Índice
O terceiro final de semana de julho de 2023 foi marcado por uma notícia até que esperada por algumas pessoas: o Twitter, que tem este nome desde sua fundação, passará a se chamar apenas “X“. Outra alteração confirmada pela CEO da rede social é que veremos uma maior presença de inteligência artificial no site. Entenda tudo agora mesmo.
Twitter? Não, agora é X
Elon Musk balançou o mundo da redes sociais na noite do dia 23 de julho ao anunciar a mudança de nome da rede social que comprou por US$ 44 bilhões em outubro de 2022. O trabalho de alteração de identidade visual começou neste mesmo dia com este vídeo criado por um fã e repostado pelo também fundador da Tesla:
Ao acessarmos a página inicial da (em breve, antiga) rede social do passarinho azul, é possível ver a nova logomarca que mais que confirma que a mudança total está acontecendo na frente de nossos olhos. Além disso, o endereço x.com já redireciona todos para a página inicial do site.
É esperado que as alterações finais na identidade visual do site e aplicativo sejam finalizadas ainda no dia 24 de julho de 2023. Com uma nova logomarca já definida e inclusive implementada no código, resta apenas isso. Questionado sobre como seria o nome das postagens, Musk respondeu que todas as pessoas agora “farão X’s” em vez de escreverem tweets.
App X é idealizado desde 1999
Em uma matéria publicada em outubro de 2022, citamos o nome do App X. A ideia de Elon Musk existe desde 1999 e tem um foco: criar um “super-aplicativo” em que as pessoas façam diversas atividades: escrever pensamentos do dia a dia, fazer compras, pagamentos, assistir vídeos e muito mais.
Em 1999, Musk fundou o banco online X.com, que mais tarde foi fundido com a empresa Confinity para se tornar o PayPal que conhecemos hoje. Como você sabe, a ideia seguiu dentro do mercado que nasceu até hoje, mas este não era o foco de Musk. Veja a logo do banco online:
Também em outubro de 2022, ele citou que a compra do Twitter era uma forma de acelerar a visão que ele tinha desde a virada do milênio. Ou seja, mais cedo ou mais tarde, esta mudança no nome do Twitter aconteceria para que Musk avançasse com a ideia que ele sempre quis colocar em prática.
A nova logomarca foi criada pelo usuário do X que se identifica como Sawyer Merritt. Ele usou a letra X da fonte que leva o nome de Special Alphabets 4. É esperado que no futuro, uma nova logomarca seja apresentada pela rede social.
Ainda não há uma data certa para que mais novidades cheguem à rede social, mas Elon Musk confirmou que, em breve, criadores de conteúdo receberão por publicações que viralizarem no X.
Rede social alimentada por inteligência artificial
Outro anúncio que marca a nova era da rede social é que a inteligência artificial deve ser a base para tudo o que veremos daqui para frente. A CEO Linda Yaccarino confirmou a mudança e grande investimento em recursos de inteligência artificial. Ainda não se sabe como isso deve acontecer na prática.
X é o estado futuro de interatividade ilimitada – centrado em áudio, vídeo, mensagens, pagamentos/banco – criando um mercado global para ideias, bens, serviços e oportunidades. Alimentado por IA, o X conectará todos nós de maneiras que estamos apenas começando a imaginar.
Linda Yaccarino, CEO do X.
Até o fechamento desta matéria, o aplicativo do Twitter segue com a mesma logomarca do passarinho azul implementada desde 2012. Na época de lançamento da novidade, Doug Bowman explicou que “O Twitter é o pássaro e o pássaro é o Twitter”. Usuários mais antigos até lembram que a primeira foto de perfil de quando uma pessoa criava uma conta era um ovo, uma alusão à uma “conta-bebê”.
O que achou de novidade? Acredita que isso tornará o Twitter melhor? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
9 alternativas ao Twitter que você pode testar gratuitamente
Com informações: La Razon l The Verge l Tech Crunch l Mashable
Revisado por Glauco Vital em 24/7/23.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.