Índice
- Um ano com jogos de peso
- Melhor Jogo
- Melhor Jogo: Brasil
- Melhor Jogo: América Latina
- Melhor Jogo Inédito
- BIG Impact: Educacional
- BIG Impact: Questões Sociais
- BIG Impact: Diversidade
- Melhor XR / VR
- Melhor Som
- Melhor Arte
- Melhor Narrativa
- Melhor Gameplay
- Inovação
- Melhor Multiplayer
- Melhor Jogo Infantil
- Melhor Jogo Mobile
- Melhor Jogo de Estudante
- WINGS Spotlight
- Conclusão
Os prêmios BIG Awards do BIG Festival 2023 incluem alguns dos melhores jogos da última safra e SEASON: A letter to the future saiu como o grande vencedor da noite. Confira abaixo a lista completa e fique por dentro de tudo o que rolou nesta prestigiosa premiação dos jogos independentes durante o evento deste ano.
Um ano com jogos de peso
Todo ano, o BIG Festival seleciona jogos que se destacaram para a sua tradicional premiação, o BIG Awards. Nessa última sexta-feira, dia 30, o BIG Festival 2023 premiou alguns dos melhores jogos independentes do ano em um número de categoriais diferentes. Alguns dos grandes ganhadores da noite foram Bloodless, da desenvolvedora Point ‘N Sheep, que levou o prêmio de Melhor Jogo: Brasil, e SEASON: A letter to the future (do estúdio canadense Scavengers Studio) saiu com o prêmio mais importante do evento, o Melhor Jogo do BIG Awards 2023.
“Isso é muito animador, nosso time está muito feliz pela conquista. Gostaria de parabenizar a todos que ganharam nesta noite, foi maravilhoso assistir à premiação e vibrar com os ganhadores. Obrigado por acreditarem no projeto, nossa equipe ficou muito lisonjeada por tantas categorias competidas e, ainda mais, pela conquista de melhor jogo!”
Comentou Katie Postma, Community Outreach Specialist do Scavengers Studio, ao receber o prêmio mais importante da noite.
Isso tudo sem contar com os três jogos que foram selecionados pelo juri do BIG como Melhor Jogo, Melhor Jogo: Brasil e Melhor Jogo: América Latina levaram para casa R$ 5 mil cada um, enquanto que todos os demais ganharam o troféu especialmente projetado para a premiação.
“Nosso time presenciou muitas formas de fazer jogos durante a carreira, e definitivamente é melhor assim, juntos por um objetivo. Gostaria de agradecer à organização e curadoria do evento pela oportunidade a atenção ao projeto, é nosso segundo ano na feira e, finalmente, saímos vitoriosos em meio a tantos ótimos jogos finalistas! Viva o indie brasileiro!”
Muito emocionado com o prêmio, comentou Danilo Freire, da desenvolvedora verde e amarela Point N’ Sheep.
O BIG Awards deste ano recebeu inscrições de 52 países, com 626 jogos, que foram postos sob avaliação cuidadosa do Comitê de Seleção do BIG Festival e dentre eles, 110 títulos independentes foram selecionados para concorrer nas 18 categorias que compõem o BIG Awards 2023.
Sem mais delongas, segue a lista dos grandes ganhadores da noite!
Melhor Jogo
SEASON: A letter to the future
Desenvolvedor: Scavengers Studios (Canadá)
Imagine viver num vilarejo afastado de grandes cidades e de qualquer meio urbano, muito pequeno, bucólico e calmo, o qual está com os dias contados para ser totalmente inundado e chegar ao fim de seus tempos. Seus arredores também terão o mesmo destino. Esta é a premissa de SEASON: A Letter to the Future, em que a protagonista se vê completamente movida por fortes sentimentos e uma vontade imensa de documentar toda a vida e a existência desse belíssimo lugar.
O game, ganhador de Melhor Jogo dessa edição do BIG, tem muito coração colocado por suas pessoas desenvolvedoras e leva quem joga a sentir junto, a parar para contemplar lindas paisagens e andar na bicicleta da protagonista, parando para analisar e prestar atenção a minúsculos detalhes de cenários encantadores e carregados de muitas histórias. Histórias estas contadas pela natureza, pelos amigos e conhecidos da protagonista ou que parecem ter saído dos melhores livros de fantasia do nosso mundo.
Apesar de ter ganhado muito pouca atenção da mídia nacional, SEASON: A Letter to the Future é profundo e muito emocionante, contando uma bela e curta história com uma mensagem importantíssima no final. Certamente, um dos jogos essenciais para se jogar em 2023.
Melhor Jogo: Brasil
Bloodless
Desenvolvedor: Point N’ Sheep
Tomoe é um(a) ronin que testemunhou muita violência nos últimos anos de sua vida e ainda precisa lidar com o exército do shogunato Akechi, quando retorna para sua terra natal de Bakugawa. Nessa jornada de retorno, o(a) protagonista precisa enfrentar ainda muita hostilidade, mas encara as afiadas lâminas dos seus inimigos, aparando-as sem temer o pior, com um ágil dash (movimento deslizante rápido para qualquer direção), além de usar seus fortes punhos.
Nesse incrível jogo de ação, de câmera top down e focado em combates, Tomoe fará justiça sem derramar uma gota de sangue sequer, atordoando e afugentando guerreiros muito perigosos do seu clã rival. Bloodless possui uma jogabilidade incrível e bastante viciante, a qual não é difícil de aprender, mas dá uma boa dose de desafio para quem jogar.
Mesmo sem data para seu lançamento ainda, mal podemos esperar para poder ter mais dessa experiência oriental, desenhada com uma belíssima pixel art em fundos escuros.
Melhor Jogo: América Latina
What Lies in the Multiverse
Desenvolvedor: IguanaBee & Studio Voyage (Chile)
Melhor Jogo Inédito
Stray Gods: The Roleplaying Musical
Desenvolvedor: Summerfall Studios (Austrália)
Junte-se a uma protagonista que possui uma voz maravilhosa e se depara com muitos dilemas dentro de um palco de teatro. Nesse lugar, ela vivenciará diálogos profundos em forma musical, situações complicadas e você decidirá por quais caminhos sentimentais e atitudinais vai seguir.
A ideia de Stray Gods é realmente seguir um padrão de Roleplaying Games, como diz seu próprio título, ramificando a narrativa em caminhos diferentes e ajustando as diferentes personalidades da protagonista. É possível se perder nas belas vozes cantadas das várias personagens do jogo, que são uma leitura de deuses e deusas gregas. Uma ótima opção narrativa mitológica para ficar de olho em agosto de 2023.
BIG Impact: Educacional
Turma das Patinhas
Desenvolvedor: Crenix Games (Brasil)
BIG Impact: Questões Sociais
Atuel
Desenvolvedor: Matajuegos (Argentina)
BIG Impact: Diversidade
A Year of Springs
Desenvolvedor: npckc (Japão)
Melhor XR / VR
YUKI MRrcade Mode
Desenvolvedor: ARVORE Immersive Experiences (Brasil)
Melhor Som
Sunday Gold
Desenvolvedor: BKOM Studios (Canadá)
Melhor Arte
Universe for Sale
Desenvolvedor: Tmesis Studio (Itália)
Melhor Narrativa
SEASON: A letter to the future
Desenvolvedor: Scavengers Studio (Canadá)
Melhor Gameplay
RAILGRADE
Desenvolvedor: Minkata Dynamics (Japão)
Inovação
Touch Type Tale
Desenvolvedor: Pumpernickel Studio (Alemanha)
Touch Type Tale é um RTS baseado totalmente em digitação. Como isso funciona? É mais fácil experimentar um pouco dele para entender do que ler a respeito, provavelmente. Mas essencialmente, ele contém todas as premissas e fatores de um bom RTS para funcionar apenas com um teclado.
Dentro de seu visual bastante cartunesco e numa narrativa medieval fantasiosa, é preciso criar riquezas, fazer a população crescer, treinar seu exército e conquistar novas áreas de diferentes mapas apenas digitando as áreas desejadas destes. Cada área, leva uma palavra curta ou longa e equivale a uma ação específica, a qual será executada se digitada corretamente. Apesar de ser bastante desafiador em muitos momentos, o game oferece uma variedade e acessibilidade muito boas, dentro de sua própria proposta de jogabilidade.
Sua narrativa não chega a grandes patamares, mas sua jogabilidade resgata algo raro na indústria, que é exigido de pessoas jogadoras: a agilidade e a capacidade de digitar o mais rápido possível. Aliando isso ao “pensar rápido” e formar a melhor estratégia possível, temos uma jóia rara entre os RTS. Vale muito a pena conferir Touch Type Tale.
Melhor Multiplayer
Dorfs: Hammers for Hire
Desenvolvedor: Ravegan (Argentina)
Melhor Jogo Infantil
Turma das Patinhas
Desenvolvedor: Crenix Games (Brasil)
Melhor Jogo Mobile
Sequenza
Desenvolvedor: An Otter Game Studio (Argentina)
Melhor Jogo de Estudante
Animal Planner
Desenvolvedor: MittagPause Studio (Aalto University) (China)
Com uma jogabilidade bem simples e um visual fofo, Animal Planner é um jogo focado na movimentação de bichinhos em espaços quadrados, limitados em obstáculos e os próprios seres vivos. Se trata de algo bem casual, ao mesmo tempo em que transita em puzzles bem desafiadores com pontuação progressiva (quanto menos movimentos com seus animais, mais pontos você acumula).
Vale dar uma conferida pela casualidade e pela dificuldade gradual que o jogo vai adicionando ao colocar mais bichos e cenários quadrados que dão condições e especificidades a cada um deles, o que te mantém pensando por um bom tempo.
WINGS Spotlight
a pet shop after dark
Desenvolvedor: npckc (Japão)
Apenas usando o mouse e pouco do teclado, a pet shop after dark é um simpático e simples point ‘n’ click que supera bastante as expectativas de jogos do gênero. Sob seu visual simples e fofo, ele oferecerá uma história de suspense e terror muito interessante, nos instigando pela leitura de diálogos curtos.
Em pouquíssimo tempo, a demo do jogo disponível na Steam é capaz de te prender à sua história e criar várias teorias e questionamentos no pensamento, deixando as respostas a quem estiver disposto a pagar o preço bem simbólico para tê-lo na biblioteca. E, sinceramente, ele entrega muito mais do que as expectativas. Recomendamos!
Conclusão
Lembrando que todos os títulos premiados estavam à disposição do público para serem jogados durante todo o BIG Festival 2023, que se encerrou ontem, domingo, dia 2. O evento recebeu milhares de fãs dos games de todo o Brasil e do mundo, chegando a esgotar seus ingressos para o sábado, dia 1, ainda durante o período de pré-venda.
Fora da premiação, o BIG Festival 2023 recebeu ainda diversos jogos brasileiros que fizeram parte do Panorama Brasil, em que foram expostos sem competição 40 títulos em vários pontos de desenvolvimento, além de nove produções de estudantes, todos compondo uma lista que desde o ano passado cresceu em três jogos.
Dois jogos que fizeram parte do Panorama Brasil do ano passado retornaram ao evento deste ano, só que agora como competidores do BIG Awards 2023. Foram eles Astrea: Six-Sided Oracles, do estúdio Little Leo Games, que participou das categorias Melhor Som, Melhor Jogo: Brasil e Melhor Jogo: Internacional e Bloodless, da desenvolvedora Point ‘N Sheep, que acabou levando para casa o grande prêmio, Melhor Jogo: Brasil.
Perdeu o BIG Festival deste ano? Não fique triste! A grande maioria dos jogos da premiação e dos Panoramas Brasil e Internacional estão disponíveis para se jogar no conforto de sua casa. E lembre-se, até dia 12 o Steam está promovendo a Liquidação de Verão, onde alguns dos títulos premiados encontram-se à venda com descontos generosos, como Sunday Gold, que está com 66% abatidos de seu preço de tabela, saindo por R$ 25,90 e SEASON: A letter to the future, encontra-se descontado a 30%, custando R$ 51,79. É uma grande oportunidade para conferir alguns jogos bem legais sem pesar tanto no bolso.
Veja também
BIG Festival 2023: um resumo do que está rolando no evento
Revisado por Glauco Vital em 3/6/23.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.