Após cerca de 14 anos utilizando o protocolo WPA2 para segurança em redes Wi-Fi, finalmente chegou a hora de abandoná-lo. Isto porque o WPA3, seu sucessor, já está sendo certificado pela Wi-Fi Alliance.
Segurança em redes Wi-Fi nunca é demais
Apesar de seguro em alguns aspectos, é natural que o protocolo WPA2 já esteja defasado, assim como ocorre com qualquer tipo de tecnologia.
Com isso, a atualização proposta pela Wi-Fi Alliance, que é a desenvolvedora desse tipo de rede sem fio, é trazer gradualmente – em alguns anos – as alterações.
As mudanças do WPA3
Mas então, quais são essas alterações? O foco do WPA3 será, basicamente, proteger sua rede Wi-Fi de hackers. Então, não será possível ficar tentando, por exemplo, adivinhar a senha de sua rede, já que o protocolo irá limitar o número de tentativas incorretas.
Ainda sobre invasores: hackers não poderão interagir com dados que trafegaram antes de seu login em determinada rede. Ou seja, boa parte da informação estará segura.
No entanto, não é possível determinar, de fato, quando o WPA3 será totalmente implementado em nossos dispositivos diários. Ainda assim, é esperado que, ao concluírem o processo de certificação, novos dispositivos – tanto roteadores quanto smartphones, tablets e notebooks – já sejam compatíveis.
E por falar em compatibilidade, não há muito com o que se preocupar. Dispositivos compatíveis com o protocolo WPA2 serão compatíveis com redes WPA3 e vice-versa.
Fique de olho no Showmetech para não perder nenhuma notícia sobre o mundo da tecnologia.
Fonte: Wi-Fi Alliance.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.