Se você é um dos milhões de brasileiros que acessa a internet por meio de internet móvel, já deve ter ficado na dúvida se o sinal fornecido por sua operadora realmente cumpre o que promete. Diante da difícil missão de obter respostas claras das empresas, os consumidores acabam de ganhar um importante aliado nessa batalha.
Na última sexta-feira (1), a ANATEL lançou uma nova ferramenta do Sistema Mosaico. Com ela, é possível verificar a intensidade de sinal de celular, selecionando a área desejada para fazer a consulta de qual operadora possui a conexão mais forte dos sistemas 2G, 3G e 4G. Os dados utilizados estão baseados nas informações técnicas das estações do SMP (Serviço Móvel Pessoal ) cadastradas no banco de dados da agência reguladora pelas operadoras.
A nova funcionalidade permitirá que os usuários analisem a cobertura prometida em um determinado local, como sua casa ou o local de trabalho. No entanto, a ANATEL alerta que os resultados apresentados são uma estimativa, ou seja, o sinal de fato encontrado pelo consumidor pode divergir “devido a influências de parâmetros que afetam a recepção do sinal, como: mobilidade, proximidade de construções metálicas, ambiente interno de edificações, condições climáticas e posição da antena do terminal móvel“.
Em termos prático, a ferramenta funciona como um guia para o usuário ter uma ideia de qual serviço é o melhor nas áreas que frequenta. Ao acessar a página, há uma informação sobre a possibilidade de divergências e a lembrança de que algumas operadoras compartilham infraestrutura sem cobrar extras do consumidor, conforme pode ser verificado no site das próprias empresas.
Em comunicado oficial, a ANATEL ressaltou a importância da criação de ferramentas que ajudem os consumidores a se orientarem sobre serviços e empresas. “A ferramenta é um ganho para as empresas de telecomunicação e para a sociedade, pois reúne as informações de intensidade de sinal de telefonia celular de todas as prestadoras em um mesmo canal“, diz o comunicado da agência.
Para verificar a intensidade de sinal celular em qualquer ponto de interesse do território nacional, basta acessar a ferramenta da ANATEL.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.