Após falar sobre as novidades do iOS 10, Apple Watch e macOS Sierra, nosso último destaque desse primeiro dia do WWDC 2016 vai para a Apple TV — que ampliou seus recursos com o tvOS. O novo sistema é equiparado com a quarta geração da plataforma. Com isso a empresa também uniformizou seus sistemas operacionais, colocando a plataforma TV no mesmo nível do iOS, macOS e watchOS.
Assim como nos demais anúncios a presença da Siri foi uma dos principais destaques no tvOS. Agora, a Apple TV passará a aceitar muito mais comandos de voz para encontrar conteúdos de apps de terceiros, como YouTube. Dessa forma, a inteligência artificial da Apple poderá pesquisar e entregar vídeos, futuramente, em qualquer app instalado no set-top box, e não somente nos programas desenvolvidos pela própria marca da maçã.
O aplicativo para iOS Remote também foi atualizado para ficar mais parecido com o controle remoto físico que acompanha a Apple TV. Pelo app, os usuários poderão ter acesso a todas as funcionalidades, além da possibilidade de acessar o microfone para interagir com a Siri, abrir e pesquisar conteúdo no YouTube ou acessar os canais de TV.
Outra novidade é o Single Sign On, que permite que o usuário armazene todos os logins e senhas de serviços sob uma conta master. A ferramenta economiza tempo e evita o trabalho de trocar de telas e inserir diferentes contas nos aplicativos. Além disso, as mudanças incluem o modo de baixa luminosidade para ambientes mais escuros e a compatibilidade com quatro controles de vídeo game.
Por fim, a Apple, garantiu outros 6 novos aplicativos e jogos para a Apple TV, sendo eles:
- Fox Sports Go
- Molotov
- Sling
- NBA 2k
- MineCraft Story Mode
- SketchParty
Seguindo a tendência adotada em vários de seus produtos, a Apple também liberou acesso mais profundo do tvOS à comunidade de desenvolvedores, de modo que possam implementar em seus apps funções até então exclusivas de programas nativos. As novidades incluem APIs para replays, fotos e para o Homekit, indicando que a Apple TV poderá servir de controle para a casa (IoT) por meio da Siri.
A nova versão do tvOS já está disponível para teste por parte de desenvolvedores e deverá ser liberada para todos entre setembro e outubro deste ano.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.