Whatsapp começa a testar chats de voz para até 32 pessoas. Recurso vai evitar envio de notificação para todos os usuários e chega em breve; ferramentas de segurança também foram introduzidas

WhatsApp começa a testar chats de voz para até 32 pessoas

Avatar de victor pacheco
Recurso vai evitar envio de notificação para todos os usuários e chega em breve; ferramentas de segurança também foram introduzidas

Já disponível no Telegram, quem tem acesso ao WhatsApp Beta do Android acaba de receber ao recurso de voz que permite que pessoas conversem sem a necessidade de realizar chamadas convencionais. Os chats de voz, que lembram o aplicativo Clubhouse e os Spaces do Twitter, devem chegar em breve para todos.

Outra novidade que também chega em breve para todos os usuários são as ferramentas de segurança, que poderão ser ativadas sempre que você receber mensagens de um número desconhecido. Veja todas as informações agora mesmo.

Chats de voz para todos em breve

Pessoas que estão inscritas no programa de testes do WhatsApp para Android e possuem a versão 2.23.16.19 instalada em seus smartphones começaram a receber uma funcionalidade que abre salas de voz em seus aplicativos. Quando um novo chat de voz for aberto em um grupo, qualquer pessoa poderá entrar e ouvir o que está sendo debatido, assim como participar dos chats de voz.

Exemplo dos chats de voz do whatsapp
Uso lembra interface do Telegram (Foto: Reprodução/WAPBeta Info)

As regras iniciais mostram que até 32 pessoas podem estar na mesma sala de áudio da Meta, e, quando a funcionalidade for ativada em um grupo, uma notificação de chamada não será enviada para todos os participantes. Isso acontece quando uma nova ligação é iniciada. Em vez disso, uma pequena notificação silenciosa aparecerá na barra de notificações do celular.

Outra confirmação é que tudo o que for conversado dentro dos chats de voz do WhatsApp terá criptografia de ponta a ponta. Na prática, apenas quem estiver dentro da sala de voz ouvirá o que for discutido, sem gravações salvas nos servidores da Meta.

Caso um bate-papo seja iniciado e ninguém entre em até 60 minutos, ele será encerrado automaticamente. Mas a qualquer momento, qualquer administrador pode começar um novo chat de voz para começar a conversar.

O recurso deve ser liberado aos poucos para usuários com a versão estável, mas ainda não tem uma data de lançamento definida. A novidade está sendo testada desde março de 2023, mas apenas agora foi liberada para mais pessoas. É esperado que o lançamento público esteja mais próximo do que imaginamos.

Ferramentas de segurança

Outra novidade que está sendo testada para levar ainda mais tranquilidade para os usuários são as Safety Tools traduzidas automaticamente como Ferramentas de segurança. Na prática, sempre que alguém que você não possui o contato salvo mandar mensagem, algumas ações rápidas para bloquear ou denunciar o número serão exibidas assim que abrir o chat. Veja este exemplo:

Exemplo das ferramentas de segurança do whatsapp
Ferramentas ajudam a evitar que você fale com desconhecidos (Foto: Reprodução/WAPBeta Info)

Dicas também serão enviadas pela Meta nas ferramentas de segurança. A empresa alerta que o nome e foto de perfil são definidas pelo usuário e ela não controla isso. Uma verificação do DDI (código do país) também é recomendada antes de você iniciar a conversa. E mesmo que você abra o chat, a confirmação de leitura só será enviada (caso esteja ativada em seu perfil) se as ferramentas forem dispensadas.

As ferramentas estão disponíveis para testadores beta que instalaram a atualização mais recente do WhatsApp beta para iOS a partir do aplicativo TestFlight e deve ser lançada para mais pessoas nos próximos dias, mas uma data certa para isso acontecer ainda não foi divulgada.

A gente lembra que o Showmetech já desenvolveu uma matéria completa sobre como aumentar a segurança no WhatsApp e dicas sobre o que fazer caso sua conta tenha sido hackeada. Não deixe de conferir!

O que achou das duas novidades que chegam em breve ao mensageiro da Meta? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Como usar a inteligência artificial LuzIA no WhatsApp e Telegram

Com informações: WABeta Info (1 e 2)

Revisado por Glauco Vital em 7/8/23.


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados