouTube Premium, com a adição de propagandas.
É claro que os números não ficaram de fora dessa edição do YouTube Brandcast, e a empresa aproveitou para divulgar uma pesquisa encomendada pelo Google e realizada pela Provokers, revelando os hábitos do consumo de vídeos no Brasil, comparativos entre as plataformas digitais e a televisão.
YouTube Originals do Brasil
Durante o YouTube Brandcast, a plataforma anunciou os seis primeiros YouTube Originals produzidos no país, com os criadores Whindersson Nunes, Desimpedidos, Porta dos Fundos, Nathalia Arcuri e Manual do Mundo e a produtora Los Bragas. O primeiro que chegará na plataforma será uma série documental do Whindersson Nunes, chamada “Whindersson – Próxima Parada”, que estréia no dia 3 de outubro.
Além das produções nacionais, a plataforma divulgou oficialmente que irá adicionar uma opção gratuita para exibição das séries YouTube Originals que forem adicionadas a partir de hoje, com adição de propagandas durante a transmissão do conteúdo. Quem for assinante premium terá a vantagem de assistir sem propagandas, e também receberá conteúdos extras das produções, como Making Off e afins.
Whindersson – Próxima Parada
Na série de 8 episódios, o dono do segundo maior canal do Brasil, com mais de 36 milhões de inscritos, viaja por vários países para explorar a cultura local com alguns amigos e celebridades nacionais e internacionais.
O Novo Futuro Ex-Ator do Porta
O Porta dos Fundos vai estrelar o reality show ‘O Novo Futuro Ex-Ator do Porta‘, que vai procurar um novo humorista para fazer parte do seu elenco. Serão 10 episódios semanais, que serão filmados em cinco Estados diferentes do Brasil.
Fred Be a Pro
O canal Desimpedidos também produzirá um reality show, o Fred Be a Pro, que vai mostrar, em oito episódios, a trajetória de Fred, apresentador do canal, na busca de seu sonho de infância de ser um jogador de futebol profissional com a ajuda do astro de futsal Falcão.
One Billion Women World Tour
Nathalia Arcuri, apresentadora do canal Me Poupe! vai protagonizar o One Billion Women World Tour, uma série de episódios que trazem o encontro da YouTuber com algumas das empreendedoras mais bem sucedidas do mundo, para aprender a verdadeira história por trás de seu caminho para a liberdade financeira. Juntas, a fortuna dessas mulheres representam mais de 1 bilhão de dólares!
Manual do Mundo
O Manual do Mundo produzirá uma série de episódios com experimentos gigantescos em espaços públicos como ruas, parques e estádios, com foco em finais visualmente impactantes e a participação do público.
Los Bragas
A produtora Los Bragas produzirá um documentário, cujo tema central serão os esportes de rua. A série vai explorar a vida e as dificuldades de atletas mulheres, entre elas a trajetória da skatista Karen Jonz.
YouTube Works Awards
Também no YouTube Brandcast, a plataforma anunciou a 1ª edição brasileira do YouTube Works Awards, prêmio que celebra marcas e agências que estão por trás das campanhas publicitárias veiculadas na plataforma. O YouTube Works Awards é realizado em colaboração com a Kantar, consultoria global de análise de mercado, e já acontece em países como Estados Unidos e Grã-Bretanha.
Agências de publicidade de todo o país podem concorrer ao prêmio com trabalhos que usaram o YouTube como canal de acesso e engajamento com consumidores de forma inovadora e que também geraram um grande impacto nos resultados de negócio. As inscrições serão abertas no final de 2019, para as seguintes categorias:
- Data Driven Insight: Cases que demonstram habilidade em utilizar insights provenientes de Google Data;
- Best Work With Creators: Melhor caso de uso de criadores na campanha para atingir resultados de negócio;
- Buzzworthy: Campanha que teve grande repercussão além da plataforma;
- Creative Effectiveness: Melhor trabalho criativo e eficiente;
- Media Strategy: Melhor estratégia de mídia;
- Best at leveraging YouTube – Grand Play: Campanha que conseguiu aproveitar o que o YouTube oferece de melhor em uma campanha criativa, disruptiva e com resultados de negócio comprovados;
- Visibility & Inclusion: Casos que colocaram grupos normalmente negligenciados pela indústria e que a partir disso geraram discussão sobre temas necessários.
O júri será composto por profissionais com grande experiência na área, e será responsável por avaliar aspectos-chave como a execução criativa, a estratégia das campanhas inscritas e o impacto que tiveram no YouTube e em seus negócios. Os principais nomes foram divulgados no YouTube Brandcast e são:
Anselmo Ramos (Fundador da Gut), Elio Silva (Diretor de Marketing da Riachuelo), Ezra Geld (CSO – JWT), Guilhermo Bressane (Diretor de Marketing do Itaú), Ilca Sierra (Diretora de Marketing da Via Varejo), João Branco (Diretor de Marketing, McDonalds), Keka Morelle (CCO – Wunderman Thompson), Marina Daineze (Diretora de Imagem e Comunicação da VIVO), Poliana Souza (Diretora de Marketing da Coca-Cola), Renata Bokel (CSO WMcCann), Ricardo Dias (Diretor de Marketing da Ambev), Sergio Gordilho (CCO – Africa) e Stella Brant (Diretora de Marketing da 99).
Brasileiro consome mais vídeo online que conteúdo da TV aberta
De acordo com a sexta edição da pesquisa Video Viewers que foi divulgada durante o YouTube Brandcast, encomendada pelo Google e realizada pela Provokers, o consumo de vídeo na web cresceu 165% no Brasil nos últimos cinco anos, enquanto o de programação da TV cresceu 24% no mesmo período. A maioria das pessoas que assistem a vídeos na web (80%) informa que está à procura de conteúdos que a programação da TV não oferece.
Apesar disso, muitos utilizam SmartTVs para acessar vídeos no YouTube no momento mais conveniente. Esse é um dos motivos da popularidade do app do YouTube para TVs, que segundo a Provokers, houve um aumento de 70% em tempo de visualização de vídeos no YouTube por meio de TVs em relação ao ano passado.
O YouTube também é considerado um espaço para encontrar conteúdos de aprendizado e aprimoramento. Do total, seis em cada dez entrevistados decidiram buscar melhorias na carreira depois de assistir a um vídeo no YouTube e também afirmam que a plataforma traz informações para ampliar seus conhecimentos.
YouTube Brandcast
A quinta edição nacional do evento trouxe muitas novidades para o consumidor de conteúdo da plataforma, e mostra que o serviço está empenhado em mudar e melhorar os seus serviços, principalmente abordando uma política free-to-watch para os conteúdos originais da plataforma que antes eram restritos à sua assinatura Premium, e com a criação de novas séries com criadores de conteúdos brasileiros como Whindersson Nunes e Porta dos Fundos.
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