Demorou, mas a funcionalidade estará finalmente entre nós: em breve, todas as pessoas conseguirão editar mensagens no WhatsApp. O recurso já estava disponível no concorrente Telegram desde 2016, e evita que uma segunda mensagem seja enviada para corrigir a anterior.
A Meta anunciou que a possibilidade de fazer isso, agora no mensageiro verde, está sendo testada globalmente e chegará para todos em breve. Entenda como tudo funcionará agora mesmo.
Recurso era pedido há anos
Desde 2016, o Telegram permite que seus usuários, seja em conversas no privado ou em grupos com diversas pessoas, editem uma mensagem enviada. É uma forma mais simples (e mais rápida) do que simplesmente avisar que errou uma palavra e ter que mandar o conteúdo novamente.
Mas apenas em 2023 que um dos aplicativos mais utilizados em todo o mundo, ganhará a funcionalidade. Em postagem feita em seu blog de novidade, a Meta confirmou que, assim como no Telegram, uma aviso indicado que o que foi enviado foi anteriormente alterada, com a sinalização “Mensagem editada”. Veja o antes e depois:
O recurso é bem simples e da mesma forma que no Telegram. A atualização será mostrada para quem está do outro lado da conversa logo em seguida.
Mas há limitações: só será possível editar uma mensagem enviada em até 15 minutos após o envio.
Como editar mensagens do WhatsApp?
Liberada para uma pequena parcela de usuários, a possibilidade de reescrever uma mensagem no WhatsApp deve estar disponível para todos “nas próximas semanas”, segundo comunicado da Meta. O uso é bem simples: basta pressionar a mensagem que deseja alterar e escolher e opção “Editar” no menu exibido. Confira o exemplo:
Até o fechamento desta matéria, o recurso ainda não estava disponível no Brasil, mas iremos atualizá-la assim que for liberado.
Ainda não há informações sobre a versão necessária do aplicativo para Android e iOS para fazer o uso do novo recurso de editar mensagens, mas com toda certeza ele será útil para conversas no privado e em grupos com muitas pessoas.
O que achou da novidade? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
WhatsApp vai deixar você proteger conversas íntimas com senha
Com informações: Meta
Revisado por Glauco Vital em 22/5/23.