Word 2016

Word e LinkedIn: nova integração utiliza IA para ajudar a escrever e enviar currículos

Avatar de janderson oliveira
Com a compra do LinkedIn pela Microsoft, a rede social de trabalho fica cada vez mais ligada à suíte de programas de trabalho, Office

Com 14 milhões de desempregados no Brasil, a busca por trabalho está em alta. Qualquer vaga que surge é fortemente concorrida, mas como se destacar entre a multidão? A apresentação do candidato é o currículo, porém montar um não é tarefar fácil para todos. Pensando nisso, a Microsoft anunciou a integração Word e LinkedIn a fim de ajudar na criação de currículos e para onde enviar.

Espelho espelho meu, tem alguém mais capacitado do que eu?

A ferramenta se chama Resume Assistant (“Assistente de Currículo” em tradução livre) e pode ser ativada na barra do Word. O LinkedIn será aberto numa janela lateral, dentro do programa, já com seu cargo preenchido. Adicione a área de atuação do seu cargo (por exemplo “Diretor em agência de marketing”) e pronto!

Word e linkedin: nova integração utiliza ia para ajudar a escrever e enviar currículos. Com a compra do linkedin pela microsoft, a rede social de trabalho fica cada vez mais ligada à suíte de programas de trabalho, office
Imagem: Microsoft

Não, o Word não irá escrever o resto do seu currículo. Primeiramente, haverá uma lista de profissionais bem sucedidos da área, com a descrição de perfil. Em seguida será exibido as habilidades esperadas para um trabalhador da área. Assim o usuário pode saber melhor o que escrever quando chegar naquela hora difícil de falar de qualidades e competências, por exemplo.

A Microsoft implantou esse recurso para dar inspiração, não para copiar. Por isso é impossível copiar e colar o que está na janela lateral do LinkedIn no Word.

Word e linkedin: nova integração utiliza ia para ajudar a escrever e enviar currículos
Com ajuda de IA, vagas de emprego relacionadas ao currículo são mostradas

Através de uma inteligência artificial, há muito mais a se ganhar usando a “extensão”. A IA lê o currículo e mostra vagas de emprego abertas para o perfil do usuário. Também são exibidos artigos sobre como escrever currículos, além de apresentar “treinadores” especialistas em currículos no ProFinder (serviço LinkedIn).

Por fim, é possível escolher deixar o currículo na lista “Candidatos Abertos”, isso é, permitindo que recrutadores da rede possam vê-lo.

80% dos currículos são feitos no Word

É o que diz a Microsoft, com base em dados obtidos no mundo inteiro. Com certeza essa integração terá um impacto significativo, tornando o uso do LinkedIn mais abrangente.

É interessante que a rede social também pode ser apresentada assim àqueles que a desconhecem, sendo necessário criar uma conta para enviar currículo às empresas sugeridas.

Todo esse empenho vai além de simplesmente ajudar o usuário. Em 2016 a Microsoft comprou o LinkedIn por US$ 26 bilhões. Na busca de valorizar a empresa, Satya Nadella, CEO da Microsoft, já havia anunciado uma lista de novidades que seriam lançadas, inclusive o recurso do Word usar o banco de dados do LinkedIn para ajudar a escrever currículos.

Word e linkedin: nova integração utiliza ia para ajudar a escrever e enviar currículos
Office 365 é a assinatura da Microsoft que oferece acesso a suite Office atualizada, 1 TB de OneDrive e uma hora mensal de ligações para telefones pelo Skype

O Resume Assistant é exclusividade dos assinantes do Office 365. O recurso está disponível hoje para PC, somente para quem participa do programa Office Insider. A Microsoft confirmou que o assistente chegará a todos os usuários nos próximos meses, numa build estável.

Fonte: Office Blog


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados