Índice
Se você tem receio de entregar seu celular para outras pessoas e quer proteger conversas do WhatsApp, fique ligado, que uma forma de resolver este problema foi anunciada pelo mensageiro verde hoje.
Chamado de Proteção de Conversas (Chat Lock, em inglês), o recurso bloqueia bate-papos de mensagens individuais ou grupos, com senha ou biometria. A atualização com ele começou a ser introduzida hoje para smartphones Android e iPhones (iOS), devendo estar disponível para todos os usuários em breve.
Confira os primeiros detalhes:
Bloqueio de conversas para evitar vazamentos
Todos possuem informações sensíveis ou íntimas no WhatsApp, que não gostariam que fossem acessadas por qualquer pessoa que pega seu celular, e se beneficiariam de uma forma de proteger conversas. Pensando nisso, a Meta anunciou que uma nova camada de segurança está chegando ao seu aplicativo de mensagens favorito. A empresa afirma que o objetivo é encontrar novas formas de manter as mensagens privadas e seguras.
“Nosso objetivo é encontrar novas formas de manter suas mensagens privadas e seguras. Hoje temos o prazer de trazer um novo recurso que chamamos de Proteção de conversas, que permite proteger suas conversas mais íntimas com mais uma camada de segurança.”
Meta
Assista ao vídeo explicativo:
Ao acessar o aplicativo, uma nova seção na aba de Conversas será exibida e funcionará como um verdadeiro cofre de bate-papos protegidos com senha, biometria digital ou Face ID.
Você poderá adicionar conversas com conteúdo sensível — que você gostaria que não fosse acessado por qualquer pessoa em posse do seu telefone — a esta nova seção, que só poderão ser visualizadas depois do desbloqueio por senha ou biometria.
Como proteger conversas no WhatsApp
Proteger uma conversa é muito simples: na aba de configurações do perfil que você deseja colocar no bloqueio de conversas do WhatsApp, basta clicar na opção Bloqueio de conversa e uma tela será exibida para confirmar a ação.
Então, será necessário confirmar sua identidade com o Face ID (se você estiver no iPhone) ou com desbloqueio facial/impressão digital (se você usar um smartphone Android), e pronto, o chat será escondido das conversas normais e poderá ser acessado apenas pelo dono da conta.
E até as notificações ficam protegidas, tá? Ao recebê-las, o WhatsApp não mostrará seu conteúdo. Ficou fácil proteger conversas assim, né?
Quando conseguirei proteger conversas?
A Meta (antigo Facebook e dona do WhatsApp) está disponibilizando o Bloqueio de conversas aos poucos para todos os usuários, então não deve levar muito tempo para que você possa utilizá-la.
Outra novidade confirmada é que, em breve, também será possível escolher uma senha única para cada conversa, o que deve aumentar ainda mais a segurança. Isso evitará que a senha cadastrada para desbloquear a tela de seu celular seja a mesma para abrir o cofre das conversas escondidas.
A empresa tem investido bastante em segurança e além das conversas criptografadas, disponíveis desde 2016, também da possibilidade de bloquear o acesso ao aplicativo do WhatsApp inteiro, com o uso de senha, PIN ou biometria.
Se você quer saber mais sobre como tirar o máximo proveito do app, indo além de proteger conversas com senha, confira nosso post com Dicas e Truques do WhatsApp ou a matéria com 10 Dicas para tirar o máximo proveito do WhatApp Web.
Também veja nosso vídeo sobre como evitar ser hackeado no WhatsApp, logo abaixo:
O que achou do novo recurso? Diga pra gente nos comentários! E avise os seus amigos sobre a Proteção de conversas que está sendo lançada agora.
Veja também
Como ficar invisível no WhatsApp e remover o status de online
Com informações: Blog do WhatsApp.
Revisado por Glauco Vital em 16/5/23.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.