Depois de muita especulação, o pessoal do WhatsApp anunciou oficialmente o lançamento de uma versão web para o aplicativo de trocas de mensagens e arquivos. Com ele, será possível visualizar as conversas através do navegador de internet do seu computador.
Mas, pelo menos por enquanto, apenas usuários do Android, Windows Phone e BlackBerry poderão acessar o aplicativo na Internet. Para quem tem um iPhone, da Apple, a novidade não vai funcionar. Segundo Jan Koun, fundador do app, por limitações do sistema operacional iOS. Confira o comunicado divulgado por Koun:
“WhatsApp Web
Hoje, pela primeira, milhões de usuários como você terão a possibilidade de utilizar o WhatsApp no navegador do computador. Nossa versão para web é uma extensão do seu telefone: o navegador simplesmente reflete suas conversas e mensagens conforme estão no seu aparelho de telefone — ou seja, todas as suas mensagens ainda permanecem originalmente salvas no seu telefone.
Para conectar o seu navegador ao cliente web do WhatsApp, simplesmente abra a página https://web.whatsapp.com no seu navegador Google Chrome. Você verá um código QR — simplesmente escaneie o código usando o WhatsApp e você estará conectado. Seu WhatsApp do telefone deverá estar agora conectado ao WhatsApp Web. O seu telefone precisa estar conectado à internet para que o seu WhatsApp Web funcione e, além disso, certifique-se de que você possui a versão mais recente do WhatsApp disponível para o seu aparelho. Infelizmente, por enquanto, nós não podemos oferecer a versão web para nossos usuários de iOS devido a limitações da plataforma da Apple.”
A versão web funciona como um espelho do app de mensagens, refletindo todas as ações no computador do usuário. Automaticamente, o mensageiro encontra todos os contatos da lista telefônica. Mas na versão do computador não é possível adicionar novos contatos pelo computador.
Para usar o serviço é preciso digitalizar um código QR e ter a última versão do WhatsApp instalada. Apenas o navegador Google Chrome está habilitado para a função, ou seja, nada de Safari, Firefox ou Internet Explorer.