Índice
Em evento realizado na cidade de São Paulo, influenciadores e jornalistas foram convidados para conhecer o Xiaomi 14T. O modelo pode ser uma opção interessante contra smartphones premium da Samsung, Realme e Apple e se destaca por ter ferramentas como apagador de objetos e suporte para gravação profissional de vídeo. Veja todos os detalhes.
Design
Com peso oficial de 195 gramas e espessura de 7,8 milímetros, o Xiaomi 14T chega ao Brasil em duas cores: Titan Gray e Titan Black. Seu acabamento nas bordas é de alumínio e o modelo tem bordas curvas em vez de mais retas, algo que deve ajudar no uso a longo prazo. A traseira com um material que lembra o metal completa o efeito de sofisticação.
O leitor de impressão digital, que será usado para desbloquear a tela e confirmar a identidade do usuário, está sob a tela. Há apenas três botões: dois para o controle de volume e mais um botão texturizado para ligar e desligar a tela. O carregamento da bateria será feito via conexão USB-C.
Fechando os detalhes de design, o novo smartphone da Xiaomi conta com certificação IP68, que o torna resistente à poeira e a mergulho em água doce por até 1,5 metro, por até 30 minutos.
Tela
A empresa chinesa colocou uma tela CrystalRes AMOLED de 6,67″ com resolução 1,5K (1220 x 2712) e taxa de atualização variável de 01 a 144 Hz. Durante o evento de lançamento, foi ressaltado que o modelo é ideal para ser usado em ambientes com alta luz solar, pois o pico de brilho de 4.000 nits será mais que suficiente para a boa visualização de conteúdos.
A Xiaomi também citou que a inteligência artificial presente no processador consegue identificar a temperatura da cor (até 68 bilhões de cores) e o brilho com base nos cenários de uso e na hora do dia, garantindo o conforto ideal para os olhos. Veremos como isso se sai no dia a dia, mas a proposta é interessante.
Processador
Apesar de muitas empresas estarem apostando na Qualcomm para o lançamento de smartphones premium, a Xiaomi, indo no caminho da Samsung com o Galaxy S24 FE, fechou uma parceria com a Mediatek. Por isso o Xiaomi 14T foi lançado com o Mediatek Dimensity 8300 Ultra, que conta com arquitetura de quatro nanômetros e velocidade máxima de clock de 3,35 GHz.
Em relação ao Dimensity 8200 Ultra, a empresa promete um aumento de 20% no desempenho da CPU e uma melhoria de 60% no desempenho da GPU. A empresa afirma que esssa junção torna a multitarefa mais suave e eficiente, ao mesmo tempo que estende a vida útil da bateria com melhor eficiência energética.
Sistema e interface
A Xiaomi abandonou de vez sua antiga interface MIUI e a partir de agora, todos os modelos lançados pela empresa sairão com o HyperOS instalado de fábrica, que, além ser baseado no Android 14, permitirá diversas personalizações conforme o gosto do usuário.
O sistema operacional também tem suporte ao Phone Link, que permite integração com PCs com Windows para visualizar notificações, fazer chamadas e enviar mensagens.
Para quem gosta de sempre ter seu sistema operacional atualizado, a empresa chinesa ressalta que todos os compradores do Xiaomi 14T terão cinco anos de atualizações gratuitas, tanto de OS (indo até o Android 19) quanto de pacotes de segurança enviados ao longo dos meses.
Uso de AI
Seguindo a tendência de concorrentes do mercado de Android como Samsung e realme, a Xiaomi também está investindo em inteligência artificial para agregar valor ao dia a dia de seus usuários. O modelo tem suporte para o Google Gemini que permite a conversação e uso das funções de câmera.
A primeira novidade é o suporte para o Circule para Pesquisar (chamado internacionalmente de Circle To Search With Google) em modelos além de aparelhos da Samsung e os Google Pixel. Dessa forma, não será mais necessário fazer uma captura da tela e pedir que isso seja lido pelo Google Lens, pois o smartphone consegue ler o que está na tela, apenas ao pressionar o botão de home.
Ferramentas básicas de edição via IA estão por aqui: a galeria conta com recursos como o AI Eraser Pro, que consegue apagar pessoas e objetos intrusos, tudo bebendo da fonte de inteligência artificial. Já falando do AI Image Editing, a Xiaomi garante que será possível expandir fotos para ter os registros perfeitos para postar nas redes sociais.
A criação de vídeos não foi deixada de lado: O AI Film facilita a criação de vídeos curtos cinematográficos por meio de várias fotos e vídeos gravados pelo smartphone. Após enviar comandos de texto para o aplicativo nativo, basta esperar que os conteúdos sejam criados via IA.
Falando do AI Portrait, esta funcionalidade gera avatares personalizados, permitindo que os usuários mostrem seu estilo único sem esforço.
O AI Interpreter chega para permitir que pessoas se comuniquem com quem fala um idioma diferente, pois está integrado ao aplicativo de chamadas de voz e até mesmo reuniões de vídeo. É uma função semelhante ao que vimos no modo Intérprete, que estreou com o lançamento da linha Galaxy S24 em janeiro deste ano.
O AI Notes, que consegue organizar rascunhos em tópicos, fazer resumos e até mesmo complementar textos criados pelo usuário. Por fim, o AI Recorder consegue não apenas identificar o idioma de outra pessoa, mas também realiza traduções em tempo real, via texto, para que você tenha tudo registrado.
Memória e armazenamento
Todas as variantes do Xiaomi 14T chegam ao Brasil com 12 GB de RAM, mais que suficiente para rodar jogos mais pesados ou diversos aplicativos simultaneamente.Sobre o armazenamento, há uma opção de 512 GB. O modelo não tem entrada para cartão microSD.
Além disso, a Xiaomi entrega 8 GB adicionais no serviço de nuvem Ultra Space, desenvolvido pela própria empresa.
Conectividade
Com suporte para redes 5G, será possível usar até dois SIMs do tipo nano no aparelho, mas ele também tem suporte para a ativação de eSIMs. Também será possível se conectar com pontos de Wi-Fi 6E.
A antena Bluetooth segue o padrão 5.4 e permitirá a conexão com fones de ouvido com resolução Hi-Res e alto alcance.
Bateria e carregamento
Apesar de ser extremamente fino, o novo aparelho chega ao mercado com uma bateria de 5.000 mAh e suporte para carregamento rápido de 67W via cabo, com a fonte de energia de capacidade máxima enviada na caixa. O modelo não tem suporte para carregamento sem fio, ao contrário do Xiaomi 14T Pro, que será lançado apenas globalmente, não chegando ao Brasil.
Câmeras
Grande atrativo do modelo lançado hoje, a parceria da Xiaomi com a Leica, que começou em 2022, foi ressaltada durante o evento. Devido a isso, há um jogo triplo de lentes na traseira do Xiaomi 14T.
A principal de 50 MP com abertura f/1.7 é uma Leica Summilux (via sensor IMX Sony IMX906 desenvolvido entre ambas as empresas) que promete oferece cores vibrantes e detalhes excepcionais, mesmo com pouca luz. As lentes telefoto de 50 MP e uma ultrawide de 12 MP, ambas fabricadas pela Leica, complementam o jogo na traseira.
A otimização das fotos é feita tanto via hardware quanto via software; a imagem capturada será analisada em segundos. Para ainda mais qualidade, será possível alterar a velocidade de captura desenvolvida pela Leica.
E há dois modos de retrato: o Master Portrait captura fotos em retrato com profundidade aprimorada, detalhes e efeito bokeh mais natural, enquanto o Leica Portrait foca mais em retratos e alcança uma aparência mais realista e natural. Remodele a estética da fotografia com um século de experiência óptica acumulada.
A Xiaomi ressalta que por conta de sistema de inteligência artificial e a expertise da Leica, o novo smartphone consegue realizar a correção automática de fotos, sem necessária alguma edição em aplicativo secundário. A gravação de vídeo não foi deixada de lado e o modelo tem os seguintes modos:
- Movie Mode: Tem uma proporção de imagem mais ampla (2,39:1) e permite usar efeitos como desfoque no fundo e troca de foco para criar uma aparência de cinema, em tempo real. Também há o Rack Focus, que faz a troca automática entre as pessoas que estão na cena.
- Modo Diretor: Oferece ferramentas avançadas para quem quer mais controle na hora de filmar, como se fosse um cineasta profissional.
- MasterCinema: Grava vídeos com alta qualidade em HDR (alta faixa dinâmica), no formato Rec. 2020, capturando mais detalhes em áreas claras e escuras. Ele grava em até 4K a 30 quadros por segundo, dando uma qualidade de imagem parecida com a visão humana.
Há um modo de gravação de vídeo que permite que o Xiaomi 1T seja conectado a um pad ou outro smartphone para que o modelo da empresa chinesa seja uma grande câmera de gravação profissional.
Já a lente frontal do Xiaomi 14T é uma de 32 MP do tipo wide com abertura f/2.0 com distância focal equivalente a 25 mm. Além de tirar fotos com fundo desfocado, a lente da frente consegue gravar vídeos em qualidade 4K a 30 quadros por segundo.
As correções cor também das fotos tiradas pela lente na parte da frente do smartphone serão corrigidas automaticamente pela inteligência artificial do processador.
Preço e disponibilidade
O smartphone chega ao Brasil a partir de hoje, 02 de outubro de 2024, por R$ 5.999. Ele já pode ser comprado no site oficial da Xiaomi e parceiros como a Casas Bahia. Há um ano de garantia nacional a todos os compradores.
Os compradores do novo modelo ganham 3 meses de YouTube Premium (que também dá acesso ao YouTube Music) e 6 meses do pacote de 100 GB do Google One.
