Índice
Nesta terça-feira, dia 27 de agosto, ocorreu o IBM Think Summit Brasil 2019, no Golden Hall – WTC, em São Paulo. O evento é uma oportunidade para clientes e parceiros da IBM discutirem como as novas tecnologias podem tornar o mundo dos negócios mais eficiente. Entre as novidades apresentadas durante o encontro, soluções destrutivas em Inteligência Artificial, blockchain e novas tecnologias em Cloud para diversos tipos de aplicações com foco em segurança.
Inúmeros cases foram apresentados e nós trazemos para você as melhores inciativas entre a IBM e seus parceiros.
IBM Cloud Multizone
O grande anúncio da empresa durante a coletiva de imprensa do IBM Think Summit Brasil 2019 foi a expansão dos recursos de nuvem na América Latina, para ajudar empresas a acelerar a mudança para a Cloud híbrida. Denominada IBM Cloud multizone (MZR), as aplicações devem fornecer serviços em nuvem para executar aplicativos de missão crítica mais perto de casa já no segundo semestre de 2020.
“O mercado de nuvem está sendo redefinido como híbrido. À medida que as empresas transferem mais de seus aplicativos de negócios para a nuvem, elas procuram criar eficiências e manter a segurança enquanto procuram gerenciar dados, serviços e fluxos de trabalho em um ambiente híbrido de multicloud”.
Tonny Martins, General Manager IBM.
Localizado em São Paulo, o novo MZR será projetado para fornecer aos clientes um conjunto consistente de serviços de nuvem pública IBM, desde infraestrutura de nível corporativo até serviços de IA. O MZR ajudará a aumentar os recursos de recuperação de desastres interconectando três zonas de disponibilidade independentes – cada uma delas contendo refrigeração, rede e energia independentes – dentro da mesma região.
“A iniciativa da empresa em expandir seus investimentos em data centers no Brasil representa um importante passo rumo à consolidação da infraestrutura necessária para o avanço da economia digital. Também reforça, de maneira inequívoca, que as transformações pelas quais o Brasil vem passando estão atraindo mais investimentos para o país, materializando a aposta no presente e no futuro do nosso país”.
Marcos Pontes, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
IBM Watson
Quem nunca ouviu algo sobre o Watson, a plataforma de inteligência artificial (AI) da companhia. Suas tecnologias aprendem a linguagem e nuances de industrias e profissionais. Durante o evento, Tonny Martins, General Manager IBM, lembrou que há mais de 50 anos a empresa investe e pesquisa o segmento de AI e hoje é a maior organização de pesquisa do setor. A empresa implementou soluções Watson em diversos projetos com clientes de 20 industrias em 80 países.
No IBM Think Summit Brasil 2019, Marcelo Braga, vice-presidente IBM Cloud Brasil, comentou sobre as transformações do mercado que as empresas podem explorar com o uso de inteligência artificial. O vice-presidente lembrou que o Watson foi lançado comercialmente em 2013 e, nos últimos anos, liderou a adoção da inteligência artificial na América Latina, com mais de 150 casos reais de empresas que anunciaram publicamente como o Watson está transformando seus negócios, auxiliando a tomar decisões e se relacionar com seus clientes de novas maneiras.
“Um dos pontos de vista da empresa sobre a Inteligência artificial é a analogia com a eletricidade. Com o tempo, a inteligência artificial estará em todos os lugares como acontece com a eletricidade. Nesses últimos seis anos, o protagonismo da inteligência artificial vai deixar de existir como o protagonista, já que haverá AI em tudo que os seres humanos fazem, desde transações de pagamentos até músicas que você vai ouvir em um aplicativo”.
Marcelo Braga, vice-presidente IBM Cloud Brasil.
Watson & Softplan
Durante o IBM Think Summit Brasil 2019, a Softplan, empresa catarinense do setor de tecnologia, contou um pouco da experiência em desenvolver uma solução para o setor de Construção Civil com o Watson. A empresa ganhou na categoria Cloud como a melhor empresa a criar solução baseada e entregue na plataforma da empresa.
“A Industria da Construção Civil tem pouca adoção da tecnologia e uma baixa produtividade de negócios. Quando juntamos as duas coisas não havia muitos mecanismos tradicionais para tirar essa indústria tão pouco tecnológica que ela está para um patamar superior. Com o Watson criamos uma aplicação para entregar um sistema integrado de gestão empresarial com inteligência artificial para atender pequenos negócios do setor”.
Guilherme Brasil, Chief Product & Tecnology Officer da Softplan
IBM e a Computação Quântica
O IBM Q System One é o primeiro sistema de computação quântica universal e integrado projetado para o uso cientifico e comercial no mundo. Pela primeira vez, o supercomputador permitirá que computadores quânticos supercondutores universais operem além dos limites do laboratório de pesquisa. Os sistemas são projetados para resolver problemas consideradas hoje muito complexos e exponenciais para os sistemas clássicos de computação.
Aplicações futuras da computação quântica podem permitir encontrar novas formas de modelar dados financeiros e isolar os principais fatores de risco em diferentes tipos de investimentos ou otimizar o trabalho de empresas de transporte por meio de sistemas globais para logística ultra eficiente.
“Quando falamos de inteligência artificial temos vários tipos de soluções. Mas sete tecnologias estão reestruturando o planeta, entre elas está a computação quântica que leva a um novo patamar das soluções de problemas complexos”.
Marta Gabriela, Artificial Intelligence, Innovation, Digital Transformation
IBM Think Summit Brasil 2019 e IBM Garage
Quem participou do IBM Think Summit Brasil 2019 teve a oportunidade de conhecer mais de perto a metodologia de cocriação do IBM Garage, que visa ajudar os negócios de todos os setores e portes a impulsionar inovações e mudanças por meio das startups. Para auxiliar as diversas equipes a companhia trabalha lado a lado com os clientes para desenvolver ideias em IBM Cloud, selecionando em quais focar, decidindo como aperfeiçoá-las ou avançar com a implementação e conseguindo testá-las como “MVPS” (produto mínimo viável).
Ao todo, no Brasil, existem 16 garagens estrategicamente localizadas em centros de inovação em 16 cidades, como é o caso de São Paulo, inaugurada oficialmente em 2018. Nos últimos 18 meses, mais de 500 companhias utilizam as soluções cloud oferecidas no IBM Garage para inovar usando dados e AI em modelos de nuvem híbrida.
O investimento da IBM em blockchain
Não é novidade que o mercado de blockchain está melhorando as experiências dos clientes, reduzindo o tempo destinado às transições, de horas para segundos, eliminando processos manuais e reduzindo o atrito nas trocas financeiras diárias, identidades digitais e pagamentos internacionais.
Em março de 2018, a IBM anunciou no primeiro hub de US$ 5,5 milhões investimentos em blockchain na América Latina para expandir sua atuação. O IBM Blockchain Plataform é o blockchain de nuvem mais seguro disponível pela IBM. Baseado na tecnologia LinuxONe, está entre os servidores mais seguros do mundo.
IBM e a responsabilidade social
Por fim, a empresa também apresentou no IBM Think Summit Brasil 2019 o site público que transforma a experiência de doação para os IBMistas e para as comunidades parceira da IBM, oferecendo um espaço único para aprender e participar ativamente dos esforços de impacto social da empresa.
Denominado IBM.org, o site é um componente-chave da nova estratégia de doação da IBM – mais global e flexível, para ajudar a garantir um maior impacto em áreas que se alinham a empresa, como educação e habilidades, saúde e preparação e resposta a desastres.
A plataforma desenvolvida para os colaboradores da empresa oferece um espaço único para participar e ativamente dos esforços de impacto social da empresa. Para acessar o relatório de responsabilidade do IBM.org basta acessar o site oficial.
O que achou das novidades da IBM e o futuro da nuvem na América Latina? Deixe seu comentário.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.