Índice
A tão aguardada noite da sétima da arte chegou! Neste domingo (12), acontece a 95ª edição da cerimônia de premiação do Oscar. Contudo, em 2023, o evento vai contar com uma novidade muito importante. Os vencedores da noite receberão como prêmio a estatueta de ouro numa versão Yanomami, no formato da Divindade Omama, que não usa o metal precioso na sua composição.
Em uma ação da agência DM9 em parceria com os povos indígenas da região Norte do Brasil, a premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS) busca alertar o público sobre extração ilegal de ouro na Amazônia. Além da estatueta, 20 artistas receberão também um filme com participação de Júnior Hekurari Yanomami, líder da Urihi Associação Yanomami. A produção explica em língua nativa como o ouro assumiu o conceito de “morte e destruição” para as florestas e seus seres.
A estatueta Yanomami no Oscar 2023
Em um ação inédita, a Academia aceitou homenagear os povos Yanomamis na premiação de cinema mais prestigiada no mundo inteiro. Intitulada como The Cost of Gold (O Preço do Ouro, em tradução livre para o português), a campanha visa conscientizar e estimular as estrelas de Hollywood para que elas utilizem a sua influência global em prol da causa Yanomami, informando sobre todos os problemas que a extração ilegal de ouro pode causar.
As pessoas que vão ao Oscar têm o poder de mudar a cultura popular de todo o planeta. Abandonar o ouro é uma mudança que tem de começar por quem molda a cultura popular. Por isso, estamos pedindo o apoio deles, para que o ouro ilegal vire um tema global, porque é sim uma tragédia global que até agora não recebeu a atenção necessária
Uhiri Hekurari
O filme informativo será enviado aos seguintes artistas: Brendan Gleeson, Judd Hirsch, Brian Tyree Henry, Barry Keoghan, Ke Huy Quan, Angela Bassett, Jamie Lee Curtis, Kerry Condon, Stephanie Hsu, Hong Chau, Andrea Riseborough, Cate Blanchett, Michelle Williams, Ana de Armas, Michelle Yeoh, Brendan Fraser, Colin Farrell, Austin Butler, Bill Nighy e Paul Mescal.
Por fim, o vídeo convida o espectador a ficar por dentro do assunto e a “repensar o valor do ouro”. Apresenta informações e questionamentos para destacar o impacto social e natural de cada grama de mineral extraído da floresta amazônica e dos povos Yanomamis de forma ilegal.
O garimpo ilegal nas terras Yanomami
Em janeiro deste ano, o Portal Sumaúma revelou com exclusividade a grave situação enfrentada pelo povo Yanomami na região Norte do Brasil. Segundo informado pelas lideranças indígenas, o garimpo ilegal na Amazônia afeta a vida da região não só com a extração ilegal de recursos da terra, mas também por doenças transmitidas pelos garimpeiros às pessoas da região. Os casos de malária, por exemplo, aumentaram de forma significativa na região, chegando a 2686 diagnósticos entre 2021 e 2022.
A princípio, estes são problemas que poderiam ser resolvidos sem muitas dificuldades, no entanto, as lideranças indígenas responsáveis pelo povo Yanomami informam que não receberam a devida assistência do governo brasileiro nos últimos anos, o que agravou a situação. Além disso, as leis de fiscalização e condenação do garimpo ilegal foram afrouxadas durante a última gestão, o que permitiu que os garimpeiros avançassem dentro das terras indígenas.
Oscar 2023
A cerimônia de premiação da 95ª edição do Oscar acontece na noite deste domingo (12), às 21h (horário de Brasília). Pela primeira vez em muitos anos, o evento não terá transmissão em canais de TV aberta no Brasil. Sendo assim, quem quiser assistir à festa da sétima arte terá de recorrer à HBO Max e à TNT. Contudo, você pode acompanhar todos os anúncios dos vencedores em tempo real aqui no Showmetech.
Assista ao vídeo da campanha “The Cost of Gold”:
Veja mais
Bolão do Oscar 2023: veja como fazer as suas apostas
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (12/03/23)
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Parabéns pela matéria 👏, o garimpo só beneficia alguns, só deixando destruição pra trás, já fui garimpeiro de ouro e pedras preciosas, onde moro, tem muito garimpo, de águas marinhas, esmeralda, topázio, berilo e da mais tirou vidas, a Alexandrita, um diamante negro, aqui de Antônio Días, Minas Gerais.
Como posso obter a licença desses filmes para postar no meu canal só YouTube?