Índice
Um dos assuntos mais comentados em 08 de março, Dia Internacional da Mulher, é o vídeo de um robô saudita que leva o nome de Muhammad, que tocou uma repórter sem o seu consentimento. O modelo é voltado para substituir humanos em fábricas, em atividades perigosas. Entenda o caso:
A repercussão negativa do robô saudita
Um vídeo de sete segundos gravado em Riade, capital da Arábia Saudita, está dando o que falar. Durante a segunda edição da DeepFest, famosa feira de tecnologia para a apresentação de novidades para o mercado árabe, Muhammad, desenvolvido pela QSS Systems, ele fez um movimento um tanto indevido. Assista abaixo:
O mais interessante do vídeo é que assim que percebe o movimento indevido, a repórter Rawya Kassem faz um movimento para ele não continuar o que está fazendo, demonstrando indignação de forma singela. Até o fechamento desta matéria, o vídeo já havia sido reproduzido mais de um milhão de vezes.
Muitos internautas ficaram chocados com o comportamento de Muhammad, mas outras pessoas também entenderam que ele foi programado para fazer aqueles movimentos e a repórter apenas estava no local errado e na hora errada. Assista a outro vídeo do robô saudita:
Conhecendo o Muhammad
Desenvolvido pela QSS Systems, o Muhammad é a versão masculina da Sara, desenvolvida pela mesma empresa e lançada em 2023. O humanoide foi desenvolvido para realizar “atividades perigosas e que exigem precisão e tem como objetivo aumentar a segurança e a produtividade em todos os setores”. Ele também é bilíngue (fala árabe e inglês) está pronto para ajudar em diversas tarefas.
Já falando sobre a Sara, a primeira humanoide da Arábia Saudita foi lançada no ano passado e é programada para reconhecer e falar diferentes dialetos do local que for colocada para trabalhar. Ela também tem autonomia para responder perguntas e dançar. Assista a este vídeo:
A ideia da QSS Systems é colocar o Muhammad para trabalhar em empresas e fábricas de diversos mercados, uma vez que ele conta com recursos de inteligência artificial que permitem o aprendizado contínuo. O grande problema nisso tudo é que já em sua primeira semana de interação com o mundo real, o robô saudita não está sendo bem recepcionado (e nem está se comportando de forma educada).
O que diz a desenvolvedora?
Em sua postagem agradecendo os visitantes no estande da DeepFest, a QSS Systems não comentou o incidente que aconteceu no dia 04 de março. Procurada por sites internacionais, a empresa não respondeu às perguntas dos jornalistas. Atualizaremos a matéria quando o pronunciamento (e se) for feito.
Você acredita que o robô realmente fez isso de propósito? Aconteceu algum erro de programação ou mais algum motivo pode ter desencadeado este comportamento? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
OpenAI, Microsoft e outras empresas estão investindo em robôs humanoides
Com informações: Strait Times l Hindustan Times l Mashable ME
Revisado por Glauco Vital em 8/3/24.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.