Vídeo promocional do novo ipad da apple

Vídeo do novo iPad da Apple gera polêmica; entenda

Avatar de wanessa alves
Um anúncio para divulgar as possibilidades dos novos iPads, publicado na conta do CEO Tim Cook, causou revolta no X essa semana. Entenda

No início deste mês, a Apple anunciou o lançamento do novo iPad Pro. O produto chama atenção por trazer novos recursos e um design inovador, além de, segundo a marca, atender aos parâmetros de sustentabilidade estabelecidos por ela. No entanto, o último vídeo promocional do novo iPad, publicado pelo CEO Tim Cook, é visto por muitos como contrário à proposta ambiental defendida pela marca nos últimos anos.

Campanha de lançamento do iPad Pro

No vídeo, diversos equipamentos eletrônicos novos, livros, instrumentos musicais e objetos relacionados à produção artística são esmagados por uma prensa hidráulica para dar lugar ao iPad Pro. A ideia implícita no vídeo é que o iPad pode substituir todos os itens esmagados, concentrando todos os recursos para criação em um único dispositivo.

Na legenda, Tim Cook descreve o iPad Pro como “o produto mais fino que já criamos, a tela mais avançada que já produzimos, com a incrível potência do chip M4. Imagine todas as coisas que ele será usado para criar”

Nos comentários da publicação, muitas pessoas questionaram o CEO sobre o simbolismo por trás do vídeo, aonde destruir ferramentas de criatividade para condensá-las em um dispositivo digital não é a melhor forma anunciar um iPad. Um dos usuários disse: “Sou um criador, um artista tradicional, usuário de Macintosh há muitos anos, mas nunca entendi por que precisaria de um iPad, e essa destruição é extremamente desagradável e nunca me convenceria do contrário.” [comentário traduzido]. 

Após a má repercussão do vídeo, o vice-presidente de comunicações de marketing da Apple, Tor Myhren, disse em entrevista ao Ad Age que a marca errou e lamenta por isso. 

A criatividade está em nosso DNA na Apple e é extremamente importante para nós projetar produtos que capacitem os criativos em todo o mundo. Nosso objetivo é sempre celebrar a infinidade de maneiras pelas quais os usuários se expressam e dão vida às suas ideias através do iPad. Erramos o alvo com este vídeo e lamentamos.

Tor Myhren, vice-presidente de comunicações de marketing da Apple

Promessa de responsabilidade ambiental

Em 2021, a Apple anunciou o projeto Apple 2030, cujo nome remete à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Esta agenda estabelece metas e objetivos para que os países se desenvolvam de forma sustentável.

Nessa mesma linha, a empresa norte-americana definiu metas para a produção sustentável de todos os seus produtos, incluindo os novos iPads. A Apple optou por substituir matérias-primas tradicionais por materiais reciclados e renováveis, além de utilizar energia limpa, com o objetivo de eliminar a emissão de dióxido de carbono até 2030.

Ao todo, 175 fornecedores da Apple farão a transição para o uso de energias renováveis, e a empresa junto com seus fornecedores gerarão mais de 9 gigawatts de energia limpa globalmente. Essas medidas evitarão a emissão de 18 milhões de toneladas de CO2 equivalente por ano, o que corresponde a retirar mais de quatro milhões de carros de circulação anualmente.

Projeto Apple 2030

Em 2023, a multinacional reforçou seus compromissos com o desenvolvimento sustentável. Em uma das iniciativas, a Apple divulgou um vídeo no qual ‘convida’ a Mãe Natureza para uma reunião a fim de apresentar as inovações da empresa em sustentabilidade.

Novo iPad Pro 

Vídeo promocional do novo ipad da apple
Divulgação: Apple

O novo iPad Pro, lançado neste mês, é a nova aposta da Apple. O tablet é equipado com o processador M4 — chip de última geração da Apple–, tela OLED em camada dupla e oferece até 2TB de armazenamento interno. Além dos recursos tecnológicos, o iPad chama atenção pela sua espessura de 5,1 mm e por ser bastante leve, pesando 445 gramas no modelo de 11 polegadas e 579 gramas na versão de 13 polegadas.

Segundo a Apple, o iPad Pro é feito com matérias-primas 100% recicladas, como o alumínio usado na estrutura, ímãs, ouro e até mesmo o estanho utilizado na solda de várias placas de circuito impresso.

“O novo iPad Pro atende aos altos padrões da Apple para eficiência energética e não contém mercúrio, retardadores de chama bromados, nem PVC. A embalagem é composta por 100% de fibras, o que coloca a Apple mais próxima do seu objetivo de eliminar o plástico de todas as embalagens até 2025”, descreve.

O que você achou da divulgação do novo tablet? Conte aqui nos comentários.

Fonte: Apple

Veja também: 

Novo iPad Pro (2024) é lançado com processador M4 da Apple

Apple M4: novo chip é anunciado durante evento de iPads

Revisado por Glauco Vital em 13/5/24.


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados