Embora tenha marcado um evento para o dia 21 de janeiro de 2015 com o propósito de revelar mais novidades sobre o Windows 10, a Microsoft pode acabar tendo poucas surpresas para apresentar até lá.
Isso porque uma nova compilação do sistema operacional (build 9901) caiu na web nos últimos dias revelando mudanças visuais, novos aplicativos e a presença da assistente virtual Cortana. A última versão de testes do Windows 10 disponibilizada oficialmente é a de número 9879.
A Cortana, resposta da Microsoft ao Google Now e à Siri (assistente pessoal da Apple), atualmente reside apenas em Windows Phones (e em alguns países). Mas, mas a presença da assistente já era dada como certa no Windows 10.
A nova build revela que Cortana irá funcionar de forma similar aos smartphones no desktop e aparenta ter as mesmas funcionalidades (lembretes, previsão do tempo, interesses, rastreamento de voos, previsões, etc.). A assistente será integrada à busca do menu Iniciar e pode ser acionada pelo comando de voz “Hey Cortana“.
A segunda grande novidade é o redesenho do aplicativo Xbox. Na semana passada, Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, afirmou no Twitter que participará do evento sobre o Windows 10 em janeiro para falar sobre o futuro dos games no Windows.
Provavelmente, o novo aplicativo Xbox seria uma das surpresas. A princípio não há nada muito ambicioso no app. É possível visualizar amigos, conquistas, mensagens, o feed de atividades e a loja de games – do Xbox One. Os jogos para Windows 10 continuam disponíveis apenas na loja do próprio Windows.
Por falar na loja de aplicativos do Windows, o novo build mostra que filmes, séries de TV e músicas serão vendidos lado a lado aos aplicativos e games – numa provável sinergia entre as lojas do Windows, Xbox Music e Xbox Video.
Outros aplicativos descobertos na build são o “Remind me” (para lembretes), “Getting Started” (ajuda para iniciantes), calculadora e painel de controle redesenhados e o mais interessante, Lumia Camera (antigo “Nokia Camera”) .
Este aplicativo de fotografia é padrão dos smartphones Lumia e pode substituir o app Câmera atual do Windows 8, que é extremamente básico. O maior mérito do Lumia Camera é o acesso rápido a configurações avançadas como o foco, ISO, balanço de brancos e velocidade do obturador.
A migração deste app dos telefones para o desktop pode ser um indicativo de que outros aplicativos de fotografia da Microsoft para Windows Phone (Lumia Selfie, Cinemagraph, Refocus, Creative Studio) também podem dar as caras no Windows 10.
Por fim, foram encontradas APIs que permitirão novas formas de interação humana com o sistema, inclusive através de voz, gestos, poses e até rastreamento facial (imagine executar ações como excluir arquivos apenas levantando a sobrancelha).
No geral, a build vazada mostra que o design do Windows 10 está mais refinado, consistente e agradável com novos ícones e animações.
A primeira versão de testes do Windows 10 para consumidores deve ser disponibilizada para download em janeiro e o lançamento final está previsto para o início do 3º trimestre de 2015.
Fontes: The Verge, WMPowerUser, Neowin, WindowsBlogItalia, Windows Phone Blog
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.