O vídeo de “Gangnam Style” liderou a lista dos mais vistos no YouTube este ano, num período em que os trabalhos profissionais ganharam em popularidade os videos amadores, que, originalmente, tornaram o site famoso.
“Quase todo o material na lista deste ano foi produzido por talentos criativos ou profissionais, para o público da internet”, explicou à AFP o diretor de tendências do YouTube, Kevin Allocca, pouco antes da divulgação dos resultados, nesta segunda-feira.
“É diferente de anos anteriores, quando os vídeos caseiros ou coisas divertidas gravadas com câmeras de celular foram os maiores sucessos”, assinalou.
O videoclipe “Gangnam Style”, do cantor sul-coreano Psy, tornou-se o vídeo mais visto de todos os tempos, podendo chegar a 1 bilhão de acessos até o fim do ano. Na manhã desta terça-feira, já havia sido visto por 971,5 milhões de pessoas.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=9bZkp7q19f0]Em segundo lugar, estava o videoclipe “Walk Off the Earth”, uma reedição do sucesso da canção de Gotye, em que cinco pessoas a interpretam com um violão. O vídeo “Kony2012”, parte do viral para colocar o acusado de crimes de guerra Joseph Kony sob o peso da Justiça, foi o terceiro mais visto no YouTube.
O quarto lugar na lista do YouTube ficou com o vídeo “Call Me Maybe” protagonizado por Justin Bieber e Selena Gómez. A série “Epic Rap Battles of History”, que apresenta um suposto Barack Obama frente a uma encarnação de Mitt Romney num debate em versão rap, ficou em quinto na lista do YouTube.
O restante da lista dos 10 vídeos mais vistos inclui uma ação publicitária para promover um canal de TV, o violino de Linsdey Stirling em versão eletrônica (dubstep), um vídeo do comediante Emmanuel Hudson, a reação de um pai a uma publicação da filha no Facebook, e o salto em queda livre de Felix Baumgartner da estratosfera.
O YouTube também acompanha a forma como as pessoas assistem aos vídeos. Os smartphones, tablets e redes sociais são as formas de acesso preferidas, segundo Alloca. No total, 4 bilhões de horas de vídeo são assistidas mensalmente no YouTube, segundo o portal, de propriedade da Google. Para determinar os vídeos mais vistos, são usados critérios baseados em buscas, remixes, paródias e outros fatores, juntamente com o número de vezes em que eles foram acessados.
Da AFP | [email protected]
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.