O WhatsApp Payments, a funcionalidade de pagamentos do WhatsApp Messenger, deve chegar ao Brasil ainda esse ano. De acordo com o Mark Zuckerberg, o serviço deve chegar a países em que o aplicativo tem grande base de usuários, como Brasil, México, e Indonésia e Índia. O serviço já estava disponível oficialmente nos Estados Unidos, e passou por alguns teste na Índia desde 2018, onde foi testada por mais de 1 milhão de usuários.
O WhatsApp Payments usará a estrutura do Facebook Pay, que permite enviar dinheiro no Messenger e no Marketplace e funciona com diferentes bandeiras de cartões de crédito e débito, e também da carteira virtual PayPal. Os usuários poderão usar o aplicativo para fazer transferências entre seus contatos e empresas que estão cadastradas no WhatsApp Business.
Zuckerberg diz ainda que os usuários poderão enviar dinheiro com a rapidez e a facilidade de enviar uma foto.
“Estou realmente animado com isso e espero que a função comece a ser lançada em vários países e que tenhamos progresso nessa área nos próximos seis meses”
Mark Zuckerberg, CEO do Facebook
De acordo com Zuckerberg, você só precisa inserir seu cartão de crédito uma vez e, em seguida, pode usá-lo para realizar transferências e pagamentos. Essa grande novidade foi anunciada durante a conferência com investidores sobre o resultado financeiro do quarto trimestre fiscal.
O WhatsApp Payments irá usar soluções locais
O CEO fez questão de deixar claro que esse serviço não tem relação com a criptomoeda que é administrada pelo Facebook e outro grupo de empresas. O WhatsApp Payments irá aproveitar as soluções locais de pagamento, como na índia onde utiliza a Unified Payments Interface (UPI), que é regulada pelo Banco da Reserva da Índia.
Acredita-se que por aqui, a empresa deve utiliza o sistema criado pelo Banco Central, que é o Sistema de Pagamentos Brasileiro. Este sistema, controlado pelo Banco Central, possibilita transações financeiras no Sistema Financeiro Nacional, e é composto, além do BC, pelos bancos e demais instituições financeiras.
Esse tipo de serviço de pagamentos e transferências não é nenhuma novidade para o consumidor brasileiro. O mercado vem sendo desenvolvido com aplicativos tais como Picpay, Recarga Pay, e mesmo o já antigo serviço de pagamentos Mercado Pago. Os apps de pagamento tem ficado cada vez mais populares entre os usuários de Smartphone, que estão pegando gosto pela maneira prática e simples de realizar pagamentos e transferências entre usuários, sem depender de horário bancário para a efetivação de transações. Com a popularidade do mensageiro no Brasil, o novo serviço tem tudo para ser um sucesso.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.