Imagem destacada: worlds 2023: mundial de league of legends promete grandes confrontos

Worlds 2023: Mundial de League of Legends promete grandes confrontos

Avatar de gabriel princesval
Com a LOUD como representante brasileira na fase de entrada pelo segundo ano consecutivo, o Worlds 2023 começa no dia 10 de outubro. Confira tudo sobre o evento

A Riot Games, no dia 10 de outubro, dará início à 13ª edição do mundial do MOBA mais famoso do mundo inteiro, League of Legends. O evento, conhecido como Worlds entre a comunidade do jogo, é considerado a competição mais importante do ano para os jogadores. O Worlds 2023 irá reunir os melhores times em uma disputa para conquistar o título de melhor equipe do mundo e a tão sonhada Copa dos Invocadores.

Trailer cinemático do Worlds 2023 / Fonte: CBLOL via YouTube

Como foi o Worlds 2022

Equipe da loud reunida após derrota no mundial de league of legends em 2022 / imagem: riot games
Equipe da LOUD reunida após derrota no mundial de League of Legends em 2022 / Imagem: Riot Games

A última edição do Worlds aconteceu em 2022 na América do Norte, em dois países diferentes, México e Estados Unidos, e a LOUD, representante brasileira do ano passado, chegou a jogar apenas a Fase de Entrada, no Cidade do México. Apesar de não ter conquistado a tão sonhada Fase de Grupos, onde nenhum time jamais chegou, a equipe teve sua campanha, considerada por muitos, como a melhor campanha brasileira da história, acumulando três vitórias. A equipe chegou até a vencer alguns jogos na fase de entrada, mas acabou caindo em sua primeira série Melhor de Cinco contra a equipe japonesa Detonation FocusMe (DFM).

O Chase Center Arena em São Francisco foi o palco escolhido para celebrar a grande final. Foi lá onde a DRX, organização sul-coreana, se consagrou a grande campeã do torneio, vencendo, na época, a tradicionalíssima T1 do tricampeão mundial Faker, um dos maiores jogadores de todos os tempos, em uma eletrizante série por um placar de 3-2. Com a vitória, o time levou para casa cerca de US$ 489,5 mil em premiação, além de ter marcado seu nome na história do Worlds.

Jogadores da drx comemorando a vitória após partida contra a t1 / imagem: riot games
Jogadores da DRX comemorando a vitória após partida contra a T1 / Imagem: Riot Games

Onde será o mundial de LoL em 2023?

Gocheok sky dome foi o palco escolhido para a grande final do worlds 2023 / imagem: riot games
Gocheok Sky Dome foi o palco escolhido para a grande final do Worlds 2023 / Imagem: Riot Games

O Worlds, desta vez, volta para a Coreia do Sul, sendo a terceira vez que a competição é sediada no país. Seul, capital da Coreia do Sul, receberá a Fase de Entrada, que ocorrerá de 10 a 15 de outubro no LoL Park, assim como a Fase Suíça, que ocorrerá de 19 a 23 de outubro na KBS Arena.

As Quartas de Final, que ocorrerão do dia 2 ao dia 5 de novembro, e as Semifinais, que acontecerão do dia 11 ao dia 12 de novembro, serão disputadas na Sajik Indoor Gymnasium, em Busan, cidade portuária da Coreia do Sul. A Grande Final do evento ficou marcada para o dia 19 de novembro, de volta a capital sul-coreana, Seul, diretamente no Gocheok Sky Dome.

Formato do Worlds 2023

O Worlds 2023 está de volta este ano com um novo formato, com foco em séries de Melhor de 3 (MD3) e Melhor de 5 (MD5), deixando de lado os jogos de Melhor de 1 (MD1). O mundial deste ano contará com 22 equipes de várias partes do mundo que competirão em três fases: a Fase de Entrada, a Fase Suíça e a Fase Eliminatória.

Fase de Entrada (10 a 15 de outubro)

A fase de entrada contará com oito equipes e dará duas vagas para a fase suíça / imagem: riot games
A Fase de Entrada contará com oito equipes e dará duas vagas para a Fase Suíça / Imagem: Riot Games

A Fase de Entrada contará com o primeiro e o segundo colocado do VCS (Vietnã) e PCS (Taiwan, Hong Kong, Macau e Sudeste Asiático), bem como os primeiros colocados da LLA (América Latina), CBLOL (Brasil) e LJL (Japão). Junto a eles, também teremos o campeão do qualificatório entre o quarto colocado da LCS (América do Norte) e da LEC (Europa).

