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Com 14 milhões de desempregados no Brasil, a busca por trabalho está em alta. Qualquer vaga que surge é fortemente concorrida, mas como se destacar entre a multidão? A apresentação do candidato é o currículo, porém montar um não é tarefar fácil para todos. Pensando nisso, a Microsoft anunciou a integração Word e LinkedIn a fim de ajudar na criação de currículos e para onde enviar.
Espelho espelho meu, tem alguém mais capacitado do que eu?
A ferramenta se chama Resume Assistant (“Assistente de Currículo” em tradução livre) e pode ser ativada na barra do Word. O LinkedIn será aberto numa janela lateral, dentro do programa, já com seu cargo preenchido. Adicione a área de atuação do seu cargo (por exemplo “Diretor em agência de marketing”) e pronto!
Não, o Word não irá escrever o resto do seu currículo. Primeiramente, haverá uma lista de profissionais bem sucedidos da área, com a descrição de perfil. Em seguida será exibido as habilidades esperadas para um trabalhador da área. Assim o usuário pode saber melhor o que escrever quando chegar naquela hora difícil de falar de qualidades e competências, por exemplo.
A Microsoft implantou esse recurso para dar inspiração, não para copiar. Por isso é impossível copiar e colar o que está na janela lateral do LinkedIn no Word.
Através de uma inteligência artificial, há muito mais a se ganhar usando a “extensão”. A IA lê o currículo e mostra vagas de emprego abertas para o perfil do usuário. Também são exibidos artigos sobre como escrever currículos, além de apresentar “treinadores” especialistas em currículos no ProFinder (serviço LinkedIn).
Por fim, é possível escolher deixar o currículo na lista “Candidatos Abertos”, isso é, permitindo que recrutadores da rede possam vê-lo.
80% dos currículos são feitos no Word
É o que diz a Microsoft, com base em dados obtidos no mundo inteiro. Com certeza essa integração terá um impacto significativo, tornando o uso do LinkedIn mais abrangente.
É interessante que a rede social também pode ser apresentada assim àqueles que a desconhecem, sendo necessário criar uma conta para enviar currículo às empresas sugeridas.
Todo esse empenho vai além de simplesmente ajudar o usuário. Em 2016 a Microsoft comprou o LinkedIn por US$ 26 bilhões. Na busca de valorizar a empresa, Satya Nadella, CEO da Microsoft, já havia anunciado uma lista de novidades que seriam lançadas, inclusive o recurso do Word usar o banco de dados do LinkedIn para ajudar a escrever currículos.
O Resume Assistant é exclusividade dos assinantes do Office 365. O recurso está disponível hoje para PC, somente para quem participa do programa Office Insider. A Microsoft confirmou que o assistente chegará a todos os usuários nos próximos meses, numa build estável.
Fonte: Office Blog
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