A venda de tablets em todo o mundo alcançou a marca de 217,1 milhões de unidades em 2013, uma expansão de 50,6% em relação ao ano anterior, quando foram comercializados 144,2 milhões de dispositivos.
O que preocupou os analistas foi o desempenho das vendas no último trimestre do ano passado. O crescimento foi de “apenas” 28,2% contra na comparação com igual período de 2012, totalizando 76,9 milhões de aparelhos.
A expansão é drasticamente menor que a apresentada no quarto trimestre de 2012 na comparação com 2011: 87,1%, indicando uma significativa desaceleração do mercado global.
“Está se tornando cada vez mais claro que mercados como os EUA estão atingindo altos níveis de saturação do consumidor e, enquanto os mercados emergentes continuam a mostrar um forte crescimento, mas não conseguem sustentar as altas taxas de expansão nos últimos anos”, projetou Tom Mainelli, diretor de pesquisa da IDC.
Ranking de fabricantes
A Apple foi a líder de mercado de tablets no último trimestre de 2013. A empresa californiana abocanhou 33,8% das vendas de tablets com 26 milhões de unidades. Em segundo lugar aparece a Samsung, com 18,8% de participação.
A Amazon ficou com a terceira posição, seguida pela Asus e pela chinesa Lenovo, que teve uma melhora significativa nas vendas. Na semana passada, a Lenovo anunciou a compra da Motorola do Google em um negócio de US$ 3 bilhões.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.