O Twitter acaba de fazer uma pequena mudança, que causará um grande impacto, em seu posicionamento. A partir desta sexta-feira, 29, o aplicativo se encontra na categoria de “Notícias”, saindo da categoria “Redes Socias”, onde ele sempre esteve classificado.
Inicialmente, o Twitter foi concebido como uma rede de “microblogs”, onde cada usuário podia escrever apenas 140 caracteres em cada postagem (tweet). A comunidade logo cresceu, e passou a acompanhar os principais acontecimentos, a nível mundial e regional em tempo real, e logo se transformou em uma rede social de grande impacto.
O problema da plataforma sempre foi monetizar esse público, que usa a rede de forma espontânea movida pelos fatos ao seu redor. Ao longo de seus 10 anos de existência, várias tentativas e mudanças drásticas foram necessárias para fazer o Twitter rentável, mas ao que parece, até então nenhuma tem sido realmente eficaz.
A última mudança foi a criação dos “Momentos”, uma seção curada pelo próprio Twitter que mostra um resumo dos principais acontecimentos em diversas editorias, além de cobrir eventos específicos que estejam acontecendo, como foi no caso da votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff, onde o Twitter mostrava um placar com o resultado e notícias relacionadas.
Agora o foco do Twitter será muito mais nos compartilhamentos do que em tweets, e usará o “Momentos” como central para isso. Ele irá oferecer as notícias mais relevantes no momento para que os usuários possam consumir e compartilhar com seus seguidores instantaneamente, papel que o Google Play Banca deveria ter cumprido e falhou. Pois apesar de ser uma ótima fonte de notícias, tem um apelo social muito pequeno, ao contrário do Twitter.
A mudança de posicionamento também pode ser apenas estratégica e deve servir para afastá-lo da briga com gigantes como Facebook, WhatsApp e Messenger na categoria “Social” e buscar ganhar espaço em um novo território, perto de apps como CNN, Reddit, e outros, onde ele figura como primeira opção.
Fonte: TC
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.