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Tendo mais recursos para usuários por meio de mensalidade, o Twitter Blue está chegando em terras brasileiras para permitir edição de tweets e menos anúncios na timeline. O impacto das mudanças, porém, levanta algumas críticas, graças a uma mudança radical no número de caracteres que podem ser usados em post — usuários do novo serviço vão poder fazer tweets com o máximo de 4000 números, letras e/ou símbolos. Alguns países já estão com o serviço, como EUA, Canadá e Reino Unido.
O que está disponível no Twitter Blue?
Um dos principais recursos que os usuários vão ter nas suas contas pagas no Twitter é o selo de verificação. A rede já havia implementado uma mudança nesse indicador, dividindo os usuários entre pessoas que podem ou não ser de notoriedade e outras classificações. Em novembro, as empresas passaram a ter um selo dourado, enquanto usuários comuns (como famosos, figuras públicas) e governos em geral ficaram com o selo azul.
A novidade vem acompanhada de um objetivo extra: dar mais engajamento aos usuários mais reconhecidos dentro da rede. A própria página da Central de Ajuda para o Twitter Blue mostra essa vontade de crescer ao lado dos tuiteiros mais famosos.
“[…] Esses novos recursos são projetados para dar mais personalização, com acesso prioritário a recursos novos, antes mesmo de estarem disponíveis para todo mundo”
Central de Ajuda do Twitter
Que vantagens estão no Twitter Blue?
Agora, a mudança da rede do passarinho azul deixa o dono da conta verificada com maior visualização das suas interações. Assim, respostas, menções e buscas pelo usuário verificado ficam mais ágeis. As pessoas que passam a ter o selo de verificação também passam a ter outras vantagens, como edição de tweets, pastas para organizar posts salvos na rede, menos anúncios no feed (ainda vai ser incluído), abas personalizáveis por assunto e vídeos longos com 1080p e de até uma hora de duração. Inclui também:
- Customização de ícones do app: o usuário vai poder deixar o ícone do Twitter com cores diferentes no smartphone;
- Fotos de perfil em non-fungible tolkens (tolkens não-fungíveis ou NFT): o perfil que tiver algum NFT disponível vai contar com um símbolo na foto que usa no app;
- Temas: dentro do próprio app, será possível colocar cores diferentes também;
- Artigos mais citados: quem assinar o Blue vai poder ver uma seção com os artigos mais lidos da sua rede, incluindo textos que os outros usuários mais compartilham;
- Leitor de threads (fios): as sequências de tuítes sobre algum assunto terão um recurso para organizar melhor a leitura, deixando o usuário mudar o tamanho do texto.
Quais são as metas financeiras?
Por trás do plano pago do Twitter, está a tentativa de conseguir mais receita com a assinatura. A novidade vem pouco depois da notícia do pagamento de juros de US$ 13 bilhões em dívida com empréstimos. Assim, a estratégia do atual CEO do Twitter, Elon Musk, é tornar o negócio mais lucrativo, com a possibilidade de diminuir custos com lojas de apps para smartphones.
Quando o assunto é popularidade, o que desanima de forma significativa é a quantidade de pessoas dispostas a usar os novos recursos. Isso porque dados da própria rede social apontam que só 290 mil pessoas tinham aderido ao Twitter Blue até em janeiro deste ano.
Quais são os preços do Twitter Blue?
O preço para usar o Twitter Blue em smartphones, tanto para usuários de Android ou iOS, é de R$ 60,00. O valor alcança esse patamar graças a comissão cobrada pela Google Play e App Store, da Apple. Mas há uma forma de pagar ainda menos, se os interessados procurarem assinar pelo navegador, havendo a possibilidade de assinatura mensal e anual.
Para os assinantes que resolverem aderir aos novos recursos, o preço pode ficar em R$ 42,00 por mês. Há um desconto de 12,7% para aqueles que optarem pela assinatura anual, com R$ 440,00 — o que faz o preço mensal baixar para R$ 36,67. Vale lembrar que as pessoas que forem assinar precisam não só desembolsar os valores, como também verificar os números de telefones para obter o Twitter Blue.
Como fazer a assinatura?
Tanto o site do Twitter como o app da rede social já exibem a opção de assinatura. Para acessar, basta clicar na sua foto de perfil no aplicativo e já consta a seção de “Twitter Blue”, logo após o botão para ver o perfil do usuário. Antes de verificar, garanta que a aplicação já está na versão mais atualizada no seu celular. Já no navegador, a opção para aderir ao plano é pelo botão com três pontos.
Logo após o clique, o usuário vai ver os preços mensais e anuais. Vale lembrar que o selo só é conquistado depois de uma verificação minuciosa, que acontece somente se a conta passar por todos os critérios de elegibilidade. Ainda, a rede social também dá opção de pausar a assinatura. O procedimento é feito nas próprias configurações do plano do usuário, mas o acesso às ferramentas continua até a expiração do pagamento.
Uso dos novos recursos
Não só os recursos para usuários verificados passam por mudanças. Alguns usuários passam a ficar com o pé atrás sobre o custo-benefício de assinar o Twitter Blue. Inclusive, é provável que haja uma frustração com a implementação da assinatura, dado que a adesão dos usuários à novidade da rede é de menos de 1%, em relação aos países em que a assinatura já está disponível.
A popularidade de Elon Musk também não anda lá muito bem. O CEO da rede do passarinho fez uma enquete em que perguntou se os usuários gostariam que ele ficasse no cargo ou não. O resultado: a maioria votou para que ele deixasse o comando da empresa. Até agora, porém, o empresário não saiu da liderança do Twitter.
A expectativa do investidor é acumular 3 bilhões de dólares em 2023. Além disso, existe a impressão entre investidores de que o conteúdo está sendo cada vez mais promovido na rede social. Ou seja, há a possibilidade de que o uso desses benefícios da assinatura empolguem as marcas e usuários que aderirem ao novo plano a terem mais o que publicar, se destacando ainda mais em relação ao marketing digital.
Veja também: Elon Musk é a 1ª pessoa do mundo a perder US$ 200 bilhões
Fonte: The Verge | TechCrunch | Content Marketing Institute | Central de Ajuda do Twitter | Yahoo Finance
Revisado por Glauco