Além de apresentar o novo iOS 10, a Apple aproveitou a abertura do WWDC 2016 para anunciar novidades sobre o Apple Watch. As mudanças buscam atender melhor os consumidores dos relógios inteligentes da empresa, atendendo reivindicações e incorporando novas funções para melhor atender à vocação do dispositivo.
O Apple Watch traz como principal novidade a nova versão de seu sistema operacional — o watchOS 3 — que traz melhorias de funcionalidade e deixa o dispositivo até 7 vezes mais rápido (segundo a empresa). A mudança atende uma das mais recorrentes queixas dos proprietários dos relógios inteligentes da empresa, que ressaltavam a lentidão na execução de apps no dispositivo.
A Apple afirmou que uma uma mudança na forma como o sistema carrega os aplicativos irá aumentar de maneira significativa a agilidade deste processo. Além disso, ele conseguirá realizar atualizações de sistema no plano de fundo, sem que o usuário precise ficar sabendo. Outra novidade é o que a empresa chama de “Dock“: trata-se de um menu de aplicativos que grava os aplicativos favoritos e usados recentemente pelo usuários, facilitando o acesso a eles.
As configurações estão mais fáceis de serem personalizadas. O acesso ao Control Center, permite mudar as configurações do dispositivo, funcionando agora de maneira semelhante ao dos iPhones, em que basta deslizar o dedo sobre a tela de baixo para cima para acessá-lo. As respostas das mensagens ganharam novas funções que facilitam a vida do usuário. Ao receber uma mensagem, o usuário já pode escolher como responder (com emojis, voz ou respostas pré-definidas).
Além disso, também há uma nova forma de escrever mensagens no dispositivo, que a Apple batizou de Scribble. Ela permite que o usuário escreva as letras individualmente sobre a tela do relógio para compor uma mensagem, e funciona tanto em inglês quanto em chinês.
O último destaque vai para a integração com ficha médica. A empresa ampliou funções e adicionou aplicativos para esta finalidade. Os apps de saúde e bem-estar do relógio também terão recursos especiais para cadeirantes e pessoas com necessidades especiais. Além disso, todos os aplicativos de fitness também poderão rodar em segundo plano, sem precisar consumir recursos e ficar fixo na tela. Além disso, destacamos 3 novidades:
- Activity Rings: Já presente nas versões passadas, o Activity Rings foi reformulado e ganhou um aspecto de rede social. Dessa forma, será possível que os usuários saibam quanto seus amigos estão gastando de energia diretamente do relógio, e se comuniquem com elas por meio de mensagens.
- SOS: O SOS é um recurso que realiza um chamado para o número de emergência (qualquer que ele seja) e manda notificações para os contatos de emergência do usuário quando ele solicita.
- Breathe: O novo aplicativo Breathe contém uma série de exercícios de respiração para ajudar os usuários a relaxar e combater estresse.
Uma versão beta do watchOS 3 será disponibilizada ainda hoje para os desenvolvedores. A versão final para o público deve chegar entre setembro e outubro.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.