Nos últimos anos, serviços de compartilhamento de veículos como passaram a ser compreendidos no cotidiano das cidades e se tornam cada vez mais fundamentais para a mobilidade urbana. Neste contexto, o transporte individual por aplicativos, como o realizado pelo Uber, trazem benefícios para pessoas à procura de mais maneiras de se locomover, para motoristas à procura de novas oportunidades econômicas e para cidades que procuram melhorar a fluidez e estender o alcance do transporte público.
Por se tratar de um serviço essencial, há diversos interesses profissionais e econômicos em jogo e por isso mesmo é necessário haver regras claras que estabeleçam direitos e deveres para essa nova atividade. Na última terça-feira (10), o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, assinou um decreto que autoriza serviços de transporte individual por aplicativos, como o Uber.
O decreto confere status oficial ao compartilhamento de veículos como um novo meio de transporte privado, diferente do serviço de táxi (público). A regulamentação permitirá que o número atual de carros disponíveis e o preço das viagens se ajustem em tempo real, de modo que o serviço possa atender à flutuação entre oferta e demanda ao longo do dia.
São Paulo também foi inovadora na abordagem dada à cobrança de taxas administrativas. Em vez de uma taxa fixa, como na maioria das cidades, serviços como o Uber pagarão uma taxa com base na quilometragem percorrida em uma viagem. Embora essa cobrança possa parecer similar ao pedágio urbano (congestion charge), ela não é diretamente destinada a impactar o congestionamento nas ruas de São Paulo.
Para um sistema conseguir incentivar o uso eficiente das vias, as taxas devem ser aplicadas de maneira uniforme à todos os tipos de veículos. Dessa forma, é mais vantajoso ter mais pessoas em menos carros, o que imediatamente reduz os congestionamentos. Isso faz com que serviços como o UberPOOL (leia nossa matéria) sejam ainda mais benéficos para as cidades. Hoje, 20% das viagens do Uber no mundo são feitas em um uberPOOL.
Através de sua assessoria, o Uber expressou sua alegria com a regulamentação assinada por Haddad. “Estamos animado com o caminho que São Paulo escolheu, optando por criar regras para acompanhar o ritmo das alternativas disponibilizadas pelo avanço tecnológico. São Paulo adotou uma postura de liderança na América Latina na regulação do compartilhamento de veículos“, declara.
https://www.youtube.com/watch?v=jENyQi_p-pE&feature=youtu.be
Numa cidade como São Paulo, toda aplicação que facilite a locomoção é bem-vinda. No vídeo acima, é possível ver o aumento da presença do Uber ao longo de um ano e meio de operações.
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