Índice
Agora, o Community Notes finalmente fala português! Chamado de Notas da Comunidade, o recurso de checagem de fatos do Twitter anunciou na noite da última quinta-feira (2), a abertura de vagas para colaboradores no Brasil. Com o intuito de capacitar pessoas na internet para adicionar contexto em tweets potencialmente enganosos, o programa visa a possibilidade de criar um mundo mais bem informado.
Em geral, a ideia da rede social é expandir o serviço para outros diversos lugares ao redor do mundo. Segundo informado pela própria empresa do passarinho azul, Japão e alguns países de língua espanhola devem ser os próximos a receber os recursos de checagem de fatos de forma comunitária. Ainda de acordo com a rede social, as vagas serão abertas aos poucos para conseguirem monitorar a qualidade da experiência.
O que é o Community Notes do Twitter?
Inicialmente intitulado de Birdwatch, o recurso de checagem de fatos do Twitter foi criado em 2021. Ainda no final do ano passado, o serviço passou por uma reformulação e começou a exigir que os colaboradores realizassem uma série de avaliações para poderem ficar aptos e publicar notas em cima de outros tweets.
A ideia principal é que quem for confirmado como colaborador do Community Notes possa deixar uma nota em relação a qualquer tweet publicado. Assim, se um número suficiente de outros colaboradores, com diferentes pontos de vista acerca do assunto tratado, aprovarem e classificarem a anota com útil, ela será exibida para todos os usuários da rede social.
A princípio, o recurso ficou disponível apenas para a região dos Estados Unidos. Entretanto, o objetivo da rede social é expandir para o maior número de lugares no mundo. Após chegar ao Brasil, o Notas da Comunidade deve ser inserido no Japão e em alguns países de língua espanhola em breve. Vale ressaltar que, no início de 2023, a empresa já havia aberto vagas para a colaboração de pessoas do Reino Unido, Irlanda, Austrália e Nova Zelândia.
Como se inscrever para participar do Notas da Comunidade
Absolutamente, qualquer pessoa que tenha uma conta na rede social cujas especificações atendam aos critérios de qualificação julgados pela empresa podem participar do Community Notes. Basta acessar o link, seguir as recomendações e preencher as informações solicitadas para dar início ao processo de inscrição para atuar como colaborador.
Dentre os requisitos necessários para conseguir se inscrever e participar do recurso estão: não ter violado nenhuma regra do Twitter desde 1º de janeiro de 2023, ter acessado a rede social há pelo menos seis meses, possuir um número de telefone verificado, uma operadora de celular confiável e não estar associado a outras contas do Notas da Comunidade.
A empresa reforça que todos que decidem participar do serviço começam apenas avaliando notas. Conforme o passar do tempo, podem ganhar a capacidade de escrevê-las também. Importante saber que as notas não são escolhidas pela regra da maioria. O Community Notes apenas identifica as que são úteis para e por pessoas com diferentes pontos de vista. Em suma, não é a rede social quem vai definir o que vai aparecer ou não. Este papel é único, e exclusivamente, das próprias pessoas.
As regras para o Community Notes
O Twitter reforça o fato de que o Community Notes não representa o ponto de vista da empresa e que as notas publicadas não podem ser modificadas ou editadas pela sua equipe. Deixa claro ainda que, um tweet com uma Nota da Comunidade não será rotulado, removido ou sequer resolvido, a menos que viole alguma regra da política de privacidade ou dos termos de uso estabelecidos. Se alguma norma for descumprida, o usuário pode ser removido do acesso ao serviço de checagem de fatos.
Por fim, qualquer pessoa pode denunciar notas que acreditam não estar de acordo com as regras informadas. Basta abrir a nota, selecionar o menu identificado pelo três pontinhos e denunciar ou usar o seguinte formulário. Além disso, se algum usuário da rede discordar que uma Nota da Comunidade oferece contexto importante sobre o seu tweet, pode solicitar análise adicional.
Veja mais:
Depois do Twitter, Facebook e Instagram também cobrarão por perfil verificado
Revisado por Glauco
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Hi