A Microsoft, que recentemente anunciou a “morte” do Windows Phone, mudando sua estratégia para a produção de apps, liberou uma versão beta do seu navegador, o Microsoft Edge, para o sistema Android.
O browser já havia sido liberado tanto para o Android quanto para o iOS, mas somente para membros do programa Windows Insider, que permite aos seus membros testar os novos softwares da empresa antes do lançamento oficial. Agora, o navegador chega a todos os usuários!
Como faço para baixar?
O Microsoft Edge ainda não está listado na Google Play. Sendo assim, se você utilizar o campo de busca não conseguirá encontrar o app. Caso você queria baixar, clique aqui e acesse o link oficial.
Teoricamente, apenas internautas dos EUA podem baixar o Edge por meios oficiais (através da Play Store). No entanto, caso você esteja impedido e queira muito testá-lo, aqui vai APK prontinho para ser instalado.
O que a versão móvel oferece?
O Microsoft Edge em sua versão móvel é baseado no mecanismo de renderização Google Blink, o mesmo utilizado no Chrome. Já na versão desktop, a Microsoft utiliza o EdgeHTML. De acordo com a companhia, essa variação fica a cargo da plataforma em que o browser foi pensado, e que, no caso da versão mobile, o Google Blink seria a melhor opção.
Como a Microsoft não conseguiu desenvolver a integração entre smartphones e PCs com Windows 10, devido ao fracasso da sua divisão móvel, a saída foi oferecer uma ‘simbiose’ entre sistemas concorrentes e computadores com o Windows.
Com isso, o principal recurso dessa versão do Microsoft Edge é o “Continue no PC”, que também está presente no recém-lançado Microsoft Launcher. Com esse recurso é possível, por exemplo, abrir uma página no smartphone e continuar a leitura no PC (e vice-versa).
Contudo, para essa integração funcionar corretamente, é necessário que o computador em questão esteja com a última atualização do Windows 10, mais conhecida como Fall Creators Update.
O navegador também funciona como um leitor nativo de arquivos PDF, e-PUB. Também é possível navegar de forma anônima, com o modo In Private. O Mecanismo de busca padrão do browser é o Bing, mas é possível fazer a troca. Por enquanto as buscas por voz podem ser feitas somente em inglês.