Os alunos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveram uma pulseira chamada de Wristify que, segundo eles, pode reduzir ou aumentar a temperatura do corpo humano. A pulseira termoelétrica seria uma opção pra ajudar na redução da conta de energia com o uso de ar condicionado e aquecedores.
A pulseira Wristify pode alterar facilmente a temperatura de uma pessoa em vários graus. A equipe do MIT chegou a conclusão que basta uma taxa de 0,1º Celsius por segundo aplicada no pulso, para que todo o corpo tenha uma sensação térmica de alguns graus acima ou abaixo. O Wristify é capaz de operar a uma taxa de 0,4ºC por segundo.
Por enquanto a pulseira ainda é um protótipo e o funcionamento se dá através de um dissipador de calor feito à base de ligas de cobre no pulso. Ele detecta automaticamente a temperatura corporal e se ajusta para manter o nível para o qual foi definido. A bateria é feita de polímero de lítio e dura até 8 horas.
“Os prédios atualmente usam uma quantia incrível de energia apenas no aquecimento e resfriamento do ambiente. Na verdade, juntando tudo isso, chega-se a 16,5% de todo o consumo de energia primária dos EUA. Queríamos reduzir esse número mantendo o conforto térmico individual de cada pessoa”, diz Sam Shames, que é co-inventor do Wristify juntamente com Mike Gibson, David Cohen-Tanugi e Matt Smith. “Nós encontramos a melhor maneira de obter aquecimento e resfriamento usando partes do corpo humano.”
A equipe faturou o primeiro lugar na competição anual de Criação e concepção de materiais de engenharia e levaram ainda 10.000 mil dólares que eles planejam reinvestir no projeto Wristify.
Fonte: Pocket-lint
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.