Índice
O Yahoo! confirmou nesta quinta-feira (22) que sofreu um gigantesco vazamento de dados, atingindo, pelo menos, 500 milhões de usuários.
Se os números forem confirmados, este será o maior vazamento de todos os tempos – superando o ataque ao MySpace, que teve mais de 400 milhões de contas atingidas. Entenda o que aconteceu:
Quais dados vazaram
Apesar do caso ainda estar sendo investigado pelo Yahoo!, já se sabe que entre as informações roubadas, estariam:
- Nomes
- Endereços de e-mail
- Números de telefone
- Datas de nascimento
- Perguntas de segurança não criptografadas
- Dados de registro de senhas
De acordo com a empresa, o vazamento não compreende as senhas em si e os dados de cartão de crédito usados para efetuar pagamentos ou informações bancárias.
Como ocorreu
O Yahoo! confirmou o após uma base de dados roubada da companhia ser colocada à venda no mercado negro no mês passado. Segundo a investigação, um hacker identificado como “Peace” alegou ter desde 2012 dados privados de 200 milhões de usuários dos serviços da empresa.
A grande maioria das senhas roubadas tinham sido criptografadas com a ferramenta “bcrypt”, o que torna mais difícil conseguir descobri-las, aponta o Yahoo!.
Venda para Verizon
Neste momento, nenhuma hipótese pode ser descartada e até mesmo uma possível sabotagem empresarial é cogitada. Como se sabe o Yahoo! foi comprado pela gigante das telecomunicações Verizon no valor de 4,8 bilhões de dólares firmado em julho.
No entanto, a falha na segurança pode trazer problemas aos novos donos, já que o acordo ainda dependente da autorização das agências regulatórias e dos acionistas da companhia para formalizar a integração de operações.
Medidas de segurança
O Yahoo! afirmou que a ação ocorreu no fim de 2014 e está sendo investigada. A empresa ainda informou que os usuários potencialmente afetados estão sendo notificados e anunciou algumas ações que estão sendo adotadas para proteger as contas, tais como:
- Medidas tomadas
- Notificação dos usuários potencialmente afetados
- Invalidação de perguntas e respostas de segurança não criptografadas
- Monitoramento de acessos suspeitos
- Todas as medidas legais cabíveis estão em curso
- Recomendações de segurança
- Trocar senhas (especialmente se feitas antes de 2014)
- Alterar perguntas e respostas de senha (inclusive de outras serviços, se forem as mesmas usadas no Yahoo!)
- Evitar clicar em links ou baixar anexos de e-mails suspeitos
Confira também a íntegra da nota oficial divulgada pela empresa (em inglês).
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.