Índice
O Showmetech TRIO é um compilado com as notícias mais interessantes da semana.
Hoje falaremos sobre algumas das novidades da Apple no finalzinho de outubro. A empresa apresentou um novo iMac com o poderoso chip M4, o mesmo presente no iPad Pro lançado em maio. Além disso, também liberou a atualização iOS 18.1, com recursos da Apple Intelligence, a plataforma de inteligência artificial da Apple.
Confira todos os detalhes, preços e disponibilidade no Brasil, agora mesmo.
iMac com chip M4
A começar pelo novo PC all-in-one da empresa de Cupertino, o iMac 2024 chega com um processador M4, visto pela primeira vez em maio deste ano no iPad Pro.
A Apple promete que este processador entrega até 1,7x mais rapidez em tarefas diárias e desempenho 2,1x maior em trabalhos mais exigentes, como edição de fotos e jogos, em comparação com o iMac lançado anteriormente. O modelo também tem suporte para a plataforma Apple Intelligence.
O chip M4 tem uma CPU de 8 núcleos e GPU de 8 núcleos, ou CPU de 10 núcleos com GPU de 10 núcleos, ambas com Neural Engine de 16 núcleos. Ele trabalha com 16 GB, 24 GB ou 32 GB de RAM e 256 GB, 512 GB, 1 TB ou 2 TB de armazenamento.
O novo iMac chega ao mercado com até quatro conexões Thunderbolt 4 para transferir dados em alta velocidade, dependendo da versão, permitindo conectar unidades de armazenamento extras, docks e até dois monitores externos de 6K. O computador também suporta Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.3.
Apesar de ser uma atualização, a Apple optou por manter a tela Retina de 24 polegadas com resolução 4,5K, mas agora essa tela tem uma camada de vidro, chamada de nanotextura. Essa novidade permite a redução de reflexos em locais com alta iluminação para que você trabalhe sem interferências que possam atrapalhar a entrega final.
Além disso, o iMac com M4 chega ao mercado com uma webcam de 12 MP com suporte ao DeskView, que permite usar o iPhone como webcam, caso necessário. O modelo também tem três microfones para que suas videochamadas tenham a melhor qualidade possível.
Será possível comprar o novo iMac nas cores amarelo, azul, rosa, roxo, prata, verde e laranja. Os preços variam a depender da configuração escolhida no site da Apple, mas a versão mais simples custa R$ 15.499.
O iMac 2024 já está disponível para pré-venda no site da Apple e a empresa informa que os envios começam a partir de 8 de novembro.
Lançamento do iOS 18.1
Disponível para todas as pessoas que possuem um iPhone XS ou versões mais recentes, o iOS 18.1 finalmente foi liberado após ficar quase um mês em beta.
Entre os novos recursos, quem tiver o iOS 18.1 tem acesso à uma nova central de controle, além da função que permite deixar ícones em tons padronizados que agora também aplica os novos efeitos aos widgets da tela inicial.
Uma ferramenta nativa de gravação de ligações telefônicas também está presente no novo sistema operacional da Apple. O modo Espelhamento do iPhone, que permite transferir arquivos rapidamente entre o aparelho e um Mac com macOS Sequoia 15.1 ou superior, também está no pacote de novidades lançado hoje.
Por fim, a Apple finalmente liberou o iPhone para concorrentes do Apple Pay, como uma forma de permitir que outras carteiras digitais sejam usadas pelos usuários. Com isso, o uso do Apple Wallet passa a ser opcional, em vez de ser obrigatório.
Quem quiser usar as novas funcionalidades e tiver um aparelho compatível com o iOS 18.1 já pode fazer a atualização. Para isso, basta acessar os Ajustes, em seguida clicar em Geral.
Ao clicar em Atualização, você verá a nova versão disponível para download e instalação. A gente lembra que sempre vale a pena fazer o backup de seus dados para nada ser perdido no caso de algum erro. Já ensinamos como fazer isso em uma matéria completa, não deixe de conferir.
Lançamento do Apple Intelligence
Com o lançamento do iOS 18.1, quem tiver um iPhone 15 Pro, iPhone 15 Pro Max ou um dos novos iPhones 16 lançados este ano pode fazer o uso dos recursos. Já no iMac, ela chega primeiro ao macOS Sequoia 15.1 em inglês e terá a integração do ChatGPT a partir de dezembro. Donos dos iPad Pro e iPad Air também receberão acesso ao Apple Intelligence.
Entre as novidades, será possível ter acesso à ferramentas de escrita por meio da funcionalidade Rewrite, em diferentes entonações e diversos aplicativos, como o bloco de notas e Slides.
A Siri finalmente tem maior naturalidade na conversação. Nesta primeira versão da Apple Intelligence, ela consegue entender comandos mesmo que haja falhas na dicção, além de ensinar como usar algumas funcionalidades do sistema, como por exemplo, a fazer uma captura de tela.
Já falando da função Priority, as notificações serão organizadas por ordem de prioridade. Também há uma funcionalidade que cria resumos do que você recebe, sem a necessidade de abrí-las.
E temos o Stay Focus, que mantém o sistema operacional livre de interrupções, ideal para aqueles momentos em que é necessário focar em uma tarefa.
Finalizando as novidades, há um recurso de transcrição e resumo de gravações de áudios de voz. O recurso também poderá ser usado em chamadas de voz, com sumários sendo criados em tópicos assim que a ligação desligar.
Após muita espera, os usuários de iOS finalmente possuem uma ferramenta nativa para apagar intrusos das fotos tiradas pelos iPhones. Com o nome de Clean Up, ou Limpeza, em tradução livre, agora basta clicar no que deve ser apagado para que as fotos fiquem limpas para serem postadas onde você quiser.
O aplicativo Fotos do iPhone também ganhou recursos de pesquisa. Basta descrever, por meio de comandos de texto, como é a foto ou vídeo que você quer e esperar que o sistema operacional faça o trabalho de busca.
Outra novidade é a função Memórias, que consegue criar vídeos mais criativos após uma rápida seleção. Será interessante usar isso em viagens e momentos especiais.
Neste primeiro momento, o Apple Intelligence foi liberado com apenas alguns recursos. Até dezembro deste ano, o processamento de dados voltado para aprimorar a privacidade dos usuários e otimizar a criação de emojis será liberado.
Vale lembrar que, por agora, a plataforma de IA está disponível apenas em inglês. Uma atualização em português foi confirmada pela Apple para 2025, mas uma data específica não foi mencionada. Vamos acompanhar de perto.
O que achou de todas as novidades da Apple? Diga pra gente nos comentários!
Lembrando que a empresa ressaltou que mais novidades sobre Macs e Macbooks, possivelmente com o chip M4, serão divulgadas ainda nesta semana. Acompanhe nossas postagens para ficar por dentro de todas as novidades.
Veja o vídeo
Veja também
Com informações: Apple (1, 2 e 3)
Revisão do texto feita por: Daniel Coutinho em 29/10/2024
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.