Esses oito times serão sorteados em dois grupos, onde a fase será de dupla eliminação. Isso significa que uma equipe precisará perder duas séries melhor de três para ser eliminada da competição. O time derrotado na chamada ‘upper bracket’ (chave superior) terá uma segunda chance na ‘lower bracket’ (chave inferior), que dá a oportunidade de continuar avançando no campeonato mesmo após uma derrota inicial.

Explicação do formato da fase de entrada / imagem: riot games
Explicação do formato da Fase de Entrada / Imagem: Riot Games

Os dois times com melhor colocação de cada grupo enfrentarão o segundo time com melhor colocação do grupo oposto em uma série melhor de cinco, onde a vaga para a Fase Suíça estará em jogo.

Worlds 2023: mundial de league of legends promete grandes confrontos. Com a loud como representante brasileira na fase de entrada pelo segundo ano consecutivo, o worlds 2023 começa no dia 10 de outubro. Confira tudo sobre o evento
As equipes se enfrentarão em série Melhor de cinco, onde apenas duas avançarão para próxima fase / Imagem: Riot Games

Fase Suíça (19 a 29 de outubro)

A fase suíça contará com 16 times e apenas oito passarão para a fase eliminatória / imagem: riot games
A Fase Suíça contará com 16 times e apenas oito passarão para a Fase eliminatória / Imagem: Riot Games

Neste formato suíço, os dois times que vieram da Fase de entrada se juntarão a outros três melhores times da LEC (Europa) e LCS (América do Norte), além dos quatro melhores times da LCK (Coréia do Sul) e da LPL (China). Ao todo, serão 16 times competindo no torneio.

Inicialmente, esses 16 times serão distribuídos em oito partidas Melhor de Um (MD1) com base em sua classificação ou sorteio. Após a primeira rodada de jogos, um novo sorteio será realizado com base nas vitórias e derrotas de cada equipe. Isso significa que times com resultados semelhantes serão pareados entre si.

Essa etapa de sorteio será repetida por mais três vezes, sempre garantindo que equipes com desempenhos semelhantes se enfrentem. Isso continua até que as equipes atinjam um total de três derrotas e sejam eliminadas da competição ou até que acumulem três vitórias para avançar para a Fase Eliminatória.

Ilustração do novo formato suíço / imagem: riot games
Ilustração do novo formato Suíço / Imagem: Riot Games

Ao final, um total de oito equipes avançarão para a fase eliminatória do torneio, onde a competição se torna mais intensa e decisiva.

Fase Eliminatória (02 a 19 de novembro)

A fase eliminatória contará com as oito melhores equipes / imagem: riot games
A Fase Eliminatória contará com as oito melhores equipes do torneio / Imagem: Riot Games

Na Fase Eliminatória, os oito melhores times que avançaram da Fase Suíça competirão em séries melhor de cinco com eliminação única. Isso significa que cada partida é crucial, pois o time que perder estará fora da competição.

Ilustração da fase eliminatória / imagem: riot games
Ilustração da Fase Eliminatória / Imagem: Riot Games

Assista também ao vídeo que explica sobre o formato do Worlds 2023:

Explicação do formato do Worlds 2023 / Fonte: CBLOL via YouTube

Equipes classificadas

Imagem com a logo de todos os times classificados para o mundial de 2023 / imagem: riot games
Imagem com a logo de todos os times classificados para o mundial de 2023 / Imagem: Riot Games

Além do time brasileiro da LOUD, representante do CBLOL (Brasil), o campeonato contará com outras 21 equipes, incluindo representantes da LPL (China), LCK (Coreia do Sul), LEC (Europa), LCS (América do Norte), PCS (Taiwan, Hong Kong, Macau e Sudeste Asiático), VCS (Vietnã), LJL (Japão) e LLA (América Latina). Destaques da competição incluem a Dplus KIA, que contratou o atirador Deft, atual campeão do mundo, e a T1 de Faker, única equipe tricampeã do Worlds, que vem sendo uma presença constante em várias competições internacionais.

A seguir, você encontrará uma lista de todos os times das regiões participantes e as respectivas fases em que começarão o torneio:

Logo de cada uma das regiões participantes do mundial - imagem ilustrativa / imagem: riot games
Logo de cada uma das regiões participantes do mundial – Imagem ilustrativa / Imagem: Riot Games

LCK (Coreia do Sul)

  • Gen.G (Fase suíça)
  • T1 (Fase suíça)
  • KT Rolster (Fase suíça)
  • Dplus (Fase suíça)

LCS (América do Norte)

  • Cloud9 (Fase suíça)
  • NRG (Fase suíça)
  • Team Liquid (Fase suíça)

LPL (China)

  • JD Gaming (Fase suíça)
  • Bilibili Gaming (Fase suíça)
  • LNG Esports (Fase suíça)
  • Weibo Gaming (Fase suíça)

LEC (Europa)

  • MAD Lions (Fase suíça)
  • G2 Esports (Fase suíça)
  • Fnatic (Fase suíça)
  • Team BDS (Fase de entrada)

CBLOL (Brasil)

  • LOUD (Fase de entrada)

VCS (Vietnã)

  • GAM Esports (Fase de entrada)
  • Team Whales (Fase de entrada)

PCS (Taiwan, Hong Kong, Macau e Sudeste Asiático)

  • PSG Talon (Fase de entrada)
  • CTBC Flying Oyster (Fase de entrada)

LJL (Japão)

  • DetonatioN FocusMe (Fase de entrada)

LLA (América Latina)

  • Rainbow7 (Fase de entrada)

Conheça mais do representante brasileiro no Worlds 2023

Grande final do cblol realizada no no ginásio geraldão, em recife / reprodução: internet
Grande final do CBLOL realizada no no Ginásio Geraldão, em Recife / Reprodução: Internet

A LOUD é a sétima equipe brasileira a disputar o Mundial de LoL. Eles fizeram sua estreia no CBLOL no ano de 2021 e rapidamente conquistaram o cenário nacional, sendo a primeira equipe, em 12 anos de história do LoL, a conquistar três títulos de CBLOL consecutivos. Para chegar nesse mundial, eles precisaram superar a tradição da Pain Gaming em uma série melhor de cinco, vencendo por 3×1 no Ginásio Geraldão, em Recife. Além da vaga para o Worlds, a equipe recebeu uma premiação de R$ 115 mil.

Embora esta seja a segunda participação consecutiva da LOUD no Mundial de LoL, a equipe já conta com três participações consecutivas em competições internacionais. No início deste ano, ao conquistar o primeiro split do CBLOL 2023, eles garantiram sua classificação para o Mid-Season Invitational (MSI), um torneio de meio de temporada que reúne os melhores times de cada região em um formato mais compacto em comparação ao Mundial.

Equipe brasileira da loud durante o mid season invitation / imagem: riot games
Equipe brasileira da Loud durante o Mid Season Invitation / Imagem: Riot Games

Do ano passado para esse ano, a LOUD realizou poucas alterações em seu elenco, tendo efetuado apenas uma mudança na posição de Atirador, com a saída de Diego “Brance” Amaral e a chegada do sul-coreano Moon “Route” Geom-su. Além disso, houve algumas mudanças na comissão técnica, com a adição de Pedro “Shaquinn” Salazar como auxiliar técnico.

A LOUD tem a missão de representar o Brasil e superar a ótima campanha que realizou na última Fase de Entrada, buscando novamente o feito que nenhum outro time brasileiro conseguiu: avançar para a Fase de Grupos do Mundial, denominada esse ano como Fase Suíça. A LOUD fará sua estreia no Grupo A da Fase de Entrada, enfrentando a equipe vietnamita da GAM Esports na terça-feira, dia 10 de outubro, data de início do campeonato. O grupo dos brasileiros também incluirá a equipe taiwanesa da PSG Talon e nossos vizinhos latino-americanos da Movistar R7.

Música tema do mundial de LoL 2023

GODS ft. NewJeans é a música tema do Worlds 2023 / Fonte: League of Legends via YouTube

A marca de todos os mundiais de LoL são as músicas do Worlds, criadas exclusivamente para o evento, e elas sempre se tornam memoráveis para quem assiste ao torneio. Até o momento, ocorreram doze mundiais e, desde 2014, tornou-se uma tradição na competição a apresentação de uma música tema feita por grandes artistas. Cada música recebe um vídeo com animação produzida pela Riot, repleto de referências aos jogadores profissionais e aos elementos do jogo. Além disso, cada uma das músicas é apresentada ao vivo na grande final do torneio, criando cerimônias memoráveis.

Neste ano, não foi diferente. Na madrugada da última quarta-feira, dia 4 de outubro, a Riot Games divulgou a música tema do Worlds 2023. Intitulada “GODS“, a música é uma colaboração com o grupo de K-pop feminino NewJeans, composto por cinco integrantes: Minji, Hanni, Danielle, Haerin e Hyei.

Newjeans, grupo de k-pop composto por minji, hanni, danielle, haerin e hyei / imagem: spotify
NewJeans, grupo de K-Pop composto por Minji, Hanni, Danielle, Haerin e Hyei / Imagem: Spotify

O videoclipe traz uma animação repleta de ação e referências ao cenário de LoL, contando até mesmo com a aparição do jogador brasileiro Andrey ‘Ayu‘, atirador da equipe da FURIA. No entanto, a história principal se concentra na trajetória de Deft, o atirador sul-coreano da Dplus KIA, desde a época em que ele começou a jogar o jogo no ensino médio até o Mundial de 2022, quando se tornou campeão mundial ao derrotar a T1 de Faker, uma das melhores equipes do mundo.

Deft, jogador destacado em novo videoclipe, durante comemoração no último mundial / imagem: riot games
Deft, jogador destacado em novo videoclipe, durante comemoração no último mundial / Imagem: Riot Games

Bolão do mundial

Entenda como funciona o Bolão do Mundial / Fonte: CBLOL via YouTube

O Bolão do Mundial está de volta e esta é a sua oportunidade de mostrar que você entende tudo sobre o jogo. Este ano, você terá várias opções para escolher, como prever quais times avançarão para a Fase eliminatória, identificar qual equipe selecionará a maior variedade de campeões e até mesmo escolher o favorito para vencer o torneio. E as escolhas não se limitam apenas aos times; você também precisará contar com a sorte ao tentar adivinhar qual será o tipo de dragão mais abatido e testar seu conhecimento sobre o meta atual do jogo ao escolher qual campeão será o mais jogado.

Para participar e concorrer a diversos emotes exclusivos, cápsulas, skins e muito mais, basta fazer o login com sua conta no site oficial do Bolão do Mundial.

Consiga itens exclusivos durante o torneio

Worlds 2023: mundial de league of legends promete grandes confrontos. Com a loud como representante brasileira na fase de entrada pelo segundo ano consecutivo, o worlds 2023 começa no dia 10 de outubro. Confira tudo sobre o evento
Worlds 2023: Mundial de League of Legends promete grandes confrontos

Além das premiações que podem ser adquiridas ao participar do Bolão do Mundial, os espectadores que acompanharem o torneio ao vivo no site da Riot Games também terão a chance de ganhar drops. Para participar, basta fazer o login no site do LoL Esports usando seu Riot ID. Isso lhe dará a oportunidade de receber um drop quando ele estiver disponível. A maioria dos drops é aleatória e pode ocorrer a qualquer momento durante uma partida, proporcionando a você a chance de ter sorte a qualquer momento enquanto o torneio estiver em andamento. Fique atento, pois sempre que acontecer um Penta Kill, um Quadra Kill ou uma série de 5 partidas, você terá a chance de receber um drop.

Premiação

A skin temática do mundial será para o campeão renekton, e as vendas dessa skin contribuirão para a premiação final do torneio / imagem: riot games
A skin temática do Mundial será para o Campeão Renekton, e as vendas dessa skin contribuirão para a premiação final do torneio / Imagem: Riot Games

A Riot Games ainda não divulgou a premiação em dinheiro do Worlds 2023, pois esse valor pode variar, dependendo das receitas geradas pela venda de um conjunto específico de skins durante o evento. Todos os anos, uma skin temática do Worlds é lançada, e o campeão escolhido desta vez foi o Renekton. O lançamento dessa skin está previsto para o patch 13.20, que chega no dia 11 de outubro.

No ano passado, a equipe DRX, que foi campeã do torneio, recebeu cerca de US$ 489,5 mil em premiação. Além disso, cada jogador da equipe vencedora também tem o direito de escolher um campeão que receberá uma skin exclusiva com a temática do time.

Linha de skins criadas para a equipe drx, campeã da edição de 2022 / imagem: riot games
Linha de skins criadas para a equipe DRX, campeã da edição de 2022 / Imagem: Riot Games

Onde e quando assistir

Imagem promocional do worlds 2023 - imagem ilustrativa / imagem: riot games
Imagem promocional do Worlds 2023 – Imagem ilustrativa / Imagem: Riot Games

A Fase de Entrada, que contará com jogos da equipe brasileira da LOUD, ocorrerá do dia 10 de outubro até o dia 15 de outubro no LoL Park, localizado em Seul, capital da Coreia do Sul. A Fase Suíça também será realizada em Seul, porém na KBS Arena, e acontecerá do dia 19 ao dia 23 de outubro.

Já a Fase Eliminatória começará pelas quartas de final, programadas para ocorrerem do dia 2 ao dia 5 de novembro. As semifinais terão lugar do dia 11 ao dia 12 de novembro e serão disputadas na Sajik Indoor Gymnasium, em Busan. A grande final ocorrerá no dia 19 de novembro, retornando à capital sul-coreana, Seul, diretamente no Gocheok Sky Dome.

Se você mora ou irá viajar para alguns dos locais que sediarão o evento, os ingressos ainda podem ser comprados no site da Interpark.

Você também poderá assistir aos jogos de casa nos canais oficiais do CBLOL na Twitch ou no Youtube, com narração em português. Este ano, a Riot está entusiasmada com a participação de mais de 50 co-streamers, representando as regiões e idiomas da comunidade em todo o mundo. Se você está familiarizado com o cenário brasileiro de League of Legends, algumas personalidades do meio farão a transmissão do campeonato. Algumas das co-streams mais populares no Brasil incluem Baiano, Revolta e Yoda.

Confira a seguir o calendário com os horários das transmissões de todos os dias do mundial:

Fase de Entrada

Terça-feira, 10 de outubro – 4 horas (horário de Brasília)

Quarta-feira, 11 de outubro – 4 horas(horário de Brasília)

Quinta-feira, 12 de outubro – 4 horas (horário de Brasília)

Sexta-feira, 13 de outubro – 4 horas (horário de Brasília)

Sábado, 14 de outubro – 4 horas (horário de Brasília)

Domingo, 15 de outubro – 00:00 horas (horário de Brasília)

Fase Suíça

Quinta-feira, 19 de outubro – 2 horas (horário de Brasília)

Sexta-feira, 20 de outubro – 2 horas (horário de Brasília)

Sábado, 21 de outubro – 4 horas (horário de Brasília)

Domingo, 22 de outubro – 4 horas (horário de Brasília)

Segunda-feira, 23 de outubro – 4 horas (horário de Brasília)

Quinta-feira, 26 de outubro – 4 horas (horário de Brasília)

Sexta-feira, 27 de outubro – 4 horas (horário de Brasília)

Sábado, 28 de outubro – 4 horas (horário de Brasília)

Domingo, 29 de outubro – 1 hora (horário de Brasília)

Eliminatória

Quinta-feira, 2 de novembro – 5 horas (horário de Brasília)

Sexta-feira, 3 de novembro – 5 horas (horário de Brasília)

Sábado, 4 de novembro – 5 horas (horário de Brasília)

Domingo, 5 de novembro – 5 horas (horário de Brasília)

Sábado, 11 de novembro – 5 horas (horário de Brasília)

Domingo, 12 de novembro – 5 horas (horário de Brasília)

Grande final

Domingo, 19 de novembro – 5 horas (horário de Brasília)

E aí, vai acompanhar o Worlds esse ano? Não deixa de contar para gente quais são suas expectativas para o Brasil nesse ano e qual time você acha que vai ser campeão do mundial de League of Legends.

Veja também:

Confira também outros conteúdos relacionados no Showmetech. LoL: Conheça todas as músicas já criadas para o Worlds.

Fonte: Riot Games

Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (9/10/23)


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

2 comentários
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados