Como hackers invadem canais do youtube e como se proteger

Como hackers invadem canais do YouTube e como se proteger

Avatar de gabriel princesval
Ataques de hackers à plataforma têm se tornado cada vez mais comum, mas você sabe como isso acontece? Confira tudo e saiba como se proteger de possíveis golpes

Se você é uma pessoa ligada no YouTube, deve ter percebido recentemente que algum dos canais que você assistia mudou completamente de conteúdo do dia para noite, certo? Não se preocupe, pois o dono desse canal não resolveu largar tudo de mão e começar a fazer vídeos promovendo a venda de criptomoedas. A verdade é que muito provavelmente ele possa ter tido a conta do YouTube hackeada.

Veja como hackers invadem canais do youtube - imagem ilustrativa
Veja como hackers invadem canais do YouTube – Imagem ilustrativa / Reprodução: Internet

Assista o vídeo no Canal do Showmetech:

Nos últimos anos, grandes canais da plataforma de vídeos mais famosa do mundo têm sido hackeados para promover a venda de criptomoedas. O que mais chama atenção nisso tudo é que esses Youtubers tiveram seus canais violados mesmo usando a autenticação de dois fatores (2FA) e tomando outras diversas medidas de segurança. Mas você deve estar se perguntando “como isso é possível?” vem que a gente te conto tudo no post a seguir!

O que acontece com o canal hackeado no YouTube?

O canal invadido pelos hackers, geralmente, tem seu nome alterado e vídeos privados, em alguns casos esses vídeos podem até mesmo serem deletados. Depois disso, o canal é usado para subir novos vídeos e transmitir lives para promover golpes de venda de criptomoedas. A ideia por trás desses ataques é que os usuários inscritos nesse canal adquiram o produto que está sendo divulgado, mas é claro que tudo não passa de um golpe.

Veja como hackers invadem canais do youtube
Saiba o que acontece com o canal hackeado no YouTube – Imagem ilustrativa / Imagem: Gabriel Princesval/Showmetech

Um exemplo disso foi o canal do YouTube da Samsung Brasil que, em março de 2022, havia sido hackeado. Os invasores arquivaram todos os vídeos e aproveitaram para divulgar uma live de criptomoedas em nome da empresa.

Canal da samsung brasil foi hackeado e usado para promover golpe de criptomoedas
Canal da Samsung Brasil foi hackeado e usado para promover golpe de criptomoedas / Reprodução: Internet

Quem são os principais alvos desses ataques?

Geralmente, os principais alvos dos ataques desses hackers são Youtubers famosos com milhões de seguidores, mas os hackers também podem atacar canais menores que tenham um número considerável de inscritos e visualizações diárias. O conteúdo do canal em si não importa tanto para os hackers, mas os principais alvos tem sido canais de games, tutorias, tecnologia, música e entretenimento devido ao grande número de visualizações diárias no site.  

Saiba quem são os principais alvos dos hackers na plataforma - imagem ilustrativa
Saiba quem são os principais alvos dos hackers na plataforma – Imagem ilustrativa / Reprodução: Internet

Como ocorrem os ataques em canais do YouTube?

O YouTube nunca se manifestou a respeito do assunto, mas acredita-se que uma das formas que os hackers utilizam para ter acesso a esses canais seja via interceptações de SMS com canais que usam esse meio como autenticação de dois fatores. Mesmo que eles não saibam sua senha, é possível utilizar a opção “Esqueci minha senha” e interceptar as senhas que chegam no seu celular e forçar um acesso a sua conta. Uma vez dentro da sua conta, eles podem trocar a senha do seu canal e tudo mais que há nele.

É recomendado que os usuários não usem sms como autenticação de dois fatores - imagem ilustrativa
É recomendado que os usuários não usem SMS como autenticação de dois fatores – Imagem ilustrativa / Reprodução: Internet

Há também outro método que pode ser ainda mais perigoso para os criadores de conteúdo da plataforma que são os links suspeitos que chegam por e-mail. Muitas vezes, esses hackers enviam links se passando pela própria plataforma ou por alguma empresa que tenha relação com o canal escolhido. Os criminosos fingem estar te procurando para promover algum produto que seja do seu interesse e ao clicar no link, o usuário é levado muitas vezes a uma página em branco que a princípio pode parecer inofensiva, mas que é muito perigosa.

Essa página vem geralmente atrelada a um código em JavaScript, que é usada para passar pelos códigos de segurança, incluindo a autenticação de dois fatores, e roubar os cookies com todas as suas senhas guardadas no seu navegador. Depois de instalado, basta apenas uma execução para que ele consiga roubar todos os seus dados. Após ter seus dados violados, eles são enviados para um servidor, onde o hacker pode ter acesso ao seu canal e também a outras redes.

Invasão do Linus Tech Tips

Recentemente, o canal no YouTube do Linus Tech Tips, um canal canadense especialistas em tecnologia e produção de vídeo, e dois outros canais da Linus Media haviam sido hackeados. Tudo aconteceu depois que um dos integrantes da equipe baixou um arquivo que parecia ser uma oferta de patrocínio para o canal, entretanto tudo se tratava de um golpe. O arquivo em questão era um malware que podia acessar todos os dados do usuário.

O canal linus tech tips foi hackeado e usado para promover golpes de criptomoedas
O canal Linus Tech Tips foi hackeado e usado para promover golpes de criptomoedas / Fonte: Linus Tech Tips via YouTube

Sebastian, dono do canal, contou que mesmo utilizando autenticação em dois fatores e senhas fortes, ele teve seus dados facilmente roubados pelos criminosos. Após ter acesso aos canais, além de alterarem os nomes e excluírem alguns vídeos, os hackers começaram a fazer lives com uma gravação do empresário Elon Musk promovendo a compra de criptomoedas. A gravação em si não tinha nenhum tipo de problema, o verdadeiro golpe estava nos links que foram deixados na descrição que levava os usuários a sites fraudulentos.

As lives levam a sites fraudulentos de compra e venda de criptomoedas
As lives levam a sites fraudulentos de compra e venda de criptomoedas / Fonte: Linus Tech Tips via YouTube

Ele conta que até conseguiu acessar o canal algumas vezes para interromper a transmissão das lives, mas os invasores sempre voltavam e após inúmeras tentativas de recuperar o canal, o YouTube, seguindo suas diretrizes de termo de uso, acabou banindo a conta da plataforma.

Atividades suspeitas podem comprometer sua conta, mas é possível recuperá-la ao entrar em contato com o suporte
Atividades suspeitas podem comprometer sua conta, mas é possível recuperá-la ao entrar em contato com o suporte / Fonte: Linus Tech Tips via YouTube

Para recuperar sua conta, Sebastian e sua equipe entraram em contato com o suporte do YouTube, que trabalhou duro para recuperar os canais. No fim, tudo acabou bem, mas com essa experiencia ele sugere novas medidas de segurança sejam tomadas por parte da plataforma, como uma autenticação em dois fatores para mudar o nome do canal ou algum tipo de confirmação, ou verificação de segurança antes de algum vídeo ser deletado e que canais menores possam ter a facilidade que ele teve de entrar em contato com o suporte caso aconteça o mesmo. Dessa forma, mesmo que o canal tenha sido hackeado, você terá menos dor de cabeça para recuperá-lo.

Confira ao vídeo completo onde ele relata como tudo aconteceu:

My Channel Was Deleted Last Night / Fonte: Linus Tech Tips via Youtube

Como proteger seu canal no YouTube

Para evitar que isso aconteça ao seu canal do YouTube, nós do Showmetech separamos uma lista do que pode ser feito para proteger seu canal no YouTube. Confira:

Há algumas recomendações de segurança que podem evitar que seu canal seja invadido - imagem ilustrativa
Há algumas recomendações de segurança que podem evitar que seu canal seja invadido – Imagem ilustrativa / Imagem: Gabriel Princesval/Showmetech
  • Não clique em links de e-mail suspeitos;
  • Não clique em links suspeitos deixados nos comentários dos vídeos;
  • Não salve sua senha nos navegadores;
  • Não baixe ou execute softwares suspeitos;
  • Não use SMS como autenticação de dois fatores;
  • Não vincule sua conta do YouTube a aplicativos suspeitos;

Como recuperar canal do YouTube hackeado

Caso você tenha seguido todos os passos e mesmo assim teve a infelicidade de ter sua conta hackeada, não se preocupe, pois nós vamos te apresentar algumas formas de recuperá-la. O primeiro passo para recuperar uma conta do YouTube hackeada é acessar a página de recuperação de conta.

1. Insira o e-mail cadastrado e selecione a opção “Seguinte”.

Página de recuperação de conta
Página de recuperação de conta / Captura de tela: Gabriel Princesval/Showmetech

2. Depois, caso você não tenha mais acesso a sua senha, selecione a opção “Experimentar uma forma diferente” e clique em “Seguinte”.

Página de recuperação de conta "experimentar uma forma diferente"
Página de recuperação de conta “Experimentar uma forma diferente” / Captura de tela: Gabriel Princesval/Showmetech

3. Agora, basta acessar o link de início de sessão no método selecionado, e-mail ou telefone. Isso pode levar algum tempo, pois sua identidade precisará ser validada pelo Google.

Como hackers invadem canais do youtube e como se proteger. Ataques de hackers à plataforma têm se tornado cada vez mais comum, mas você sabe como isso acontece? Confira tudo e saiba como se proteger de possíveis golpes
Página de recuperação de conta acesse o novo link de início de sessão / Captura de tela: Gabriel Princesval/Showmetech

4. Depois escolha uma nova senha e confirme clicando na opção “Salvar Senha”. Lembre-se de usar caracteres maiúsculos, especiais, números e evitar usar palavras, nomes ou números presentes no seu e-mail.

Caso você não consiga redefinir sua senha com esse método, o mais recomendado é seguir as medidas de segurança disponibilizadas pela Google em Recuperar uma conta do YouTube hackeada ou entre em contato com a equipe de suporte ao criador de conteúdo.

Vale lembrar que caso sua conta tenha sido hackeado e os invasores tenham violado os termos de uso da plataforma, você provavelmente terá sua conta suspensa, mas não se preocupe, pois você pode resolver isso entrando em contato com a plataforma através do formulário da central de ajuda do Google, basta preencher as informações e aguardar que seu canal seja liberado novamente.

Caso você tenha mais dúvidas, o YouTube conta com uma comunidade de ajuda, onde você pode pesquisar por perguntas frequentes ou tirar dúvidas sobre determinado assunto. Aqui você poderá tratar questões importantes, como recuperação de vídeos deletados, nome do canal, entre outros problemas. Basta clicar em “Perguntar Agora” e enviar sua pergunta que poderá ser respondida pela comunidade ou por alguém do suporte da plataforma.

Página inicial da comunidade de ajuda do youtube
Página inicial da Comunidade de ajuda do YouTube / Captura de tela: Gabriel Princesval/Showmetech

E aí, curtiu nosso post? Então não esqueça de comentar e compartilhar com seus amigos e seguir nosso site para ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia.

Veja também:

Confira também outros conteúdos relacionados no Showmetech. Descubra quando você deve alterar sua senha.

Revisado por Glauco Vital em 27/3/23

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados