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Quando dezembro chega uma enxurrada de retrospectivas invadem a internet. Memórias dos meses anteriores chegam aos montes para nos lembrar do que vivemos naquele ano. Por outro lado, a Pantone que trabalha na área de design, olha além: em dezembro a empresa costuma ditar qual será a cor do ano seguinte. E para 2023 já há um veredito, a cor Viva Magenta.
Tom avermelhado para 2023
Neste ano de 2022 a cor definida pela Pantone foi a Very Peri, uma cor que é possível identificar tons de roxo, principalmente. E agora estamos migrando para a era do Viva Magenta, em tons mais avermelhados. A própria Pantone descreve essa cor como um tom carmesim matizado que equilibra calor e frio.
A escolha do Pantone Color Institute visa refletir as últimas tendências em vários setores, incluindo moda, beleza, tecnologia, design e decoração, temas que estiveram e estão em alta no momento. Por conta do início da pandemia, as últimas cores, como a do ano passado, foram menos vibrantes, já que procuravam passar sensações de calma ou de esperança.
Agora, com a diminuição da gravidade da pandemia, Viva Magenta representa segurança, confiança e conexão em um mundo que aos poucos tenta se recuperar, de acordo com Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute.
Estamos vivendo em uma época pouco convencional. A única coisa que se tornou convencional é a não convencionalidade disso. Embora tenha havido tantas coisas que influenciaram nosso pensamento, tantas coisas influenciaram e impactaram o que aconteceu e o mudanças que tivemos que fazer, não há dúvida de que a influência predominante foi a Covid.
Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute sobre a decisão da cor de 2023 de acordo com a empresa.
Cor inspirada na natureza
Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute, disse que a tonalidade foi inspirada no corante vermelho natural derivado de pequenos insetos chamados cochonilhas. Leatrice diz que à medida em que os mundos virtuais se tornam uma parte mais proeminente de nossas vidas diárias, é preciso que as pessoas procurem inspiração na natureza e no que é real. A diretora ainda acrescentou: “Enraizado no primordial, o Viva Magenta nos reconecta à matéria original. Invocando as forças da natureza, galvaniza o nosso espírito, ajudando-nos a construir a nossa força interior.”
O anúncio deste ano é acompanhado por uma nova exposição em Miami que abre ao público no sábado (3). Apelidado de “Magentaverse“, ele explora a dinâmica entre Inteligência Artificial e criatividade humana por meio de salas interativas com experiências visuais, auditivas e táteis ligadas ao Viva Magenta.
A Pantone é conhecida por criar o Pantone Matching System, que é usado para identificar e combinar cores em setores como impressão, design gráfico e moda. Ele nomeou a cor do ano anualmente por mais de duas décadas.
“O Magentaverso”
“Vibrando com energia e vigor, uma sombra enraizada na natureza descendente da família vermelha
demonstrando um novo sinal de força”, é com essa frase que a Pantone introduz o conceito da nova cor para 2023. Aproveitando o espírito experimental do Viva Magenta, por ser uma tonalidade criada para o próximo ano, a Pantone explora a dinâmica entre Inteligência Artificial e criatividade humana para criar “O Magentaverso”.
O nome completo da cor é “18-1750 Viva Magenta” e ela chega para escrever uma nova narrativa. A intenção é trazer sentimentos como a própria cor: corajosa e destemida, uma cor pulsante que é exuberante, promovendo otimismo e alegria.
A própria imagem que a Pantone utilizou na divulgação da nova cor em suas redes sociais — como na imagem em destaque dessa matéria — traz uma alusão de imagem criada por Inteligência Artificial num rosto humano. A imagem mostra um semblante de rosto humano com um olho, boca e bochecha. Acertou em cheio, já que um dos assuntos mais comentados ultimamente são as criações de imagens via Inteligência Artificial.
E você, o que achou da decisão da empresa? Gostou da nova cor para o ano que vem? Conta para a gente nos comentários!
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Fonte: CNN.
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