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No início deste mês, a grande varejista do mercado brasileiro Via S. A. — das lojas Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br — trocou seu nome para Grupo Casas Bahia. Com essa mudança repentina, a marca conhecida por milhões de brasileiros buscará mais eficiência e lucratividade, além de afirmar valores bastante condizentes com os tempos atuais e seu posicionamento no varejo. Saiba mais a respeito da notícia e das novas estratégias da companhia a seguir.
Reestruturação da companhia
A mudança rápida e súbita ocorre junto de um movimento grande da varejista em direção a seu plano de reestruturação, que acontece desde o início de 2023. A reestruturação visa otimizar seu tempo, estratégias e custos logísticos, trazendo melhores experiências online e reorganizando a disposição administrativa e contábil da empresa, por exemplo. O plano terá como objetivo trazer mais eficiência ao grupo, com muito foco no que gera resultados mais efetivos.
Dentro do mesmo plano, Renato Franklin, seu novo CEO, ruma a um modelo sustentável de negócios, que ficará em vigor até 2025, visando um balanço mais equilibrado de receita e de custos que a companhia tem como um todo.
“Definimos o que dá dinheiro rápido e vamos explorar isso. Aquilo que não dá, vamos deixar para depois. Revisamos os projetos, a estrutura de custos, as prioridades. A ordem é tomar medidas para ter caixa positivo e, sobrando recursos, lá na frente, numa segunda etapa, teremos um projeto maior de crescimento”
Renato Franklin à Pipeline Valor, do Portal G1.
Ainda que “sustentabilidade” seja um termo adequado para as economias do grande grupo, muitos sacrifícios foram feitos em prol dos seus lucros. Somente neste ano, 25% das pessoas trabalhadoras da varejista perderam seus empregos, chegando a 6 mil pessoas até agosto, e mais de 20 lojas tiveram suas atividades encerradas, além de mais 50 que poderão ter suas portas fechadas (dependendo dos resultados). Dentre essas todas, a enorme unidade do centro de São Paulo, localizada no térreo do antigo prédio da Mappin (Praça da Ramos de Azevedo), foi fechada recentemente.
A loja online da Casas Bahia, hoje, possui um faturamento equiparado, crescente e até lidera no varejo do país em certas categorias, como em smartphones e telefonia. Aproveite para conhecer os melhores smartphones 5G para comprar em 2023 aqui no Showmetech.
Novos ares
Contudo, a varejista anuncia hoje sua nova identidade visual, rebuscando significados marcantes das décadas passadas. A frase “dedicação total a você” voltará aos holofotes de comerciais e anúncios, sendo algo tanto chamativo quanto saudosista. Tais palavras vão ressaltar seu símbolo forte em crédito para os consumidores das Casas Bahia, além de muito carinho e atenção em todas as suas jornadas de compra.
Não apenas focada em retomar direções fortíssimas de marketing da companhia, ela está alterando seu próprio nome hoje. Conhecida como Via (antiga Via Varejo), responsável pelas lojas Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br, agora passará a se chamar “Grupo Casas Bahia”.
O objetivo principal da mudança será, justamente, apelar à lembrança de muitas e muitos e trazer simplicidade e facilidade cognitiva para o dia a dia das pessoas do Brasil. Afinal, Casas Bahia é um nome muito mais notável e é uma loja famosa, mais reconhecível na mídia e nas ruas afora, em decorrência dos anos anteriores e de muitos outros motivos mais.
Além disso, o mesmo garoto-propaganda “de sempre” está de volta e deverá marcar presença em vários comerciais, peças de publicidade e demais produtos publicitários. Certamente você, leitora ou leitor, deve se lembrar do seu rosto tão memorável.
Você pode ter visto (ou não)
Para aproveitar o anúncio da nova identidade visual, a companhia ainda resgatou seu garoto-propaganda, que fez parte de muitas épocas da sua publicidade, o Fabiano Augusto. Por isso, houve uma divulgação ampla pela internet do “Vai pra Onde Fabiano?”, fazendo mistério e até uma experiência gamificada com várias pistas, para que as pessoas descobrissem sua “nova-velha” casa. Quem não se lembra do “quer pagar quanto?”?
A empreitada de marketing endossa o saudosismo aos comerciais de antigamente, reforçando ainda mais sua identidade visual, a qual, supostamente, as pessoas têm mais recordações a respeito da loja. Pessoas estas que viveram, principalmente, nos anos 1990 e 2000.
Com isso tudo, o Grupo Casas Bahia irá reforçar completamente seu significado na vida de milhões de brasileiros, enfatizando valores como a simplicidade, a inclusão e a confiança. É com essa clareza, inclusive, que buscará maior eficiência em vendas e em suas operações, unificando toda a mensagem final.
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Revisado por Glauco Vital em 10/9/23.
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