Você recebe um convite para um jantar de uma misteriosa empresa. Ao chegar no restaurante, é confrontado com uma experiência surrealmente futurista. O melhor de tudo: na sequência, você recebe um menu personalizado de acordo com os seus gostos. Foi justamente esta a proposta da HBO ao organizar uma ativação na CES 2020, para ajudar os convidados a se aproximar ainda mais de um futuro guiado pela tecnologia, sob as discussões de Westworld.
O evento foi mais do que uma espiada na próxima temporada da série, que sairá este ano ainda sem data específica, indo de interações desconfortáveis a uma crítica sobre privacidade online.
Jantar de amanhã
Sob o convite de “o futuro está aqui“, o público precisou preencher formulários informando sobre perfis de redes sociais, rotina alimentar e perguntas indelicadas como “você se sente ansioso sobre o futuro?”. De quebra, houve comentários bem humorados e ao mesmo tempo assustadores sobre o nosso futuro tecnológico – dessa vez, não-fictício.
Os convidados relataram serem abordados por desconhecidos que fingiam intimidade, perguntando especificamente sobre times esportivos em comum, marcas de calçados preferidos, nomes de namorados(as) e até mesmo sobre o bicho de estimação. Coisas de até cinco anos atrás. Os estranhos ainda sugeriam interações, como “vocês dois gostam de futebol, deveriam conversar mais” (e se isso não soa robótico o suficiente para você, recomendamos que você fique atento com o poder da inteligência artificial!).
Claro, as informações foram adquiridas pela organização assim que os guests preencheram os formulários indicando os perfis do Twitter e Instagram, e a experiência toda só provou como é fácil descobrir sobre a vida de alguém com um simples stalk superficial. Detalhe: a ideia de anfitrião (host) e convidado (guest) é um fator recorrente na série, e essa foi uma ótima forma de provar o potencial visto em cena.
O mais interessante é que todo o evento foi organizado sob o nome de uma empresa fictícia chamada Incite Inc. A seguir, explicamos tudo o que sabemos sobre ela.
Muito Black Mirror?
A palavra mais dita, tanto nas redes sociais como no material de divulgação na CES, é a tal Incite Inc., a empresa fictícia que pelo jeito será um pilar na nova temporada. Foi criado até mesmo um site da marca, onde você pode se inscrever para receber atualizações via e-mail. Em algum momento deste ano, especula-se que textos sobre este universo ou até mesmo a data de lançamento para a terceira temporada sejam publicadas por lá – algo formal, como “nos vemos em 15 de outubro”.
Tendo em mente que a própria HBO recentemente já preparou conteúdo de jogo de realidade aumentada (famoso conceito abreviado como ARG) para a série Watchmen, com documentos novos enriquecendo cada episódio, é de se esperar que a série futurista de robôs também ganhe algo similar. Outro indício forte disso é justamente Westworld já ter um site do parque, que encontra-se desativado (se você viu a 2ª temporada, sabe bem o motivo), e também há uma versão online da empresa Delos.
Ao que tudo indica, em específico pelo comercial da empresa, a Incite deve ser uma concorrência direta ou até mesmo uma evolução da Delos, que cuidava do parque de diversões proporcionando uma aventura onde o público podia “escolher sua aventura”.
Westworld da vida real
Na segunda parte do evento, foi apresentado uma espécie de “TED Talk“, misturada ao já familiar clima de apresentações das gigantes ao longo da CES, guiado por uma mulher que se identificou como líder de desenvolvimento da Incite. A empresa vendeu a ideia como se fosse um serviço digno de esquema de pirâmide, mergulhando na grande proposta de basicamente controlar a sua vida.
A proposta da marca é coletar dados pessoais e analisá-los para calcular “diferentes caminhos” na vida das pessoas. Então se hoje, por exemplo, o cliente estiver infeliz, ele pode ter certeza de que o futuro não será ditado pelo passado, mas pelas escolhas que ele fará a partir de agora. É isso que irá te definir.
“Nos dê seus dados, e os daremos garantias. […] Você nos dá informações, e nós iremos apagar todas as dúvidas. No caminho a este futuro, este mundo melhor… a única decisão que você precisa fazer é a gente”
Atriz contratada, uma das líderes da Incite
A CES também já foi palco para experiências interativas/imersivas de Altered Carbon, da Netflix, que levou “corpos” crescidos em laboratório em pleno hall do evento, e é similar ao que costuma acontecer em outros eventos, como a Comic-Con de San Diego (SDCC).
Mesmo sem data de estreia, a única referência que podemos ter para a 3ª temporada de Westworld é o intervalo entre cada lançamento: a primeira temporada foi ao ar entre outubro e dezembro de 2016, e a segunda entre abril e junho de 2018. Assim, com 16 meses de diferença, podemos calcular que a nova temporada chegue em outubro deste ano.
Antes da segunda temporada ir ao ar, a data foi oficialmente anunciada com um trailer, exatamente dois meses anteriores à estreia. Ano passado, a data de Watchmen, por exemplo, só veio cerca de um mês antes. De qualquer forma, com a escala que a divulgação da HBO tem tomado, podemos esperar por mais alguns meses antes de conhecer os poderes distópicos da famosa Incite.
Há trechos de Westworld na compilação do que esperar de melhor na HBO este ano, incluindo imagens dos lançamentos The Outsider e Lovecraft Country, e das novas temporadas de Euphoria e Barry. Para qual série você está mais ansioso(a)?
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.