Índice
Hoje (09) foi dia do estado de São Paulo dar um passo importante. O governador João Dória anunciou que todas as pessoas que estiveram em parques, na rua ou demais locais abertos não precisam mais fazer o uso de máscaras. A medida vale para todo o estado.
A decisão foi tomada com base na queda de novas internações e com o apoio do Comitê Científico estadual. Ainda há restrições em locais como shoppings, restaurantes e demais estabelecimentos fechados. Entenda os detalhes agora mesmo.
O que muda com a liberação do uso de máscaras em SP
A liberação das máscaras, publicada hoje no Diário Oficial do estado de São Paulo, significa que você poderá dispensar o uso do item em locais abertos como ruas, parques e praças. O governador João Dória anunciou a novidade em uma coletiva de imprensa realizada hoje no Palácio dos Bandeirantes.
Entretanto, quem estiver em escolas, transporte público e demais espaços onde não há circulação de ar ainda precisa realizar o uso de máscara em SP. É um passo importante para que daqui a um tempo todos possamos deixar o acessório em casa de forma definitiva.
A medida vale para São Paulo capital e demais cidades do estado, e foi tomada de acordo com os dados da vacinação e principalmente a queda nas internações e mortes decorrentes da COVID-19.
Como estão os dados da pandemia de COVID-19 no Estado de São Paulo?
São Paulo é o estado com o maior índice de vacinação completa do país. 98,90% das pessoas com mais de cinco anos de idade já receberam pelo menos uma dose da vacina contra o Coronavírus — e o número chega a 89,28% para quem recebeu a segunda dose.
O estado já aplicou mais de 101 milhões de doses do imunizante, e 83,42% dos cidadãos já estão com o esquema vacinal completo (receberam as três doses). Isso provocou uma queda severa nos casos e internações graves.
Mesmo com o feriado do Carnaval e a realização de festas privadas na capital do estado, São Paulo registrou a menor média de novas internações desde o começo da pandemia. Cerca de 145 pessoas estavam sendo internadas por dia, analisando os dados de duas semanas. O menor número registrado foi em dezembro de 2021 quando, em média, 146 pessoas estavam sendo internadas por dia.
Entretanto, ainda há muito o que melhorar: existem cerca de mil pessoas internadas em toda a Grande SP e nos leitos de UTI, 1.819 pessoas estavam internadas com COVID-19. Em março de 2021, tivemos cerca de 1.819 novas internações por dia apenas na Grande SP.
Atualizando os dados sobre o estado, São Paulo registrou a média de 7.750 novos casos conhecidos durante o dia de ontem, que considera dados de duas semanas atrás. A média de mortes do dia 08 de março de 2022 chegou a 124, com 12.204 novos positivados apenas durante o dia das mulheres deste ano.
Você acredita que a medida de tornar o uso facultativo de máscara em São Paulo é uma boa opção? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
O Rio de Janeiro foi a primeira capital do Brasil a liberar as pessoas a usarem máscara mesmo em locais fechados, confira todas as informações agora.
Fontes: G1 l Governo do Estado de São Paulo
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.