Aplicativos que fazem chamadas via internet já caíram no cotidiano até das gerações mais resistentes. Hoje, é relativamente comum ver familiares conversando com parentes distante via Skype, aplicativo que, por pior que seja (prefiro o Hangouts do Google), é quase onipresente em computadores e notebooks.
Na plataforma móvel, a coisa muda. O Skype até tentou migrar para os smartphones, mas não teve tanto sucesso. Bugs e inconsistências no seu funcionamento fizeram com que o serviço fosse menos usado do que outros concorrentes como o Viber, Line e WeChat.
E, agora, parece que essa briga ficará ainda mais interessante. Segundo o site AndroidWorld, há uma versão beta do Whatsapp, disponível no site oficial, onde já se pode ver os campos para registro de ligações feitas e recebidas. Isso seria indício de que o app, que já reina tranquilo como o mais utilizado serviço de mensagens instantâneas para smartphones e tablets, deve em breve oferecer chamadas via internet.
Complementando essa informação, o site Android Community, citando o CEO do Whatsapp, Jan Koum, informa que há tempos os desenvolvedores do serviço estão trabalhando para viabilizar as chamadas de voz, porém ainda enfrentam algumas dificuldades técnicas.
Segundo os rumores, o lançamento do serviço de chamadas de voz via internet já está atrasado, mas deve ser anunciado ainda no primeiro trimestre de 2015.
E este é o cataclisma que as operadoras de telefonia ainda não haviam sofrido por completo. Se o Whatsapp conseguir realizar o mesmo feito obtido com as mensagens instantâneas – que acabou com o uso do SMS em muitos telefones – será uma revolução para o consumidor, e uma enorme perda de receita para as operadoras.
O Whatsapp está disponível para as plataformas Android, iOS, Windows Phone, BlackBerry e Symbian. Para saber mais, visite esta página.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.