Uma imagem do Google Pixel 8 Pro, o próximo smartphone premium da marca, acabou vazando na internet — inclusive coincidindo com o anúncio da Apple sobre o lançamento do iPhone 15, que será em 12 de setembro. A imagem, publicada pelo próprio Google, foi divulgada pela conta Android Setting no X (antigo Twitter), e mostrava uma pessoa usando o aparelho na orelha. A publicação já foi removida da plataforma e junto à imagem havia a legenda: “Uma pessoa recebe uma ligação em um telefone Pixel 8 Pro em porcelana”. Confira um pouco mais do que esperar da nova linha.
Design
Imagens compartilhadas por Steven H. McFly, também conhecido como OnLeaks no X, oferecem uma visão das possíveis renderizações do Pixel 8 Pro. Essas renderizações revelam uma semelhança com o design do Google Pixel 7 Pro, embora apresentem alguns detalhes que os diferem. Há uma suavização nos cantos do dispositivo, oferecendo uma estética mais arredondada. Também repara-se a presença de um novo sensor localizado abaixo do flash, na barra horizontal da câmera. A funcionalidade exata desse sensor ainda não foi esclarecida.
Tela
Uma possível alteração significativa também revelada pelo OnLeaks é que o Google Pixel 8 Pro parece ter uma tela plana. Os modelos anteriores, Pixel 7 Pro e Pixel 6 Pro, tinham painéis curvos, então isso seria uma grande diferença se for verdade. Fotos vazadas de um suposto aparelho de teste parecem confirmar essa mudança e exibem os cantos mais arredondados do telefone. Há rumores de que a tela do Pixel 8 terá 6,17 polegadas, enquanto a do modelo 8 Pro permanecerá a mesma com 6,7 polegadas, porém, com o painel sendo um milímetro mais estreito.
Processador e armazenamento
Se a aparência externa do Pixel 8 e 8 Pro provavelmente permanecerá sem grandes alterações, o mesmo não pode ser dito em relação ao interior dos aparelhos. Um vazamento do WinFuture sobre o Pixel 8, afirma que já temos informações sobre os codinomes dos modelos: Shiba para o Google Pixel 8 e Husky para o Google Pixel 8 Pro. É praticamente certo que a série Pixel 8 será alimentada pelo novo chipset Tensor G3, conhecido internamente como Zuma. Algumas especulações sugerem que o Tensor G3 pode ser baseado no Exynos 2300 da Samsung e incluir um modem G5300 5G.
No Pixel 7, o modelo padrão tinha 8 GB de RAM, enquanto o Pixel 7 Pro possuía 12 GB. Espera-se que essa configuração seja mantida para o Pixel 8 e o Pixel 8 Pro. De acordo com esse vazamento, tanto o Shiba quanto o Husky contarão com 12 GB de RAM. Quanto ao armazenamento, parece que o Pixel 8 não sofrerá mudanças. Segundo relatos, o Google continuará a oferecer 128 GB de armazenamento para os modelos básicos do Google Pixel 8 e do Google Pixel 8 Pro.
Câmeras
As informações vazadas sobre as câmeras do aparelhos indicam que eles utilizarão a tecnologia HDR escalonado, que permite a captura de imagens de exposição curta e longa simultaneamente, em vez de sequencialmente. Dado que o atual sensor de câmera Samsung GN1 de 50 MP (utilizado nos Pixel 6 e Pixel 7) aparentemente não suporta essa técnica no nível de hardware, é possível que o Pixel 8 e o Pixel 8 Pro possuam um sensor principal atualizado. Uma opção viável é o sensor GN2 da Samsung. De acordo com vazamentos da Android Authority, tanto o Pixel 8 quanto o Pixel 8 Pro deverão utilizar o sensor de câmera principal Samsung ISOCELL GN2, com resolução de 50 MP.
Esse sensor é uma evolução do GN1 que estava presente no Pixel 6 e Pixel 7. Sendo maior, ele tem a capacidade de capturar cerca de 35% mais luz em uma foto, o que deve resultar em melhorias significativas em fotos com pouca iluminação. Além disso, ele suporta gravação de vídeo em 8K, uma característica também possível devido ao novo chip Tensor 3. A maior mudança, aparentemente, ocorrerá na câmera ultralarga. No Pixel 8 Pro, a resolução dessa câmera aumentará de 12 MP no Pixel 7 Pro para 64 MP. Embora as fotos ainda possam ser tiradas em 12 MP, a resolução mais alta oferece a oportunidade de capturar mais detalhes ou melhor precisão de cores, dependendo das otimizações do Google.
Bateria
Como os dois modelos do Pixel 8 devem ter dimensões semelhantes aos Pixel 7, então as baterias provavelmente não vão mudar muito, porém, o Pixel 8 Pro pode ter uma bateria um pouco menor, de 4.950 mAh em vez de 5.000 mAh. Essa diferença é pequena, mas normalmente os usuários preferem ver as baterias ficarem maiores. A mesma fonte diz que o Pixel 8 Pro vai ter carregamento de 27 W. Isso é um pouco mais rápido do que os 23 W do Pixel 7, mas não deve fazer muita diferença na prática. Também parece que o Pixel 8 vai manter o carregamento sem fio Qi de 12 W.
Sistema operacional
O Pixel 8 e o Pixel 8 Pro devem vir com o Android 14 instalado de fábrica. Essa é a expectativa de muitos usuários, uma vez que o Google já liberou a versão beta do seu sistema operacional e provavelmente ele estará pronto quando os novos aparelhos forem lançados. Além disso, o Google pode aumentar o tempo de suporte de software para o Pixel 8. Os modelos anteriores recebiam três atualizações do Android e cinco anos de atualizações de segurança. Agora o Google pode se igualar a Apple e oferecer cinco anos de atualizações do sistema operacional e de segurança.
E você, o que achou do que pode vir a seguir? E a imagem, gostou do novo aparelho? Conta pra gente nos comentários!
Veja também:
Heineken lança geladeira gamer capaz de gelar cerveja e resfriar o PC.
Fonte: Android Police e Tom’s Guide
Revisado por Glauco Vital em 31/8/23.