Especificações técnicas
Marca | Xiaomi |
Modelo | Xiaomi 14T |
Cores | Titan Gray e Titan Black |
Tela | Tela de IA de última geração de 144 Hz Material: AMOLED Resolução: 2.712 x 1.220, 446 ppi Taxa de atualização: Até 144 Hz Taxa de amostragem de toque: Até 480 Hz Gama de cores: DCI-P3 Profundidade de cor: 68 bilhões de cores Pico de brilho: 4.000 nits Escurecimento: Até 3.840 PWM Modo escuro Brilho automático Tela TrueColor Cor original Pro Cores adaptáveis Modo de leitura Tela Pro HDR Mecanismo de imagens de IA HDR10+ Dolby Vision Livre de cintilação, certificado pela TÜV Rheinland Amigável ao ciclo circadiano certificado pela TÜV Rheinland |
Peso | 195 gramas |
Câmera | Câmera principal Leica 50 MPSensor de imagem Sony IMX906 Super Pixel 4 em 1 de 2,0 μmƒ/1,7OIS Distância focal equivalente a 23 mm Câmera teleobjetiva Leica50 MPƒ/1,9Distância focal equivalente a 50 mm Câmera ultragrande-angular Leica 12 MPf/2.2Distância focal equivalente a 15 mmFOV 120º Recursos de fotografia da câmera traseira Dois estilos fotográficos Leica (Leica Authentic, Leica Vibrant) Filtros LeicaSom do obturador da Leica clássica Marca d’água Leica Sistema de lentes Master (lente documentário de 35 mm, lente com bokeh em espiral de 50 mm, lente de retrato de 75 mm e lente de foco suave de 90 mm) Xiaomi ProFocus (foco de rastreamento de movimento, foco de rastreamento ocular e captura de movimento) Xiaomi ProCutDisparo relâmpago Modo noturno (grande-angular/ultragrande-angular/teleobjetiva) Modo retrato (estilo retrato Leica, estilo retrato mestre) Zoom digital até 20xHDRModo 50 MP (angular/teleobjetiva) Câmera com IA Panorama Câmera lenta Longa exposição Documentos Modo profissional Formatos de imagem capturados: DNG, HEIF, JPEGModo RAW Recursos de vídeo da câmera traseira Modo FilmeMaster Cinema Gravação de vídeo em HDR10+ ShootSteady Vídeo curto Vídeo duploTime-lapse Ultra Night Video Modo Diretor Modo de vídeo profissional Formato de registro de vídeo Gravação de vídeo com a câmera traseira Gravação de vídeo em 4K (3.840 x 2.160) a 24 fps, 30 fps, 60 fps Gravação de vídeo em HD 1080p (1.920 x 1.080) a 30 fps, 60 fps Gravação de vídeo em HD 720p (1.280 x 720) a 30 fpsVídeo em câmera lenta: 720 p 120 fps, 240 fps, 960 fps 1080 p 120 fps, 240 fps, 960 fps |
Câmera frontal | Câmera de selfie embutida na tela de 32 MP 32 MPƒ/2,080,8˚FOV Recursos de fotografia da câmera frontal Modo noturnoHDR Modo retrato Obturador por gesto Obturador de voz Disparo programado Temporizador de selfieLanterna de tela Gravação de vídeo em HDR10+ Recursos de vídeo da câmera frontal Teleprompter de vídeo Selfie em câmera lenta Time-lapse em selfie Gravação de vídeo com a câmera frontal Gravação de vídeo em 4K (3.840 x 2.160) a 30 fps Gravação de vídeo em HD 1080p (1.920 x 1.080) a 30 fps, 60 fps Gravação de vídeo em HD 720p (1.280 x 720) a 30 fps |
Processador (AP) | MediaTek Dimensity 8300-Ultra CPU:1x Cortex-A715, até 3,35 Ghz3x Cortex-A715, até 3,2 Ghz4x Cortex-A510, até 2,2 GHz GPU:Arm Mali-G615 MC6 IA:MediaTek NPU 780 |
Recursos de IA | Circle to Search with Google Google Gemini Intérprete de I Anotações de IA Gravador de IA Legendas de IA Filme de IA Edição de imagem AI Retrato com IA |
Memória e Armazenamento | 12 GB + 512 GB |
Bateria | Capacidade: 5.000 mAh Carregamento rápido de 67W Compatível com PD3.0, PD2.0 e Mi-FC 2.0 Porta de carregamento USB Tipo C |
Sistema Operacional (SO) | Android 14 via HyperOS |
Rede e Conectividade | 5G, LTE, Wi-Fi 6E, Wi-Fi Direct, Bluetooth v 5.4 Requer conexão de rede 5G ideal |
Resistência à Água | Classificação IP68: Resistente à água em até 1,5 metro de água doce por até 30 minutos e protegido contra poeira, sujeira e areia. Não recomendado o uso na praia ou piscina. A resistência à água e poeira do seu dispositivo não é permanente e pode diminuir com o tempo. |
Preço | R$ 5.999 |
Disponibilidade no Brasil | A partir de 02 de outubro de 2024 |
O que achou do novo smartphone da Xiaomi? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
Com informações: Xiaomi
Revisão do texto feita por: Daniel Coutinho em 03/10/2024
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.