Índice
Falta pouco menos de um mês para a WWDC19, a Conferência Mundial de Desenvolvedores anual da Apple, que aconcetecá de 3 a 7 de junho, em San Jose, Califórnia (EUA), e com isso a expectativa aumenta sobre o que a empresa deve apresentar.
Depois de divulgarem novidades que devem ser mostradas na conferência, como novos recursos e APIs para desenvolvedores relacionados a integrações com a Siri, simplificações na portabilidade de apps e novidades em AR, confira o que mais podemos esperar do evento da Apple:
WWDC19
A Apple realiza esse evento já pelo trigésimo ano e tem atualmente mais de 1,4 bilhão de aparelhos executando os sistemas iOS, macOS, watchOS ou tvOS. Com isso, espera-se principalmente que a empresa revele informações sobre o futuro dessas plataformas e como os desenvolvedores devem trabalhar com elas, transformando grandes ideias em realidade.
A programação conta com sessões técnicas, laboratórios práticos e palestrantes convidados para fornecerem à comunidade de desenvolvedores conhecimentos e ferramentas que permitam a geração de novas ideias.
São esperadas mais de 100 sessões técnicas e de design apresentadas pelos engenheiros da Apple para que os desenvolvedores sejam estimulados a criar a próxima geração de aplicativos usando as tecnologias recém-anunciadas da empresa.
Nos laboratórios práticos, os profissionais de TI devem obter detalhes sobre como implementar novos recursos, além de orientações sobre os fundamentos e sugestões para resolução de problemas de codificação.
Especialistas também estarão à disposição para orientações individuais sobre interface do usuário, acessibilidade, revisão de aplicativos, marketing, análise e distribuição de aplicativos. Será uma semana inteira de experiências e conexão com outros desenvolvedores.
O que esperar
Quem trabalha com o mercado de desenvolvimento espera ver novas atualizações de software, e quem sabe um pouco de hardware. No entanto, como a Apple já revelou os novos Ipads, isso não deve acontecer. Há uma atualização prevista do Mac Pro e os detalhes devem ser anunciados na conferência. Confira o que mais pode vir por aí:
iOS 13
O modo escuro (Dark Mode) será o principal recurso do iOS 13 e haverá uma tela inicial redesenhada para iPhone e iPad. O aplicativo de arquivos está sendo atualizado e alguns recursos específicos do iPad, como guias para aplicativos, e um recurso multitarefa para usar duas janelas do mesmo aplicativo lado a lado, serão mostrados.
O iOS 13 terá ainda correção de bugs, melhorias no app de mapas (possibilidades de criar destinos frequentes); App de saúde refeito (atividade diária e novas funcionalidades como saúde auditiva) e nova App Reminders para lembretes.
CarPlay
Como parte do iOS 13, o CarPlay também terá alguns elementos de interface renovados, embora não foram divulgados mais detalhes sobre a atualização.
macOS 10.15
O macOS 10.15 expandirá a funcionalidade de aplicativos multiplataforma para desenvolvedores, permitindo que os aplicativos iOS sejam facilmente transferidos para o macOS. O MacOS 10.15 não oferece suporte a aplicativos de 32 bits, portanto, alguns dos seus aplicativos mais antigos não serão atualizados.
Além disso, serão confirmados Apps do iPad incluindo o novo Find my iPhone / Find my Friends, Screen Time, Siri Shortcuts, Reminders, e Apple Music.
watchOS 6
O watchOS 6 virá junto com o iOS 13 e incluirá algumas mudanças na interface, novas atividades customizáveis, a versão da Apple para o Always on Display (“tela sempre acesa”, em português), Face ID para o Apple Watch e uma nova funcionalidade que monitora o seu sono.
Há ainda novas Apps como calculadora, gravação de notas de voz e livros de áudio, além de uma nova aplicação para lembrete de tomar remédios e a quantidade a ser ingerida.
tvOS 13
O tvOS é o sistema operacional que executa os modelos da Apple TV que possuem uma App Store. Ele gerencia os aplicativos que você pode instalar e oferece vários recursos. Cada versão é numerada para coincidir com a versão do iOS, portanto, a atualização lançada em setembro de 2018 foi denominada tvOS 12 e agora a atualização de 2019 será tvOS 13.
A Apple já revelou seus planos em começar a transmitir seus próprios programas por meio do aplicativo de TV. Além disso, as alterações no aplicativo serão feitas para permitir esse novo serviço de assinatura.
Atualizações em relação ao suporte para Dolby Atmos 3D, backup para armazenar o conteúdo, gerenciamento de perfis de usuários diferentes, restrição de conteúdo impróprio para crianças, suporte para YouTube 4K, também são modificações esperadas.
Apple Card
O Apple Card, o cartão de crédito que está sendo feito em parceria com a Goldman Sachs, oferece benefícios exclusivos como ferramentas de controle de gastos e orçamentos, além de programa de recompensas.
Ele foi projetado para garantir mais segurança com códigos de transação exclusivos e o cartão físico não possui números. Funciona dentro do App Wallet e deve entrar em funcionamento em junho nos EUA. No Brasil ainda não há previsão.
Função Social
A Apple sempre oferece bolsas para estudantes e membros da organização STEM que não têm condições para comprar o ingresso da WWDC. Para o evento de 2019, os pedidos de bolsas foram aceitos entre 14 de março a 24 de março, com a divulgação dos vencedores em 15 de abril. A empresa ofereceu 350 bolsas, que inclui não só a entrada ao evento, mas também hospedagem gratuita e uma associação de um ano para o Programa Apple Developer.
Revisitando 2018
Profissionais de 77 países estiveram na WWDC18, que teve a apresentação comandada por Tim Cook, o CEO (Chief Executive Officer) da Apple. Dentre as novidades, o encontro abordou as novidades para o iOS 12, como aprimoramentos no App de Fotos, Siri (que aprendeu a antecipar pedidos) e o modo “Do Not Disturb”, ou Não Perturbe (ao ser acionado, todas as mensagens e notificações passaram a ser silenciadas enquanto você dorme) e o Screen Time (medição do tempo de uso total e de cada App). Na ocasião também foram comunicados avanços do Apple Watch.
App WWDC19
Para acompanhar o encontro, geralmente há uma keynote inaugural que é transmitida pelo site da Apple, por meio do App da empresa para TVs e também no App oficial.
Com as recentes atualizações, o App agora tem suporte ao Handoff (que permite fazer algo em um dispositivo e continuar de onde parou com outro aparelho); Tinder (Modo Festival, para conectar pessoas em um mesmo evento), Dropbox (controlar quem e por quanto tempo as pessoas convidadas acessam o conteúdo) e Vimeo (controle sobre a personalização das playlists de vídeos).
E então? Ansioso para saber o que vai rolar no evento? Deixe seu comentários nos campos abaixo quais são suas expectativas para o evento.
Fontes: MacMagazine, ZDNet, MacRumors e Apple.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.