Índice
A Microsoft anunciou uma nova atualização do Windows 11 com início neste mês de março, oferecendo uma variedade de melhorias e novos recursos integrados. O Copilot no Windows 11 está recebendo diversas novas opções para o controle do seu PC como parte dessa atualização. Outra novidade é uma nova função de apagamento generativo em fotos, junto com atalhos de voz para acessibilidade, layouts de Snap aprimorados, mudanças no sistema de widgets e uma série de outras novidades. Confira!
A maioria desses novos recursos do Windows 11 serão habilitados por padrão na versão de visualização opcional não relacionada à segurança de março de 2024 para todas as edições do Windows 11, versões 23H2 e 22H2. Como é nossa prática normal, monitoraremos de perto a implementação desses novos recursos do Windows 11 e continuaremos a compartilhar informações oportunas sobre o status da implementação e problemas conhecidos (abertos e resolvidos) por meio do painel de integridade da versão do Windows e do @WindowsUpdate.
Yusuf Mehdi, vice-presidente executivo e diretor de marketing de consumo da Microsoft
Copilot e recursos com IA
Embora a atualização do Windows 11 esteja disponível a partir de hoje (1º/3), a Microsoft deixa claro que nem todos os recursos serão disponibilizados imediatamente. As novas opções do Copilot serão gradualmente implementadas até o final de março, introduzindo novas funcionalidades como a ativação do modo de economia de bateria e de recursos de acessibilidade, como Narrador ou Lupa. O Copilot também poderá exibir redes Wi-Fi disponíveis, espaço de armazenamento e até mesmo esvaziar a lixeira do PC ou notebook. Chamado de Copilot Skills (algo como Habilidades do Copilot), confira mais recursos possíveis com essa novidade:
- Ativar/Desativar Modo de Economia de Bateria;
- Exibir Informações do Dispositivo;
- Exibir Informações do Sistema;
- Exibir Informações da Bateria;
- Abrir Página de Armazenamento;
- Ativar Legendas em Tempo Real;
- Iniciar Narrador;
- Iniciar Ampliador de Tela;
- Abrir Página de Acesso por Voz;
- Abrir Página de Tamanho de Texto;
- Abrir Página de Temas de Contraste;
- Iniciar Entrada por Voz;
- Mostrar Redes Wi-Fi Disponíveis;
- Exibir Endereço IP;
- Exibir Espaço de Armazenamento Disponível;
- Esvaziar Lixeira.
Mais recursos com tecnologia de IA estão sendo integrados ao aplicativo Fotos. Um novo recurso de apagamento generativo (Generative Erase, no termo original), permitirá a remoção de objetos indesejados de uma foto simplesmente selecionando-os e excluindo-os, de forma semelhante aos apagadores mágicos de fotos seletivas de IA encontrados em dispositivos Google e Samsung. O Clipchamp, editor de vídeo da Microsoft, também está recebendo a capacidade de remover silêncios constrangedores de um vídeo.
Widgets
A Microsoft também está aprimorando os widgets, recurso utilizado por muitos usuários. Embora os widgets sempre tenham sido úteis, outros usuários se incomodavam com o feed de notícias do MSN da Microsoft. Agora será possível desabilitar o feed do Microsoft Start. Além disso, a Placa de Widgets do Windows também se tornou interoperável como parte dos compromissos da Microsoft com a Comissão Europeia a respeito da da Lei de Mercados Digitais (DMA). Isso significa que o Google, por exemplo, poderá desenvolver um plug-in para o painel de Widgets que exiba conteúdo do Google Notícias.
Snap e escrita (Stylus)
O recurso Snap no Windows 11, que ajuda no redimensionamento de janelas dos aplicativos abertos, está se tornando mais inteligente nesta atualização. Agora ele lembrará os aplicativos que você costuma ajustar com frequência e sugerirá layouts automaticamente. Para utilizar este recurso, arraste a janela do aplicativo em questão até o limite superior da tela, logo, o sistema apresentará uma série de sugestões de redimensionamento.
Se você possui um tablet com Windows e uma caneta compatível com o sistema, esta atualização também traz a capacidade de escrever diretamente em caixas de texto em todo o sistema operacional. Isso inclui suporte ao Windows Ink em aplicativos como Fotos, Paint, WhatsApp e muito mais.
Compartilhamento
O recurso de transmissão integrado que permite enviar conteúdo para um monitor próximo no Windows 11 também está recebendo melhorias. Agora, você receberá notificações sugerindo o uso do recurso Cast enquanto estiver em multitarefa, e houve aprimoramentos no Cast para facilitar a localização de monitores próximos e solucionar problemas de conexão.
Caso você compartilhe conteúdo do Windows com outros dispositivos ou possui um smartphone Android para conexão, a atualização do Windows 11 trará algumas melhorias para simplificar o compartilhamento de conteúdo a estes dispositivos. O Nearby Share agora oferece velocidades de transferência mais rápidas ao compartilhar com pessoas ou dispositivos na mesma rede, e você também pode dar um nome ao seu PC para que outras pessoas possam identificá-lo mais facilmente.
Câmera do smartphone no PC
O sistema Phone Link (antigo Seu Telefone) no Windows 11 agora oferece a capacidade de acessar fotos recentes ou utilizar seu smartphone como webcam em aplicativos de videoconferência, como Teams e Zoom. Este recurso está sendo lançado a partir de hoje para teste para os usuários do programa Windows Insiders, utilizando dispositivos com Android 9 ou superior e um aplicativo Vincular ao Windows com a versão 1.24012 ou superior. Para ativá-lo, basta procurar no menu de configurações de Bluetooth e dispositivos móveis, selecionar “gerenciar dispositivos” e habilitar seu PC para acessar seu smartphone Android.
Acessibilidade
Por fim, mas definitivamente não menos importante, a Microsoft está introduzindo algumas melhorias de acessibilidade no Windows 11. Um novo recurso chamado Atalhos de voz permite a criação de comandos personalizados para automatizar tarefas no recurso de acesso por voz do Windows 11. É como uma macro para sua voz, então com um único comando de voz, você pode realizar ações como abrir automaticamente um URL e executar uma série de tarefas.
Agora você poderá utilizar o acesso por voz em vários monitores, incluindo sobreposições de números e grade em monitores secundários. A Microsoft também está aprimorando seu recurso Narrador integrado no Windows 11, incluindo vozes naturais que utilizam conversão de texto em fala diretamente no dispositivo após serem baixadas para o mesmo.
E você, o que achou das melhorias? Qual delas você mais está ansioso para chegar logo? Conta pra gente nos comentários! E você também pode ver como atualizar o Windows e instalar o recurso.
Veja também:
Dell lança desktops e notebooks com IA na MWC 2024.
Com informações de The Verge, PC World e ZDNet
Revisado por Glauco Vital em 1/3/24.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.